Logotipo do repositório
 

Publicação:
Utilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologia

dc.contributor.advisorOliveira, Fabiana Mara de [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Lourenço de [UNESP]
dc.contributor.coadvisorLeite, César Donizetti Pereira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-07-06T13:09:26Z
dc.date.available2023-07-06T13:09:26Z
dc.date.issued2023-06-02
dc.description.abstractAs mídias digitais fazem parte do nosso dia a dia, graças a elas somos capazes de adquirir informação e conhecimento a qualquer hora ou lugar, desta maneira a educação não-formal entra em pauta. A divulgação científica é uma forma de educação não-formal que aproxima os cientistas e a sociedade, desenvolvendo o pensamento crítico. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatiza o uso das tecnologias para o ensino de ciências. Desta maneira, o presente projeto teve como objetivo identificar e analisar como os canais de divulgação científica do YouTube podem ser utilizados como ferramenta de aprendizagem de ciências biológicas dentro das salas de aula para alunos do ensino médio. Desta forma, foi realizado um levantamento qualitativo em três canais de divulgação científica em biologia (“BláBlálogia”, “Olá, Ciência!”, e “Minuto da Terra”) vinculados ao Science Vlog Brasil. Os vídeos escolhidos deveriam ter até 13 minutos de duração e serem publicados entre 2019 e 2022. Ao todo foram selecionados 30 vídeos e com base em seus conteúdos foram classificados entre as 18 habilidades da área de biologia da BNCC. Cada canal aborda o conteúdo de forma única, pois seus criadores são formados em áreas distintas dentro das ciências biológicas. Os vídeos analisados neste trabalho apresentam potencial interesse dos estudantes, pois despertam a curiosidade e imaginação, gerando discussões (mediada por professores) sobre o papel da ciência e dos cientistas na sociedade. Utilizar tecnologias digitais em sala de aula ensinam os estudantes a diferenciarem conteúdos científicos da pseudociência.pt
dc.description.abstractDigital media are part of our daily lives, thanks to which they can be trained in education or information and knowledge of the place, in a non-formal way. Dissemination is a form of non-formal education that approaches scientists and society, the propaganda of critical society. The guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emphasize the use of technologies for teaching science. In this way, the project aimed to identify and analyze how YouTube's science communication channels can be used as a biological science learning tool within classrooms for high school students. In this way, a qualitative survey was carried out in three channels of scientific dissemination in biology (“BláBlálogia”, “Olá, Ciência!”, and “Minuto da Terra”) linked to Science Vlog Brasil. The videos chosen were 13 minutes long and were released between 2019 and 2022. In total, 30 videos were selected and based on their content, they were classified between 1 and 1 in the BNCC biology area. Each channel approaches the content in a unique way, as its creators are trained in different areas within the biological sciences. Videos of the role of science research and potential teachers on students' interest, as it arouses curiosity and imagination, generating discussions. Using digital technologies in the classroom teaches students different scientific concepts of pseudoscience.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244422
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDivulgação científicapt
dc.subjectYouTubept
dc.subjectEducação não-formalpt
dc.subjectScientific disseminationpt
dc.subjectNon-formal educationpt
dc.titleUtilização de vídeos de divulgação científica para o ensino em biologiapt
dc.title.alternativeUse of science dissemination videos for biology teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_vl_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
532.38 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_vl_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
70.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: