O brinquedo na educação de bebês e a formação inicial em pedagogia
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Data
Autores
Orientador
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Instituições de Educação Infantil são responsáveis por oferecer oportunidades significativas de aprendizagens aos bebês e o professor tem papel fundamental, visto que tem a função de planejar e organizar as tarefas educativas nesse contexto. As atividades com brinquedos, enquanto parte das tarefas educativas, são ricas em estímulos, devendo ser apropriado o profissional da educação propor atividades que envolvam as habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e sociais dos bebês. O objetivo geral deste trabalho é analisar e discutir a formação inicial para a prática pedagógica com atividades com brinquedos na atuação educacional junto aos bebês, a partir da percepção dos graduandos, do Projeto Político Pedagógico (PPP) e Planos de Ensino (PE) dos seis cursos de Pedagogia de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A pesquisa dividiu-se em dois estudos, o primeiro com o objetivo de analisar e discutir a percepção dos discentes, por curso de Pedagogia sobre sua formação para a prática pedagógica com atividades com brinquedos na atuação educacional junto aos bebês. A coleta de dados foi organizada em duas etapas, sendo a primeira a partir de um questionário da plataforma Google, respondido por 937 graduandos e os dados foram analisados por estatística descritiva. O segundo objetivou identificar e analisar nos PPPs e nos PEs dos cursos de Pedagogia, a formação para a prática pedagógica com atividades com brinquedos na atuação educacional junto aos bebês. Para tal, os PPPs e os PEs foram analisados com auxílio do software Atlas.ti (versão 9) que permitiu a identificação de códigos relativos à educação de bebês e à prática pedagógica com atividades com brinquedos. Ao final, foram discutidos o conjunto dos dados, estabelecendo as relações entre as percepções de graduandos e o que está documentado nos cursos de graduação a respeito da formação inicial de professores para a prática pedagógica com atividades com brinquedos junto a bebês. Os resultados indicaram que a maioria dos graduandos que participaram da pesquisa, independente do curso de pedagogia, concordam ser importante propor e planejar as atividades com brinquedos junto a bebês e que esses colaboram na aprendizagem. Quanto à análise dos documentos, os PPPs são bastante gerais, tratando a educação infantil como parte do processo formativo juntamente com os anos iniciais do ensino fundamental, em concordância com as diretrizes para a formação desse profissional. No entanto, verificou-se que os PEs das disciplinas que apresentavam alguma relação com educação infantil tratam pouco de bebês e das atividades usadas nas práticas pedagógicas, falando das atividades com brinquedos de forma superficial ou mesmo incipiente. Dessa forma, confirmou-se que a formação inicial do pedagogo é insuficiente para compreensão do brinquedo como um recurso que pode e deve ser utilizado para atividades educacionais para atingir objetivos de aprendizagem e desenvolvimento junto aos bebês e há necessidade de aprimorar o contexto relacionado a formação inicial em pedagogia, aprofundando conteúdos que reconheçam as particularidades da atuação com as diferentes faixas etárias da educação infantil, incluindo a dos bebês e às práticas pedagógicas com brinquedos, de maneira que sua atuação seja sempre intencional e direcionada.
Resumo (inglês)
Early childhood education institutions are responsible for offering significant learning opportunities to babies, and teachers play a fundamental role in this, since they are responsible for planning and organizing educational tasks in this context. Activities with toys, as part of this, are rich in stimuli, and it should be appropriate for education professionals to propose activities that involve babies' motor, sensory, cognitive, and social skills. The general objective of this study is to analyze and discuss the initial education for pedagogical practice with activities with toys in educational work with babies, based on the perception of undergraduates, the Pedagogical Political Project (PPP) and Teaching Plans (PE) of the six Pedagogy courses at a public university in the State of São Paulo. The research was divided into two studies, the first with the objective of analyzing and discussing the perception of students, by Pedagogy course, about their education for pedagogical practice with activities with toys in educational work with babies. Data collection was organized in two stages. The first was based on a Google questionnaire answered by 937 undergraduate students. The data were analyzed using descriptive statistics. The second stage aimed to identify and analyze, in the PPPs and PEs of Pedagogy courses, the education for pedagogical practice with activities involving toys in educational work with babies. To this end, the PPPs and PEs were analyzed with the help of the Atlas.ti software (version 9), which allowed the identification of codes related to the education of babies and pedagogical practice with activities involving toys. Finally, the data set was discussed, establishing the relationships between the perceptions of undergraduate students and what is documented in undergraduate courses regarding the initial education of teachers for pedagogical practice with activities involving toys with babies. The results indicated that most undergraduate students who participated in the research, regardless of their Pedagogy course, agree that it is important to propose and plan activities with toys with babies and that these collaborate in learning. Regarding the analysis of the documents, the PPPs are quite general, treating early childhood education as part of the education process together with the initial years of elementary school, in accordance with the guidelines for the education of this professional. However, it was found that the PEs of the disciplines that had some relation to early childhood education talk little about babies and the activities used in pedagogical practices, speaking of activities with toys in a superficial or even incipient way. Thus, it was confirmed that the initial education of the pedagogue is insufficient for understanding toys as a resource that can and should be used for educational activities to achieve learning and development objectives with babies and there is a need to improve the context related to initial education in pedagogy, deepening content that recognizes the particularities of working with the different age groups of early childhood education, including babies and pedagogical practices with toys, so that their work is always intentional and targeted.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Prática pedagógica, Educação infantil, Atividades com brinquedos, Bebês, Teacher Education, Pedagogical Practice, Early Childhood Education, Activities with Toys, Babies
Idioma
Português
Citação
SGAVIOLI, Ana Júlia Ribeiro. O brinquedo na educação de bebês e a formação inicial em pedagogia. Orientadora: Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, 2025. 159p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2025.