Publicação: Pedagogias musicais ativas e suas contribuições para o ensino da Arte no 1 ano do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As linguagens da Arte manifestadas na Música, na Dança e no Teatro são pouco exploradas em sala de aula, devido às lacunas na formação dos professores, carência de materiais de apoio e poucos recursos lúdicos pertinentes ao universo infantil. Tendo em vista essas dificuldades, como as pedagogias musicais ativas de Rítmica Dalcroze e abordagem Orff-Schulwerk podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Arte, considerando os desafios da prática docente nas linguagens artísticas, o Currículo Comum de Arte para o Ensino Fundamental de Bauru e os interesses e necessidades dos alunos de 1º ano do Ensino Fundamental? Nessa esteira, o objetivo dessa pesquisa foi apresentar as contribuições dadas pela Rítmica Dalcroze e abordagem Orff-Schulwerk para atravessar os desafios do ensino e aprendizagem da Arte, no contexto do 1º Ano do Ensino Fundamental, por meio de ações de intervenção embasadas em seus princípios e atendendo ao Currículo Comum de Arte para o Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Para atender ao objetivo da pesquisa, foi necessário apresentar as tendências pedagógicas que nortearam o ensino da Arte no Brasil; apresentar as pedagogias musicais de Rítmica Dalcroze e abordagem Orff-Schulwerk, pontuando sua pertinência nesse estudo; e, apresentar o Currículo Comum de Arte para o Ensino Fundamental, documento orientando a elaboração de ações de intervenção embasadas na Rítmica Dalcroze e abordagem Orff-Schulwerk, alinhadas com os conteúdos currículares de Arte para o 1º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa com intervenção. Os resultados obtidos a partir das ações realizadas apontam que os preceitos de Música e movimento podem oportunizar aos alunos a aprendizagem da Arte de forma integrada, propiciando o protagonismo e a criatividade dos alunos.
Resumo (inglês)
The languages of Art manifested in Music, Dance and Theater are little explored in the classroom, due to gaps in teacher training, lack of support materials and few playful resources relevant to the universe of children. In view of these difficulties, such as the active musical pedagogies of Rítmica Dalcroze and Orff-Schulwerk approach can contribute to the teaching and learning of Art, considering the challenges of teaching practice in artistic languages, the Common Art Curriculum for Elementary School in Bauru and the interests and needs of 1st year students of Elementary School? In this wake, the objective of this research was to present the contributions given by the Dalcroze Rhythmic and Orff-Schulwerk approach to cross the challenges of teaching and learning of Art, in the context of the 1st Year of Elementary Education, through intervention actions based on its principles and attending to the Common Curriculum of Art for the Elementary Education of the Municipal System of Education of Bauru. To meet the research objective, it was necessary to present the pedagogical trends that guided the teaching of Art in Brazil; present the musical pedagogies of Rhythmic Dalcroze and Orff-Schulwerk approach, punctuating their pertinence in this study; and presenting the Common Curriculum for Elementary Education, a document orienting the elaboration of intervention actions based on the Dalcroze Rhythmic and Orff-Schulwerk approach, aligned with the curricular contents of Art for the 1st Year of Primary Education. The research is characterized by a qualitative approach with intervention. The results obtained from the actions carried out indicate that the precepts of Music and movement can provide students with the learning of the Art in an integrated way, providing the protagonism and creativity of the students.
Descrição
Palavras-chave
Criança, Música e movimento, Artes integradas, Arte e lúdico, Ensino e aprendizagem, 1 ano do ensino fundamental, Child, Music and movement, Integrated arts, Art and ludicity, Teaching and learning, 1st year of elementary school
Idioma
Português