Publicação:
Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Julio Cortázar: três visões do conto em conjunção

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Based on the essay Kafka y sus precursores, by Jorge Luis Borges (1899-1986), the present essay looks for coinciding views from Edgar Allan Poe (1809-1849), Machado de Assis (1839-1908), and Julio Cortázar (1914-1984) on thatliterary genre. A possible connection between the three writers, regarded asmasters of the short story, is suggested having the Borgean essay as a startingpoint, while emphasizing the similarities of their views on what guides theartistic elaboration of the short stories. The confirmed relationship between Poeand Machado de Assis, and between Poe and Cortázar are emphasized, openinga door to the possibility of also thinking of a close relationship between Machadode Assis and Cortázar.Keywords:Short story; Compared Literature, Edgar Allan Poe, Jorge Luis Borges, JulioCortázar.

Resumo (português)

A partir do ensaio Kafka y sus precursores , de Jorge Luis Borges (1899-1986),faz-se uma incursão pelo terreno do conto, relacionando as visões que EdgarAllan Poe (1809-1849), Machado de Assis (1839-1908) e Julio Cortázar (1914-1984) possuem sobre esse gênero. Propõe-se uma possível conexão entre ostrês escritores, considerados mestres do conto, pela via da proposta do ensaioborgeano, destacando as similaridades dos enfoques que pautam a elaboraçãoartística dos contos dos três autores. Dá-se destaque à relação comprovadaentre Poe e Machado de Assis e entre Poe e Cortázar, expondo a possibilidadede pensar também numa relação estreita entre Machado de Assis e Cortázar.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Crítica Cultural, v. 5, n. 1, p. 232-251, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação