Publicação:
Estratégias para viabilizar uso do silício via fertirrigação para aumentar eficiência do uso da água no cultivo de milho e feijão no estado de são paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-06-30

Supervisor

Renato de Mello Prado

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

As secas frequentes têm levado à expansão das áreas de cultivo de feijão e milho irrigado. Uma estratégia eficaz para aumentar a eficiência do uso da água e otimizar o crescimento das culturas é a aplicação de silício (Si) e potássio (K). No entanto, a interação entre a dosagem de Si, os regimes hídricos e o status de K das plantas, bem como os mecanismos fisiológicos subjacentes, permanecem desconhecidos. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de doses de Si aplicadas via fertirrigação sob diversos regimes hídricos, na presença e ausência de adubação potássica, em aspectos fisiológicos, nutricionais, bioquímicos, morfológicos, no crescimento e produtividade, bem como, nas relações ambientais relacionadas a emissão de gases e na taxa de decomposição a longo prazo de resíduos vegetais de feijão e milho ricos em Si, em condições de campo. Foram realizados quatro experimentos, sendo dois com e outros dois sem fornecimento de K, considerando que o teor de potássio no solo foi de 6,4 mmol dm-3. Os tratamentos compreenderam um planejamento fatorial 3x4, abrangendo três regimes hídricos: 80% (sem déficit hídrico - WWD), 60% (moderado déficit hídrico - MWD) e 40% (severo déficit hídrico - SWD) da capacidade de retenção de água do solo, e quatro doses de Si fornecidas via fertirrigação: 0, 4, 8 e 12 kg ha-1. As doses ótimas de Si para aplicação na fertirrigação, levando ao aumento da absorção de Si pelas plantas, variaram com a diminuição do teor de água no solo. As doses recomendadas foram de 6,6, 7,0 e 7,1 kg ha-1 para os regimes WWD, MWD e SWD. A aplicação de Si na fertirrigação melhorou o desempenho das plantas, principalmente sob SWD, independentemente do teor de potássio. Essa melhoria ficou evidente no conteúdo relativo de água, no potencial hídrico foliar e na resistência da membrana, impactando diretamente no conteúdo de pigmentos e nas taxas de troca gasosa. Os efeitos fisiológicos resultaram em aumento da fotossíntese em plantas com deficiência hídrica, mitigando perdas na produção de massa seca. Esta pesquisa demonstra, pela primeira vez no feijoeiro e milho em campo, o potencial do Si para aumentar a eficiência da irrigação em áreas limitadas por baixa precipitação e escassez de água. A pesquisa demonstrou uma nova forma de aplicação de Si via fertirrigação em estudos de campo em culturas anuais irrigadas ainda não estudado no Brasil poderia ser opção vantajosa para potencializar a produtividade dos cultivos em sistema de irrigação deficitário severo e moderado e sem déficit.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

TEIXEIRA, G.C.M. - Estratégias para viabilizar uso do silício via fertirrigação para aumentar eficiência do uso da água no cultivo de milho e feijão no estado de São Paulo - 2025, 82f - Relatório Pós-doc em Produção Agrícola - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Jaboticabal, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação