Publicação:
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental

dc.contributor.authorSilva, Luciano Fernandes [UNESP]
dc.contributor.authorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:21:57Z
dc.date.available2014-05-20T13:21:57Z
dc.date.issued2000-01-01
dc.description.abstractEste trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.pt
dc.description.abstractThis paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Letras
dc.description.affiliationUniversidasde Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Didática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Letras
dc.format.extent169-179
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132000000200007
dc.identifier.fileS1516-73132000000200007.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes0792309624270467
dc.identifier.orcid0000-0003-1939-3580
dc.identifier.scieloS1516-73132000000200007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6382
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTemática ambientalpt
dc.subjectprocesso educativopt
dc.subjectcartesianismopt
dc.subjectEnvironmental issuesen
dc.subjecteducational processen
dc.subjectcartesianismen
dc.titleAlgumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambientalpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0792309624270467[2]
unesp.author.orcid0000-0003-1939-3580[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

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