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Rememoração e renembrança: a revisão de perspectivas históricas em Beloved (1987), de Toni Morrison, e Desmundo (1996), de Ana Miranda

dc.contributor.advisorFernandes, Giséle Manganelli [UNESP]
dc.contributor.authorPinto, Marcela de Araujo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:50Z
dc.date.issued2010-02-24
dc.description.abstractOs conceitos de rememoração e renembrança são apresentados e definidos nos romances Beloved (1987), da autora norte-americana Toni Morrison, e Desmundo (1996), da autora brasileira Ana Miranda, respectivamente, como processos pertencentes ao fenômeno mnemônico, incorporados ao espaço ficcional para revisar perspectivas históricas nacionais oficiais. Ambos os romances foram elaborados a partir de fatos ocorridos em momentos históricos cruciais da grande narrativa de formação nacional dos Estados Unidos e do Brasil. Beloved resgata o crime cometido pela escrava foragida Margaret Garner, poucos anos antes da Guerra Civil (1861-1865), quando matou a própria filha na tentativa de evitar que suas crianças voltassem para a fazenda onde seriam escravizadas. Desmundo retoma a vivência de uma das órfãs enviadas pelo rei de Portugal à colônia Brasil, no século XVI, para servirem como esposas, a pedido dos padres que esperavam extinguir os hábitos dos colonos de se relacionarem com as índias. A confluência entre memória, história e literatura acontece nesses romances por meio da rememoração e da renembrança que se configuram, ao mesmo tempo, como processos mnemônicos realizados pelas personagens e como estruturas narrativas. A rememoração é definida como a imagem que permanece (individualmente e no mundo) quando algo deixa de existir; a renembrança é originada a partir de experiências singulares e possui relações com um mundo fantasioso. Ambas compartilham características ligadas ao enigma da representação que retoma eventos do passado, tais como a construção paradoxal de ausências e distâncias. Porém, a rememoração possibilita a memória coletiva, enquanto a renembrança ocasiona a memória individual. As estratégias narrativas de cada romance acompanham a caracterização de cada um desses processos, distinguindo-se na constituição da memória...pt
dc.description.abstractThe concepts of rememory and renembrança are presented and defined in Toni Morrison‟s Beloved (1987) and Ana Miranda‟s Desmundo (1996), respectively, as mnemonic processes incorporated into the fictional space in order to revise official national historical perspectives. The American and the Brazilian novels were both based on facts that took place in crucial historical moments of the master narrative concerning the national formation of each country. Beloved revisits the crime committed by Margaret Garner, a fugitive slave, during the pre-Civil War years, when she killed her own daughter in an attempt to save her children from returning to slavery. Desmundo recollects the experiences of one of the Portuguese orphan girls sent to sixteenth-century colonial Brazil to serve as wives, by orders of the king and by the request of the priests who wanted to put an end to the sexual relations among Portuguese colonialists and natives. Rememory and Renembrança set the interrelations between memory, history and literature because they are the mnemonic processes engendered by the characters and, at the same time, they form the structure of the novels. Rememory is defined as the image that lasts (individually and in the world) when something no longer exists; renembrança originates from singular experiences and establishes relations with a fantasy world. The two processes share features related to the enigma of representation that recaptures past events, such as paradoxical constructions of absences and distances. However, rememory triggers collective memory whereas renembrança belongs to individual memory. The narrative strategies of each novel follow the characteristics of each process, distinguishing themselves in the creation of characters‟ memory and experiences. These differences, though, converge to a common objective of preventing the erasure of the past not only through... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent209 f.
dc.identifier.aleph000607367
dc.identifier.capes33004153015P2
dc.identifier.citationPINTO, Marcela de Araujo. Rememoração e renembrança: a revisão de perspectivas históricas em Beloved (1987), de Toni Morrison, e Desmundo (1996), de Ana Miranda. 2010. 209 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.
dc.identifier.filepinto_ma_me_sjrp.pdf
dc.identifier.lattes8253780888713594
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99138
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMorrison, Toni - Beloved - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectMiranda, Ana - Desmundo - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura comparada - Americana e brasileira - História e críticapt
dc.subjectLiteratura e históriapt
dc.subjectPos-modernismo (Literatura)pt
dc.subjectLiterature and historyen
dc.subjectPostmodernismen
dc.titleRememoração e renembrança: a revisão de perspectivas históricas em Beloved (1987), de Toni Morrison, e Desmundo (1996), de Ana Mirandapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8253780888713594
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.graduateProgramLetras - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaTeoria da literaturapt

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