Publicação: Projeto creche
dc.contributor.author | Kajita, Patrícia Massae [UNESP] | |
dc.contributor.author | Curti, Caroline [UNESP] | |
dc.contributor.author | Marques, Danitielle Kassi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Fábio Sagula de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Gisele [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nespolo, Juliana da Mota Frazão [UNESP] | |
dc.contributor.author | Teixeira, Joselaine Rampo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gomes, Lígia de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fieno, Priscila Ramillo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] | |
dc.contributor.author | Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP] | |
dc.contributor.author | Carvalho, Rosa Maria Rodrigues de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:46Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:46Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: O Núcleo de Psicologia Escolar da Unesp/ Assis há cinco anos desenvolve um projeto na creche “Casa da Menina São Francisco de Assis” visando à formação de futuros psicólogos e à extensão universitária. A instituição é uma entidade filantrópica de tradição assistencial, que atende crianças de quatro meses a seis anos em período integral, agrupadas por faixas etárias, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no atendimento das crianças de quatro a seis anos em classes de pré-escola de turno parcial. Objetivos: favorecer o desenvolvimento integral das crianças; garantir a elaboração e a implementação de proposta educativa consistente; instigar ações reflexivas das monitoras; oferecer acompanhamento e orientação psicológica às famílias das crianças que freqüentam a instituição; assessorar a direção e a coordenação da entidade nos aspectos administrativos/funcionais do âmbito da psicologia. Metodologia: acompanhamento semanal das atividades realizadas pelas monitoras com as crianças; reuniões com as monitoras por grupos etários; atendimento aos pais e/ou responsáveis em reuniões e entrevistas para orientação e acompanhamento das crianças; atendimento e/ou encaminhamento de casos individuais de crianças que apresentam alguma dificuldade específica; contatos com o Conselho Tutelar, quando necessário; caracterização da dinâmica de funcionamento da instituição através de observação participativa; e reuniões semanais de supervisão. Resultados: Embora a implementação de práticas educativas reflexivas se confronte com o histórico assistencial da instituição, tem sido possível verificar os seguintes avanços: (1) As práticas desenvolvidas pelas monitoras têm se pautado por ações – educativas e de cuidados básicos, compreendidas como necessariamente integradas – previamente planejadas, posteriormente avaliadas e discutidas em reuniões; (2) As reuniões com os funcionários que atuam na instituição têm oferecido oportunidade de análise e melhoria das relações pessoais que ocorrem cotidianamente; (3) O trabalho de escuta e acolhimento dos pais, implementado mais sistematicamente no presente ano, têm aproximado as famílias e revelado dificuldades até então ignoradas pela coordenação; (4) A atuação da coordenação, reforçada pela intervenção mais direta da psicóloga, juntamente com os estagiários, indicou aspectos importantes a serem revistos para um funcionamento mais profissional e mais eficiente, que agora estamos implementando de forma conjunta com todos os funcionários da creche. Ainda que seja evidente o desenvolvimento do trabalho, verificamos que as diversas influências – tanto aquelas decorrentes das relações inerentes à história da instituição quanto as relacionadas às novas orientações das políticas públicas na área da educação e da assistência social – impõem uma atuação integrada, atenta e participativa, que considere a relação teoria e prática. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Assis, SP | |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP) | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ89.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148355 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Projeto creche | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Psicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLAS | pt |