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Gamificação: entender para aplicar

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Orientador

Maffei, Willer Soares

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Recurso educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esse curso autoinstrucional de formação continuada intitulado “Gamificação: entender para aplicar” é um recurso educacional gerado a partir da dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Bauru, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Educação Física no ano de 2025. A metodologia do curso foi desenvolvida através de uma gamificação e respeitou os elementos da estrutura gamificada: narrativa, progressão, missão, recompensa, avatar e distintivos. Com o título da narrativa: “Maratona da gamificação”, o percurso formativo é voltado a professores interessados em compreender e aplicar a gamificação de forma criativa em suas práticas pedagógicas. A sistematização deste curso online representa a materialização da contribuição prática da pesquisa “EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo de caso com temática olímpica gamificada no ensino fundamental”, ao buscar ampliar o debate sobre inovação e formação docente e promover ações de aperfeiçoamento profissional fundamentadas em metodologias ativas. Encontra-se disponível no link: https://vanessamandaj.my.canva.site/.

Resumo (inglês)

This self-instructional continuing education course entitled "Gamification: Understanding to Apply" is an educational resource generated from the dissertation presented to the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (PROEF) of the São Paulo State University - UNESP, Bauru campus, as a partial requirement for obtaining the Master's Degree in Physical Education in 2025. The course methodology was developed through gamification and respected the elements of the gamified structure: narrative, progression, mission, reward, avatar, and badges. With the narrative title: "Gamification Marathon," the training path is aimed at teachers interested in understanding and creatively applying gamification in their pedagogical practices. The systematization of this online course represents the materialization of the practical contribution of the research “SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: a case study with a gamified Olympic theme in elementary education”, seeking to broaden the debate on innovation and teacher training and promote professional development actions based on active methodologies. It is available at the link: https://vanessamandaj.my.canva.site/.

Descrição

ORIENTAÇÃO Prof. Dr. Willer Soares Maffei ELABORAÇÃO ProF.ª Ms. VANESSA MANDAJ ALVARES PROJETO GRÁFICO ProF.ª Ms. VANESSA MANDAJ ALVARES IMAGENS Elaboradas pela autora com auxílio do da inteligência artificial - ChatGPT

Palavras-chave

Formação continuada, Gamificação, Educação Física escolar, Continuing education, Gamification, School Physical Education

Idioma

Português

Citação

ALVARES, Vanessa Mandaj. Gamificação: entender para aplicar. Recurso Educacional (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


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