Levantamento de spps. de Lepidóptera e construção de guia didático no Centro de Educação Ambiental (CEA) "Clube da Mata"
Carregando...
Data
Orientador
Rumenos, Nijima Novello 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - IBB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Ambiental é um processo de aprendizagem que visa formar cidadãos críticos e conscientes sobre as questões ambientais, incentivando a construção de valores, conhecimentos e habilidades, além de ser fundamental para a conservação de ambientes naturais. Nota-se o distanciamento da sociedade em relação ao meio ambiente, trazendo consequências socioambientais tais como a devastação de habitats, mudanças climáticas e perda da biodiversidade. Percebe-se também, a falta engajamento das comunidades em políticas socioambientais e conhecimento científico, principalmente em relação à conservação da fauna e da flora. Nesse sentido, a Ciência Cidadã se caracteriza por uma perspectiva que auxilia na produção de conhecimento científico colaborativo e pode auxiliar no processo da Educação Ambiental, como um instrumento de conscientização socioambiental, engajamento e alfabetização científica. Dada a importância da conservação de espécies na criação de vínculos, conhecimento e pertencimento, para o presente trabalho foram escolhidas as espécies de Lepidópteras devido a sua ação como polinizadores e bioindicadores, sensíveis aos problemas ambientais já citados. Foi realizado um levantamento de espécies de Lepidóptera na região de São Manuel que culmina na criação do Guia de Borboletas e Mariposas “Clube da Mata”, com objetivo de aliar a aplicação da Ciência Cidadã com a Educação Ambiental. Destinado ao público infantil, o guia traz à população de São Manuel novas innformações sobre a biodiversidade local e propõe a participação ativa da comunidade, apresentando ainda na infância, como pode ocorrer o monitoramento ambiental de forma lúdica, demanda advinda do projeto explicitado. Desse modo, espera-se que os professores utilizem o guia com seus alunos e trabalhem conhecimentos sobre a fauna, flora e sua preservação, reconhecendo-se parte do meio e engajando-os em políticas socioambientais. Ao final, o guia propõe o levantamento de novos dados por parte da comunidade e a aplicação em plataformas de Ciência Cidadã, revelando cientistas cidadãos que, em harmonia com o ecossistema, têm muito a contribuir com a sociedade a partir da interpretação do processo científico.
Resumo (inglês)
Environmental Education is a learning process that aims to train critical and conscious citizens about environmental issues, encouraging the construction of values, knowledge, and skills, besides being fundamental for the conservation of natural environments. A societal distancing from the environment is noticeable, bringing socio-environmental consequences such as habitat devastation, climate change, and loss of biodiversity. A lack of community engagement in socio-environmental policies and scientific knowledge is also perceived, mainly regarding the conservation of fauna and flora. In this sense, Citizen Science is characterized by a perspective that aids in the production of collaborative scientific knowledge and can assist in the Environmental Education process, as an instrument for socio-environmental awareness, engagement, and scientific literacy. Given the importance of species conservation in creating bonds, knowledge, and belonging, for the present work, Lepidoptera species were chosen due to their action as pollinators and bioindicators, sensitive to the environmental problems already mentioned. A survey of Lepidoptera species was conducted in the São Manuel region, culminating in the creation of the “Clube da Mata” Butterflies and Moths Guide, with the aim of combining the application of Citizen Science with Environmental Education. Intended for children, the guide brings new information about the local biodiversity to the population of São Manuel and proposes the active participation of the community, showing even in childhood how environmental monitoring can occur in a playful way, a demand arising from the explicit project. Thus, it is expected that teachers will use the guide with their students and work on knowledge about the fauna, flora, and their preservation, recognizing themselves as part of the environment and engaging them in socio-environmental policies. In the end, the guide proposes the collection of new data by the community and its application on Citizen Science platforms, revealing citizen scientists who, in harmony with the ecosystem, have much to contribute to society based on the interpretation of the scientific process.
Descrição
Palavras-chave
Lepidoptera, Educação ambiental - Manuais, guias, etc., Ciência Cidadã, Guia didático, Levantamentos de pesquisa, Environmental education, Survey, Didactic guide, Didactic guide
Idioma
Português
Citação
OLIVEIRA, Cristiane Albuquerque Corrêa de. Levantamento de spps. de Lepidoptera e construção de guia didático no Centro de Educação Ambiental (CEA) "Clube da Mata". 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2025.

