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Publicação:
Significação e sentimentos dos alunos quando erram na matemática

dc.contributor.authorVasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
dc.contributor.authorBianchini, Luciane Guimarães Batistela
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:52:56Z
dc.date.available2015-08-21T17:52:56Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA afetividade presente nas situações em que o erro ocorre na escola tem promovido significações negativas dos alunos em seu processo de aprendizagem. Embasada na teoria de Piaget, a presente pesquisa analisou o papel da afetividade nas significações sobre o erro de 15 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que frequentam uma sala de apoio por apresentarem dificuldades, sobretudo, na disciplina de matemática. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e foi aplicada com base no método clínico crítico piagetiano. O plano para a coleta de dados foi distribuído em duas etapas: E1 - Observação das interações na sala de apoio; E2 - Realização de entrevista semiestruturada para identificação das significações dos alunos. Como resultado, obteve-se: de modo geral, os alunos relacionam o erro a situações de não respeito às regras e, especialmente, de desobediência ao professor. Nas significações referidas ao erro com a presença do professor, prevalecem sentimentos como a culpa e o desânimo; com relação aos colegas, não há muita diferença, já que o erro está relacionado a sentimentos como a culpa, raiva e desânimo. Com relação ao processo de aprendizagem, os alunos compreendem o erro como ação fora deste processo, demonstrando, em tais situações, pouco interesse, esforço e implicação.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Universitário, CEP 19806-173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Universitário, CEP 19806-173, SP, Brasil
dc.format.extent120-137
dc.identifierhttp://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/22800
dc.identifier.citationPsicologia da Educação, n. 38, p. 120-137, 2015.
dc.identifier.issn2175-3520
dc.identifier.lattes4212362561895442
dc.identifier.orcid0000-0002-3977-827X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126723
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPsicologia da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSignificaçõespt
dc.subjectAfetividadept
dc.subjectErropt
dc.subjectPiagetpt
dc.subjectSala de apoiopt
dc.titleSignificação e sentimentos dos alunos quando erram na matemáticapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4212362561895442
unesp.author.orcid0000-0002-3977-827X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

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