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As políticas educacionais e a formação do profissional da psicologia: suas implicações para a atuação profissional

dc.contributor.advisorVaidergorn, José [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, José Carlos Barboza da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:29Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:29Z
dc.date.issued2010-12-01
dc.description.abstractO objeto de estudo dessa Pesquisa são os fundamentos das políticas de formação para a Psicologia e o tipo de formação que é ofertada, além de suas implicações para a atuação desse profissional. O objetivo é avaliar a proposta de política educacional no país para os cursos de psicologia em vigor desde 2004, verificando em que condição foi produzida, inclusive como se deu a participação e elaboração de tal documento e entender quais são os subsídios teóricos e práticos encontrados pelos egressos de Psicologia durante sua formação e se estes fundamentos estão em condição de adequarem-se à realidade profissional encontrada, bem como avaliar se sua formação acadêmica é responsável pelo distanciamento de tais aspectos de sua formação e de sua atuação profissional, a partir dos documentos legais balizadores para essa área de formação que ajudaram a nortear esse estudo. Para se chegar a tal compreensão do modelo dado foram utilizadas entrevistas, questionários e análise de documentos relativos ao tema investigado. Tratase de uma investigação de natureza qualitativa que se utiliza também de características de fonte documental. Assim, tal investigação apresenta também características de pesquisa documental. Os tipos de documentos utilizados são aqueles escritos em documentos oficiais de alcance tanto local como nacional e publicações administrativas. Os sujeitos da amostra desse estudo foram escolhidos dentro das técnicas de amostragem aleatória simples sem reposição entre os professores de todos os períodos e os supervisores de estágio do curso de Psicologia da UNIR/RO, em número de nove, e de outra instituição particular de nível superior de ensino em Rondônia, a saber, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Porto Velho, em número de quatro, que possui o mesmo curso indicado da UNIR, isto é, Psicologia...pt
dc.description.abstractThe study object of this research are the foundations of training policies for Psychology and the type of training which is offered, besides their implications for the performance of those professionals. The goal is evaluate the operative proposition of education policies in the country for the psychology courses since 2004, verifying under what condition it has been produced, including how it has happened the participation and elaboration of such a document and to understand what are the theoretical and practical information found by the students during their training in psychology and whether these fundamentals are suitable to the professional reality found, as well as assessing whether their academic training is responsible for the detachment of such aspects of their training and their professional performance, starting from legal documents which are indicators for this training and which helped lead this study. In order to get to an understanding of the model interviews were used, questionnaires and analysis of documents relating to the subject investigated. This is a qualitative research that uses also features of documentary source. The documents were collected in official contexts (local and national) and in various administrative publications. The studied subjects were partly chosen within the techniques of simple random sampling without replacement among the teachers of all terms and internship supervisors of the Psychology course of UNIR / RO, in number of nine, and another private institution of higher education in Rondonia, ULBRA, in Porto Velho, in number of four, which has the same recommended course as UNIR, Psychology, and based on acceptance and desire to participate in researches, partly selected from those students who graduated from the Psychology at UNIR / RO, among groups formed between 1996 and 2009, in number of twenty. There was no difference between gender... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent424 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000631078
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationSILVA, José Carlos Barboza da. As políticas educacionais e a formação do profissional da psicologia: suas implicações para a atuação profissional. 2010. 424 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
dc.identifier.filesilva_jcb_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes9258095769277556
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101510
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectRondoniapt
dc.subjectCurriculopt
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectVocational trainingen
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectCurriculimen
dc.titleAs políticas educacionais e a formação do profissional da psicologia: suas implicações para a atuação profissionalpt
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes9258095769277556
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaGestão educacional e Estado, política e educaçãopt

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