Gamificação: entender para aplicar
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Data
Autores
Orientador
Maffei, Willer Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esse curso autoinstrucional de formação continuada intitulado “Gamificação: entender para aplicar” é um recurso educacional gerado a partir da dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Bauru, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Educação Física no ano de 2025. A metodologia do curso foi desenvolvida através de uma gamificação e respeitou os elementos da estrutura gamificada: narrativa, progressão, missão, recompensa, avatar e distintivos. Com o título da narrativa: “Maratona da gamificação”, o percurso formativo é voltado a professores interessados em compreender e aplicar a gamificação de forma criativa em suas práticas pedagógicas. A sistematização deste curso online representa a materialização da contribuição prática da pesquisa “EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo de caso com temática olímpica gamificada no ensino fundamental”, ao buscar ampliar o debate sobre inovação e formação docente e promover ações de aperfeiçoamento profissional fundamentadas em metodologias ativas.
Encontra-se disponível no link: https://vanessamandaj.my.canva.site/.
Resumo (inglês)
This self-instructional continuing education course entitled "Gamification: Understanding to Apply" is an educational resource generated from the dissertation presented to the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (PROEF) of the São Paulo State University - UNESP, Bauru campus, as a partial requirement for obtaining the Master's Degree in Physical Education in 2025. The course methodology was developed through gamification and respected the elements of the gamified structure: narrative, progression, mission, reward, avatar, and badges. With the narrative title: "Gamification Marathon," the training path is aimed at teachers interested in understanding and creatively applying gamification in their pedagogical practices. The systematization of this online course represents the materialization of the practical contribution of the research “SCHOOL PHYSICAL
EDUCATION: a case study with a gamified Olympic theme in elementary education”, seeking to broaden the debate on innovation and teacher training and promote professional development actions based on active methodologies. It is available at the link: https://vanessamandaj.my.canva.site/.
Descrição
ORIENTAÇÃO
Prof. Dr. Willer Soares Maffei
ELABORAÇÃO
ProF.ª Ms. VANESSA MANDAJ ALVARES
PROJETO GRÁFICO
ProF.ª Ms. VANESSA MANDAJ ALVARES
IMAGENS
Elaboradas pela autora com auxílio do da inteligência artificial - ChatGPT
Palavras-chave
Formação continuada, Gamificação, Educação Física escolar, Continuing education, Gamification, School Physical Education
Idioma
Português
Citação
ALVARES, Vanessa Mandaj. Gamificação: entender para aplicar. Recurso Educacional (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

