Publicação:
A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX

dc.contributor.advisorFilho, Odil José de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorBulhões, Ricardo Magalhães [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:49Z
dc.date.issued2007-12-13
dc.description.abstractA proposta do presente trabalho é observar algumas visões sobre o ensino da literatura na escola brasileira em dois momentos do Século XX. Num primeiro momento, serão analisados dois materiais didáticos dos mais utilizados no ensino da língua e da literatura nos anos de 1930: os livros Educação Literária, de José Guerreiro Murta (1891-1979), e Autores Contemporâneos, de João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Em seguida, a investigação sobre os métodos de ensino da literatura direciona-se à atualidade, analisando, também, duas obras didáticas contemporâneas: o livro Novas Palavras, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, e a Apostila do Curso Anglo, do Ensino Médio.pt
dc.description.abstractThis research was carried out to assess some views about the teaching of literature in Brazilian schools on two occasions of the 20th Century. On the first one, one will analyze two of the most widespread teaching materials for the teaching of language and literature in the 1930s: the textbooks Educação Literária, by José Gerreiro Murta (1891-1979), and Autores Contemporâneos, by João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Afterwards, the investigation into methods of teaching literature leads us to the current age, also analyzing two contemporary textbooks: Novas Palavras, by Emilia Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, and Apostila do Curso Anglo, for Senior High School.en
dc.format.extent156 f. : il.
dc.identifier.aleph000546634
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.citationBULHÕES, Ricardo Magalhães. A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX. 2007. 156 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.
dc.identifier.filebulhoes_rm_dr_assis.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103678
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt
dc.subjectAntologiaspt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectThe teaching of literatureen
dc.subjectDivision into periodsen
dc.subjectTextbooksen
dc.titleA periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XXpt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLiteratura e vida socialpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bulhoes_rm_dr_assis.pdf
Tamanho:
767.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format