Publicação:
Convocando os hermeneutas da república iletrada: o prêmio Francisco Alves

dc.contributor.authorMonarcha, Carlos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:32Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:32Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.description.abstractThis article presents results of studies and researches focused in the Prize Francisco Alves, instituted by Academia Brasileira de Letras under the name The best way to disseminate primary education in Brazil, besides it addresses the origin and trajectory of the prize. The basic research found, recovered, and analyzed several articles and notes published in Revista da Academia Brasileira de Letras and, posteriorly, different prizewinning monographs, of several expressive intellectuals: Marques Pinheiro, Jorge Augusto Büchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim, and Sud Mennucci. It concludes that, during its terms, the prize Francisco Alves worked as a quinquennial call for the intellectuals willing to think and know the possibilities of another future for Brazil, via dissemination of popular instruction.en
dc.description.abstractCet article présente les résultats d'études et de la recherche centrée sur le prix Francisco Alves établie par l'Académie Brésilienne des Lettres sous le nom le meilleur moyen de répandre l'enseignement primaire au Brésil. La recherche a situé, a récupéré et elle a analysé de nombreux articles et notes publiés dans la Révue de l'Académie Brésilienne des Lettres et plus tard les monographies qui ont gangé le prix, des chercheurs renomés: Pinheiro Marques, Jorge Augusto Büchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim et Sud Mennucci. On conclue que pendant la durée, le prix Francisco Alves a fonctionné comme convocation quinquennale des intellectuels prêts à penser et à faire connaître les possibilités d'un autre avenir pour le Brésil, à travers l'instruction populaire diffusée.fr
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de estudos e pesquisas centrados no Prêmio Francisco Alves, instituído pela Academia Brasileira de Letras sob a denominação de O melhor meio de disseminar o ensino primário no Brasil. A pesquisa básica localizou, recuperou e analisou inúmeros artigos e notas publicados na Revista da Academia Brasileira de Letras e, posteriormente, monografias premiadas de intelectuais expressivos: Marques Pinheiro, Jorge Augusto Büchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim e Sud Mennucci. Conclui-se que, durante a sua vigência, o Prêmio Francisco Alves funcionou como convocatória quinquenal dos intelectuais dispostos a pensar e dar a conhecer as possibilidades de outro futuro para o Brasil, pela via da instrução popular disseminada.pt
dc.description.abstractEn este artículo se presentan los resultados de los estudios y investigaciones centrados en el premio Francisco Alves, instituido por la Academia Brasileña de Letras, denominado La mejor manera de diseminar la educación primaria en Brasil. En la investigación básica fueran encontrados, recuperados y analizados un sin número de artículos y notas publicadas en la Revista de la Academia Brasileña de Letras. Posteriormente se analizó también monografías premiadas procedentes de expresivos intelectuales como Marques Pinheiro, Jorge Augusto Büchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim y Sud Mennucci. Se concluyó que, durante su vigencia, el Premio Francisco Alves funcionó como una convocación quinquenal de los intelectuales dispuestos a pensar y dar a conocer las posibilidades de otro futuro para el Brasil por la vía de la instrucción popular diseminada.es
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent149-164
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000300009
dc.identifier.citationHistória da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 44, p. 149-164, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/S2236-34592014000300009
dc.identifier.fileS2236-34592014000300009.pdf
dc.identifier.issn2236-3459
dc.identifier.scieloS2236-34592014000300009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114439
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.relation.ispartofHistória da Educação
dc.relation.ispartofsjr0,151
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectprêmio Francisco Alvespt
dc.subjectAcademia Brasileira de Letraspt
dc.subjectescola elementarpt
dc.subjectinstrução popularpt
dc.subjectPrize Francisco Alvesen
dc.subjectBrazilian Academy of Lettersen
dc.subjectelementary schoolen
dc.subjectpopular instructionen
dc.titleConvocando os hermeneutas da república iletrada: o prêmio Francisco Alvespt
dc.title.alternativeConvocando a los hermenéuticos de la república iletrada: el premio Francisco Alveses
dc.title.alternativeGathering the hermenauts of illiterate's republic: the prize Francisco Alvesen
dc.title.alternativeEn invitant les hermeneuticists de la republique illettree: le prix Francisco Alvesfr
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2236-34592014000300009.pdf
Tamanho:
576.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format