Publicação:
Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular

dc.contributor.authorMortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:03Z
dc.date.available2014-05-20T15:12:03Z
dc.date.issued2000-11-01
dc.description.abstractNo Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organização republicana da instrução pública, observa-se o início de um movimento de escolarização das práticas de leitura e escrita e de identificação entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a questão dos métodos. A partir de então, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretização dos métodos propostos e, em decorrência, de configuração de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concepções de alfabetização, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas questões, problematizar a relação entre cartilha de alfabetização e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação e da alfabetização em nosso país.pt
dc.description.abstractIn Brazil since the last decade of the XIX century with the republican organisation of the public education, it is observed the beginning of a school movement toward the reading and writing practices and the identification between the process of initial teaching of these practices and the methods issues. Since then the literacy first reader is being consolidated as an essential instrument to concrete the proposed methods. In consequence of certain content of teaching as well as silent but effective conceptions of literacy, reading, writing and text, whose goal and use are limited to the school itself and whose permanence is observed up to nowadays. The objective of this article is to consider the above issues, to question the relationship between the literacy first reader and the school culture and its consequences to the education history and the literacy in our country.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista FFC
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista FFC
dc.format.extent41-54
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300004
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 41-54, 2000.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622000000300004
dc.identifier.fileS0101-32622000000300004.pdf
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.lattes7159018256371571
dc.identifier.scieloS0101-32622000000300004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28248
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.relation.ispartofsjr0,119
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCartilhapt
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjectensino da leiturapt
dc.subjectcultura escolarpt
dc.subjecthistória da alfabetizaçãopt
dc.titleCartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secularpt
dc.title.alternativeThe literacy first reader and the school culture: a century agreementen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7159018256371571
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32622000000300004.pdf
Tamanho:
46.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: