Publicação: Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
dc.contributor.author | Silva, Luciano Fernandes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:21:57Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T13:21:57Z | |
dc.date.issued | 2000-01-01 | |
dc.description.abstract | Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo. | pt |
dc.description.abstract | This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process. | en |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Letras | |
dc.description.affiliation | Universidasde Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Didática | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Letras | |
dc.format.extent | 169-179 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007 | |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73132000000200007 | |
dc.identifier.file | S1516-73132000000200007.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | |
dc.identifier.lattes | 0792309624270467 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1939-3580 | |
dc.identifier.scielo | S1516-73132000000200007 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/6382 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências | |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Temática ambiental | pt |
dc.subject | processo educativo | pt |
dc.subject | cartesianismo | pt |
dc.subject | Environmental issues | en |
dc.subject | educational process | en |
dc.subject | cartesianism | en |
dc.title | Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 0792309624270467[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-1939-3580[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Didática - FCLAR | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1516-73132000000200007.pdf
- Tamanho:
- 54.93 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: