Logotipo do repositório
 

Publicação:
Programa de monitoramento da disciplina de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de algumas observações e intervenções realizadas durante o projeto vinculado ao Programa de Monitoramento da disciplina de Matemática, uma parceria do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da FCT/Unesp, coordenado pelo professor Dr. José Roberto Nogueira, com a escola estadual Professor Miguel Omar Barreto . O projeto abriga sub-projetos que trabalham aspectos relacionados ao ensino dentro da escola. Segue uma relação dos sub-projetos vinculados, com suas características - Clube da Revistinha, incentiva a leitura, Flautomar, ensino de flauta, Dançomar, aulas de dança, Artemática, trabalha a interdisciplinaridade, Treinamento em xadrez, estimula o raciocínio lógico formal através de aulas de xadrez, Plantomar, plantão de dúvidas de matemática e física, Cursomar, preparação para vestibular, Grupo de Apoio, trabalha com as dificuldades dos alunos, Teatromar, grupo de teatro, Grupo de Estudos de Matemática, prepara alunos para as olimpíadas. Resgatar a cidadania, recuperando a auto-estima das crianças, propiciando alegria e entusiasmo nas aulas. O projeto possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças através de problemáticas (envolvendo lógica), e outras atividades que lhes permitem trabalhar em grupo, neste momento as crianças necessitam criar seus próprios argumentos e expressá-los, para que os demais aceitem suas opiniões, e vice-versa, esta troca de opiniões propicia um ambiente de cidadania, colaborando na formação dos alunos também quanto cidadão. Assim as crianças tornam-se mais autônomas e competentes. As atividades deste projeto são desenvolvidas in loco, durante o ano letivo, em horários diferentes aos das aulas regulares. Cada uma dessas atividades é monitorada por um aluno do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/Unesp. Todos os alunos da escola podem participar, basta demonstrar interesse e disciplina, o projeto não pode atrapalhar o rendimento escolar, ao contrário, deve trazer benefícios. Todo o trabalho realizado proporcionou aos alunos chances e oportunidades de complementar seu aprendizado na disciplina de matemática e melhorar a sua formação como cidadão através das outras atividades de recreação e cultura, e, aos monitores proporcionou a oportunidade de vivenciar o cotidiano da sala de aula enriquecendo a formação acadêmica.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 122

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação