Publicação:
Tecnologias da informação e comunicação, função composta e regra de cadeia

dc.contributor.advisorBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Sandra Malta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z
dc.date.issued2009-02-17
dc.description.abstractBaseando-me na noção de coletivo pensante seres-humanos-com-mídias, o objetivo desta pesquisa foi responder à pergunta diretriz Como o coletivo, formado por alunos-comtecnologias, produz o conhecimento acerca de função composta e regra da cadeia, a partir de uma abordagem gráfica? O processo de visualização implícito nessa pergunta é potencializado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que transformam o modo como o conhecimento é produzido, reorganizando a forma de interagir e pensar. Os dados foram coletados com alguns alunos ingressantes no Curso de Matemática da UNESP - Rio Claro durante os “Experimentos de Ensino”. Foram elaborados cinco episódios que apresentaram subsídios para responder à pergunta diretriz desta pesquisa. Tais episódios indicam que a produção do conhecimento dos alunos envolvidos, acerca de função composta e regra da cadeia, ocorreu por meio de elaborações de conjecturas, formuladas durante o processo de visualização potencializado pelas TIC. Tais conjecturas foram confirmadas ou refutadas levando-se em conta o entrelaçamento das representações múltiplas, que permearam todas as atividades, e um coletivo pensante seres-humanos-com-mídias, no qual o ser humano transforma e é transformado pelas mídias em um processo interativo. A partir desses resultados, outras indagações surgiram sobre o papel do professor-pesquisador e sua prática na sala de aula.pt
dc.description.abstractBased on the notion of thinking collectives of humans-with-media, the objective of this research was to respond to the research question How does a collective composed of studentswith- technologies produce knowledge about the Composition of Functions and the Chain Rule using a graphic approach? The visualization process implicit in this question is potentiated by Information and Communication Technologies (ICT), which transform the way knowledge is produced, reorganizing interaction and thinking. Data was collected with some university students enrolled within the undergraduate Mathematics Program at UNESP – Rio Claro during “Teaching Experiments”. Five episodes were selected that were particularly informative with respect to the research question. The episodes indicate that students’ knowledge production regarding composition of functions and the chain rule occurred through the elaborations of conjectures formulated during the process of visualization potentiated by the ICT. These conjectures were confirmed or rejected based on the interweaving of multiple representations that permeated all the activities, and a humans-with-media thinking collective, in which the human transforms and is transformed by the media in an interactive process. Based on these findings, new questions emerged regarding the role of the researcher-professor and teaching practice in the classroom.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent199 f. : il., gráfs., quadros
dc.identifier.aleph000583021
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationBARBOSA, Sandra Malta. Tecnologias da informação e comunicação, função composta e regra de cadeia. 2009. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
dc.identifier.filebarbosa_sm_dr_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4055717099002218
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102124
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCálculo diferencialpt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectCalculo integralpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectExperimentos de ensinopt
dc.subjectSeres-humanos-com-mídiaspt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectDifferential and integral calculusen
dc.subjectTeaching experimenten
dc.subjectHumans-with-mediaen
dc.subjectComposition of functionsen
dc.subjectChain ruleen
dc.titleTecnologias da informação e comunicação, função composta e regra de cadeiapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4055717099002218
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barbosa_sm_dr_rcla.pdf
Tamanho:
1.66 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format