Publicação:
Reflexões sobre o desencaixe na educação brasileira e o eventual impasse entre o docentrismo e o discentrismo

dc.contributor.authorBastos, Alexandre Marucci [UNESP]
dc.contributor.authorKerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:24Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:24Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractUndocked institutions widely dilate the scope of time-space distancing, since the separation between these elements is crucial for the extreme dynamism of modernity. This separation is the prime condition of the process of disembedding, in which the displacement of social relations of local contexts of interaction and its redesign through indefinite extensions of time and space are favored. Therefore, there are two types of dislocated mechanisms intrinsically involved in the development of social modern institutions: symbolic tokens and expert systems. These mechanisms depend on reliability. Within this context, this present paper sees the professional life cycle of the teacher in the perspective of the expert system. It also sees the work stability of public servants in the symbolic token perspective, more specifically public teachers in Brazil. This paper also attempts to propose some reflections on what a disembedding in Brazilian education would mean and on how an eventual impasse between teachercentrism and studentcentrism would affect this process if necessary or desired, from one would understand by modernity.en
dc.description.abstractAs instituições desencaixadas dilatam amplamente o escopo do distanciamento tempo-espaço, já que a separação entre tais elementos é crucial para o extremo dinamismo da modernidade; sendo a condição principal do processo de desencaixe, pelo qual se favorece o deslocamento das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação por meio de extensões indefinidas de tempo e espaço. Para tanto, há dois tipos de mecanismos de desencaixe intrinsecamente envolvidos no desenvolvimento das instituições sociais modernas: “fichas simbólicas” e “sistemas peritos”. Mecanismos estes que dependem de confiança. Nesse contexto, o presente trabalho coloca o Ciclo de Vida Profissional do Professor (CVPP) sob a perspectiva do sistema perito; e a estabilidade empregatícia do funcionalismo público na ótica da ficha simbólica – mais especificamente do professor da rede pública de ensino no Brasil. Na pretensão de propor algumas reflexões sobre o que seria um desencaixe na Educação Brasileira e no que um eventual impasse entre o “docentrismo” e o “discentrismo” afetaria esse processo se assim ele se fizer necessário ou desejado frente à modernidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara - Jaú, km. 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara - Jaú, km. 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent338-354
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7039
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 1, p. 338-354, 2014.
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes4762029784021248
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124664
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectDesencaixeen
dc.subjectSistema peritoen
dc.subjectFicha simbólicaen
dc.subjectCiclo de Vida Profissional do Professor - CVPPen
dc.subjectEstabilidade empregatíciaen
dc.subjectDisembeddingpt
dc.subjectExpert systemspt
dc.subjectSymbolic tokenspt
dc.subjectProfessional Life Cycle of the Teacherpt
dc.subjectWork stabilitypt
dc.titleReflexões sobre o desencaixe na educação brasileira e o eventual impasse entre o docentrismo e o discentrismopt
dc.title.alternativeReflections on a disembedding in brazilian education and the eventual impasse between teachercentrism and studentcentrismen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4762029784021248
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentAntropologia, Política e Filosofia - FCLARpt

Arquivos