Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino das regras do Basquetebol atrelado à aprendizagem socioemocional: uma proposição de game para escolares.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Na atualidade, metodologias ativas cada vez mais são preponderantes no processo escolar de ensino e aprendizagem da geração Alpha. Sociedades e indivíduos, histórica e culturalmente, estabelecem regras de convivência social, e o esporte, como uma invenção humana da Era Moderna, também tem regras regulamentadas. As aulas de Educação Física Escolar abrangem o ensino do esporte Basquetebol e, atualmente, constatamos nas mais diversas esferas do esporte violências simbólicas e físicas. Portanto prevalece a relevância do Projeto Político Pedagógico em abordar as competências sociais e emocionais como empatia, cooperação e respeito. Realizou-se revisão da literatura sobre a História do Basquete, como as definições de Gamificação e Inteligência Emocional. Nesse sentido, objetivou-se um Quiz de conhecimento em Basquetebol atrelado à aprendizagem socioemocional com 19 alunos do 9º ano de uma Escola Pública Estadual e, com base nessas informações, desenvolveu-se um Produto Educacional em formato de Quiz Educativo. A metodologia de pesquisa e da intervenção pedagógica abrangeu o método de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, com os instrumentos de levantamento de pesquisa, diário de campo, quiz educativo e entrevista semiestruturada. A meta da pesquisa-ação foi a proposição de um game e propiciar aos alunos e aos professores escolares uma abordagem de ensino das regras e da história do Basquetebol e da aprendizagem socioemocional, articulando vivências corporais e virtuais. Foi constatado que: a) os alunos apresentaram um alto nível de conhecimento sobre as habilidades socioemocionais: 82% de acertos e 18% de erros; b) os alunos apresentaram um alto nível de conhecimento sobre a história do Basquetebol: 68% de acertos e 32% de erros; c) os níveis de conhecimento sobre as regras do Basquetebol ficaram abaixo dos outros temas, com 65% de acertos e 35% de erros. Com base nos dados da pesquisa, concluiu-se que o quiz é uma metodologia ativa que traz engajamento entre os jovens, para ensinar e avaliar o conhecimento de temas diversos relacionados aos esportes, suas regras e as habilidades socioemocionais.

Resumo (inglês)

Nowadays, active methodologies are increasingly predominant in the school process of teaching and learning for Generation Alpha. Societies and individuals, historically and culturally, establish rules of social coexistence, and sports, as a human invention of the Modern Era, also have regulated rules. Physical Education classes in schools encompass the teaching of the sport Basketball and, currently, we observe symbolic and physical violence in various spheres of sports. Therefore, the relevance of the Political-Pedagogical Project in addressing social and emotional skills such as empathy, cooperation, and respect prevails. A literature review was conducted on the History of Basketball, as well as the definitions of Gamification and Emotional Intelligence. In this sense, a Basketball Knowledge Quiz linked to socioemotional learning was aimed at 19 ninth-grade students from a State Public School, and based on this information, an Educational Product in the form of an Educational Quiz was developed. The research methodology and pedagogical intervention encompassed the action research method, with a qualitative approach, using research survey instruments, field diary, educational quiz, and semi-structured interview. The goal of the action research was to propose a game and provide students and school teachers with an approach to teaching the rules and history of Basketball and socioemotional learning, integrating physical and virtual experiences. It was found that: a) the students demonstrated a high level of knowledge about socioemotional skills: 82% correct and 18% incorrect; b) the students demonstrated a high level of knowledge about the history of Basketball: 68% correct and 32% incorrect; c) the levels of knowledge about the rules of Basketball were lower than the other topics, with 65% correct and 35% incorrect. Based on the research data, it was concluded that the quiz is an active methodology that engages young people to teach and assess knowledge on various topics related to sports, their rules, and socioemotional skills.

Descrição

Palavras-chave

Basquetebol, Aprendizagem Socioemocional, Jogos Eletrônicos, Regras, Basketball, Socioemotional Learning, Games, Rules

Idioma

Português

Como citar

MORTARI, E. C. O ensino das regras do Basquetebol atrelado à aprendizagem socioemocional: uma proposição de game para escolares. Orientadora: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação