Publicação:
Mediando informações: diferentes suportes para as leituras da UNATI-Marília

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-09-14

Orientador

Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de

Coorientador

Pós-graduação

Ciência da Informação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

We investigate to what extent the actions of mediation of information and reading can influence the acceptance of new media information to the elderly. This was one of the conditions treated by this research. Thus, we discussed how the subject knows and how it interacts with the world. Thus, we see the construction of concepts about the subject, in this case, the elderly and how they can have their lives affected by the reconstruction of its social role. Reading and the actions of mediation permeate all the contexts described in the research, ensuring that regardless of informational support, is the individual's action that determines the role of the support group and community. Thus, we believe that the media act as attractors stages, but are suppressed by the creative processes that emerge from the collective action of individuals

Resumo (português)

Investigamos em que medida as ações de mediação da informação e de leitura podem influenciar na aceitação de novos suportes de informação por parte dos idosos. Este foi um dos pressupostos tratados por esta pesquisa. Para tanto foi discutido a forma como o sujeito conhece e como interage com o mundo. Assim, percebemos a construção de conceitos acerca dos sujeitos, neste caso, os idosos e como eles podem ter sua vida influenciada pela reconstrução do seu papel social. A leitura e as ações de mediação perpassam por todos os contextos descritos na pesquisa, assegurando que, independente do suporte informacional, é a ação do sujeito que determina o papel do suporte no grupo e na comunidade. Assim, entendemos que os suportes atuam como atratores iniciais, mas que são suprimidos pelos processos criativos que emergem a partir da ação coletiva dos sujeitos

Descrição

Idioma

Português

Como citar

PAIVA, Simone Borges. Mediando informações: diferentes suportes para as leituras da UNATI-Marília. 2009. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação