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Publicação:
Projeto creche

dc.contributor.authorKajita, Patrícia Massae [UNESP]
dc.contributor.authorCurti, Caroline [UNESP]
dc.contributor.authorMarques, Danitielle Kassi [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Fábio Sagula de [UNESP]
dc.contributor.authorVasconcelos, Gisele [UNESP]
dc.contributor.authorNespolo, Juliana da Mota Frazão [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Joselaine Rampo [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Lígia de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorFieno, Priscila Ramillo [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]
dc.contributor.authorCunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]
dc.contributor.authorYazlle, Elisabeth Gelli [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Rosa Maria Rodrigues de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:46Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:46Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: O Núcleo de Psicologia Escolar da Unesp/ Assis há cinco anos desenvolve um projeto na creche “Casa da Menina São Francisco de Assis” visando à formação de futuros psicólogos e à extensão universitária. A instituição é uma entidade filantrópica de tradição assistencial, que atende crianças de quatro meses a seis anos em período integral, agrupadas por faixas etárias, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no atendimento das crianças de quatro a seis anos em classes de pré-escola de turno parcial. Objetivos: favorecer o desenvolvimento integral das crianças; garantir a elaboração e a implementação de proposta educativa consistente; instigar ações reflexivas das monitoras; oferecer acompanhamento e orientação psicológica às famílias das crianças que freqüentam a instituição; assessorar a direção e a coordenação da entidade nos aspectos administrativos/funcionais do âmbito da psicologia. Metodologia: acompanhamento semanal das atividades realizadas pelas monitoras com as crianças; reuniões com as monitoras por grupos etários; atendimento aos pais e/ou responsáveis em reuniões e entrevistas para orientação e acompanhamento das crianças; atendimento e/ou encaminhamento de casos individuais de crianças que apresentam alguma dificuldade específica; contatos com o Conselho Tutelar, quando necessário; caracterização da dinâmica de funcionamento da instituição através de observação participativa; e reuniões semanais de supervisão. Resultados: Embora a implementação de práticas educativas reflexivas se confronte com o histórico assistencial da instituição, tem sido possível verificar os seguintes avanços: (1) As práticas desenvolvidas pelas monitoras têm se pautado por ações – educativas e de cuidados básicos, compreendidas como necessariamente integradas – previamente planejadas, posteriormente avaliadas e discutidas em reuniões; (2) As reuniões com os funcionários que atuam na instituição têm oferecido oportunidade de análise e melhoria das relações pessoais que ocorrem cotidianamente; (3) O trabalho de escuta e acolhimento dos pais, implementado mais sistematicamente no presente ano, têm aproximado as famílias e revelado dificuldades até então ignoradas pela coordenação; (4) A atuação da coordenação, reforçada pela intervenção mais direta da psicóloga, juntamente com os estagiários, indicou aspectos importantes a serem revistos para um funcionamento mais profissional e mais eficiente, que agora estamos implementando de forma conjunta com todos os funcionários da creche. Ainda que seja evidente o desenvolvimento do trabalho, verificamos que as diversas influências – tanto aquelas decorrentes das relações inerentes à história da instituição quanto as relacionadas às novas orientações das políticas públicas na área da educação e da assistência social – impõem uma atuação integrada, atenta e participativa, que considere a relação teoria e prática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ89.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148355
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleProjeto crechept
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

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