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A implementação do Projeto Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem (AJA) em Bataguassu/MS: desafios da prática e da formação docente

dc.contributor.advisorTeixeira, Leny Rodrigues Martins [UNESP]
dc.contributor.authorFelipe, Alexandra Rocha Okidoi
dc.contributor.institutionPresidente Prudente-SP
dc.date.accessioned2024-02-22T17:42:33Z
dc.date.available2024-02-22T17:42:33Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.description.abstractA presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP (Presidente Prudente/ SP) e tem como objeto o Projeto AJA-MS, criado no ano de 2016 pela Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). Trata-se de um projeto relacionado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) que visa à correção da distorção idade-série de jovens do ensino fundamental. O projeto está pautado na Metodologia da Problematização, com objetivo de despertar o interesse dos jovens para o estudo, transformando os conteúdos em desafios que possibilitem melhor aprendizagem dos alunos e sua permanência na escola. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a implementação do Projeto AJA-MS - Avanço do (a) Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul - ensino fundamental, no município de Bataguassu/MS, tendo em vista identificar os desafios da prática e da formação docente. Algumas questões são norteadoras da pesquisa: a) como se estrutura o projeto com base na Metodologia da Problematização? b) Quais as dificuldades que os docentes encontram no desenvolvimento do projeto em relação ao seu processo de formação? c) Como os professores compreendem a metodologia presente no projeto e a colocam em prática? d) Como os docentes reagem aos obstáculos encontrados diante do perfil de estudantes que atendem? Para tanto, os objetivos específicos dessa pesquisa são: a) analisar o projeto proposto e a sua fundamentação, bem como sua área de abrangência local; b) caracterizar o perfil socioeconômico dos discentes atuais do Projeto AJA-MS em Bataguassu/MS e as razões da sua evasão e volta à escola; c) descrever o perfil dos professores licenciados que atuaram no ano de 2021; d) apresentar as diferentes dificuldades encontradas pelos professores no desenvolvimento do projeto e suas relações com os processos de formação; e) caracterizar como os docentes lidam com os obstáculos encontrados no desenvolvimento do projeto; f) analisar a natureza dos processos de formação inicial e continuada dos professores do projeto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade descritivo - analítica. Os dados foram gerados a partir dos seguintes procedimentos: analise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa foram os alunos, os professores e diretor escolar que atuaram no projeto no ano de 2021. A partir da análise dos dados, pudemos compreender como a estrutura do Projeto AJA-MS se constitui e se relaciona com a prática docente, de modo a produzir mudanças, tendo em vista os desafios que o projeto impõe relativos à sua metodologia inovadora, ao perfil dos alunos e aos processos de formação dos professores.pt
dc.description.abstractThis research is linked to the Line of Research “Training Processes, Teaching and Learning”, of the Postgraduate Program in Education at FCT/UNESP (Presidente Prudente/ SP) and has as its object the AJA-MS Project, created in the year 2016 by the State Department of Education of Mato Grosso do Sul (SED/MS). This is a project related to Youth and Adult Education (EJA) that aims to correct the age-grade distortion of young people in elementary school. The project is based on the Problematization Methodology, with the aim of awakening young people's interest in studying, transforming the content into challenges that enable students to learn better and remain at school. The general objective of this research is to analyze the implementation of the AJA-MS Project, which stands for Advancement of Young People in Learning in Mato Grosso do Sul, in elementary education in the municipality of Bataguassu/MS, with a view to identifying the challenges of practice and teacher training. Some questions that guide the research are: a) how is the project structured based on the Problematization Methodology? b) What difficulties do teachers encounter in developing the project in relation to their training process? c) How do teachers understand the project methodology and put it into practice? d) How do teachers react to the obstacles encountered when dealing with the profile of the students they work with? To that end, the specific objectives of this research are: a) to analyze the proposed project and its rationale, as well as its local scope; b) to characterize the socioeconomic profile of current students in the AJA-MS Project in Bataguassu/MS and the reasons for their dropout and return to school; c) to describe the profile of licensed teachers who worked in the year 2021. d) Present the different difficulties encountered by teachers in the development of the project and their relationships with the training processes; e) characterize how teachers deal with the obstacles encountered in the project's development; f) analyze the nature of the initial and ongoing training processes of the project's teachers. This is a qualitative research with a descriptive-analytical approach. Data were generated from the following procedures: document analysis, questionnaire, and semi-structured interviews. The research participants were the students, teachers, and school principal who were involved in the project in the year 2021. Through data analysis, we were able to understand how the structure of the AJA-MS Project is constituted and relates to teaching practice, aiming to bring about changes considering the challenges posed by the project regarding its innovative methodology, the students' profile, and the processes of training teachers.en
dc.identifier.citationFELIPE, Alexandra Rocha Okidoi. A implementação do Projeto Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem (AJA) em Bataguassu/MS: desafios da prática e da formação docente. Leny Rodrigues Martins Teixeira. Presidente Prudente, 2024, 274 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/8483517470841064
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2079-1095
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253399
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectProjeto AJA-MSpt
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt
dc.subjectDistorção idade-sériept
dc.subjectPráticas docentespt
dc.subjectDificuldades docentespt
dc.subjectAJA projecten
dc.subjectYouth and adult education (EJA)en
dc.subjectAge-grade distortionen
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectTeaching difficultiesen
dc.titleA implementação do Projeto Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem (AJA) em Bataguassu/MS: desafios da prática e da formação docentept
dc.title.alternativeThe implementation of the advancement of young people in learning (AJA) project in Bataguassu/MS: challenges of practice and teacher trainingen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação - FCT 33004129044P6
unesp.knowledgeAreaEducação
unesp.researchAreaFormação de professores

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