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Educação Inclusiva na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: os desafios docentes e as possibilidades formativas

dc.contributor.advisorDel-Masso, Maria Candida Soares [UNESP]
dc.contributor.authorLaplechade, Andréa Vieira Siqueira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-25T15:32:35Z
dc.date.issued2025-05-29
dc.description.abstractA Educação Inclusiva (EI) caracteriza-se como uma educação escolar que tem por finalidade atender todos os estudantes, assim como os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possuem ou não alguma deficiência, sujeitos que por um longo período foram excluídos do processo educacional por inúmeras questões. Entre as diferentes condições de exclusão podemos citar as de classe, gênero, etnia, idade e a própria condição de deficiência. Nessa perspectiva, esta pesquisa considera a problemática: Como vem se constituindo a inclusão das pessoas com ou sem deficiência na EJA, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas da rede municipal de Sorocaba, São Paulo, a partir de 2024? Quais as contradições, desafios e dificuldades do corpo docente em relação ao discente dentro desse contexto escolar? O objetivo geral consistiu em analisar a partir da ótica do professor regente das salas da EJA, nos anos iniciais do ensino fundamental, o impacto da condição desses estudantes, que apresentam ou não algum tipo de deficiência, no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa trouxe como objetivos específicos: estabelecer o perfil e a formação dos docentes que atuam nas classes da EJA; identificar as facilidades e dificuldades encontradas a partir da implantação do novo currículo pedagógico no município; elaborar um recurso educacional como suporte à prática docente. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, desenvolvida por revisão de literatura e estudo de caso realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba que possuem classes da EJA, com professores em exercício nas salas da EJA no ano de 2024. A pesquisa teve como referencial teórico básico os estudos de Paulo Freire e suas concepções que contribuem para a educação inclusiva junto aos estudantes da EJA. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que na visão dos professores, o currículo apontou um caminho no processo de ensino e aprendizagem, porém ainda há uma dissonância entre as práticas curriculares e a gestão escolar. Assim, é imperativo que uma formação continuada direcionada às complexidades da EJA e da Educação Inclusiva seja oferecida aos educadores acrescido do fortalecimento de políticas públicas relacionadas a essa temática visando a efetiva materialidade de recursos e apoios aos docentes e à gestão escolar. A partir do estudo foi elaborado como Recurso Educacional, um material orientador para subsidiar o trabalho dos docentes na organização do currículo para a movimentação de práticas pedagógicas inclusivas.pt
dc.description.abstractInclusive Education is characterized as a school education that aims to serve all students, as well as those in Youth and Adult Education (EJA) who may or may not have a disability, subjects who for a long period have been excluded from the educational process for numerous reasons. Among the different conditions of exclusion, we can mention those of class, gender, ethnicity, age and the condition of disability itself. From this perspective, this research considers the following problem: How has the inclusion of people with or without disabilities in EJA been established, in the initial years of elementary school, in municipal schools in a city in the interior of São Paulo, in 2024? What are the contradictions, challenges and difficulties of the teaching staff in relation to the students within this school context? The general objective was to analyze, from the perspective of the teacher in charge of the EJA classrooms, in the initial years of elementary school, the impact of the condition of these students, whether or not they have some type of disability, on the teaching and learning process. The research had the following specific objectives: to establish the profile and training of teachers who work in EJA classes; to identify the facilities and difficulties encountered after the implementation of the new pedagogical curriculum in the municipality; to develop an educational resource to support teaching practice. The research was carried out using a qualitative approach, with an exploratory objective, developed through a literature review and a case study carried out in schools of the Municipal Education Network of Sorocaba that have EJA classes, with teachers working in EJA classrooms in the year 2024. The research had as its basic theoretical reference the studies of Paulo Freire and his concepts that contribute to inclusive education among EJA students. For data analysis, the Content Analysis technique was used, based on Bardin (2016). The results showed that, in the teachers' view, the curriculum pointed the way in the teaching and learning process, but there is still a dissonance between curricular practices and school management. Therefore, it is imperative that continuing education focused on the complexities of EJA and Inclusive Education be offered to educators, in addition to strengthening public policies related to this topic, aiming at the effective materialization of resources and support for teachers and school management. Based on the study, an Educational Resource was developed, a guiding material to support the work of teachers in organizing the curriculum for the movement of inclusive pedagogical practices.en
dc.identifier.capes33004129069P9
dc.identifier.citationLAPLECHADE, Andréa Vieira Siqueira. Educação Inclusiva na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: os desafios docentes e as possibilidades formativas. Orientador: Maria Cândida Soares Del-Masso. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.pt
dc.identifier.lattes0564972032649485
dc.identifier.orcid0000-0001-7853-3083
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312446
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/312447
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação de jovenspt
dc.subjectAdultos e idosospt
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectPráticas educacionaispt
dc.subjectEducation for young peopleen
dc.subjectAdults and the elderlyen
dc.subjectFirst years of elementary educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducational practicesen
dc.titleEducação Inclusiva na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: os desafios docentes e as possibilidades formativaspt
dc.title.alternativeInclusive Education in the Education of Young Peoples, Adults and Eldery People: teaching challenges and training possibilitiespt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationb851e27a-49a8-4726-adf9-a56a9192baf9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb851e27a-49a8-4726-adf9-a56a9192baf9
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Inclusiva - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducação inclusivapt
unesp.researchAreaEducação Especial na Perspectiva da Educação Inclusivapt

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