Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Análise da inclusão educacional por meio de projetos de extensão universitária em escolas públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Meyer, Andréia Silva Meyer

Coorientador

Buzolin, Prescila Glaucia Christianini

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Matemática

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este estudo examina os impactos dos projetos de extensão universitária na inclusão educacional dos alunos de escola pública. O objetivo principal é compreender de que maneira essas iniciativas podem contribuir para a mudança de perspectivas futuras dos participantes, especialmente considerando o desafio atual enfrentado por esses alunos no acesso à educação superior. Através de uma revisão sistemática, a pesquisa destaca uma lacuna existente nos estudos os quais tendem a se concentrar predominantemente no desempenho dos alunos de graduação, deixando de lado uma avaliação mais aprofundada do impacto direto nos alunos do ensino público. No entanto, evidências consistentes apontam que os projetos de extensão atuam como uma eficaz ponte entre a comunidade escolar e o contexto universitário. Esta pesquisa instiga uma reflexão crítica sobre a necessidade de preencher essa lacuna de conhecimento e destaca a importância de uma compreensão mais abrangente dos efeitos tangíveis e intangíveis desses projetos para os alunos das escolas públicas.

Resumo (inglês)

This study examines the impacts of university extension projects on the educational inclusion of public school students. The main objective is to understand how these initiativescan contribute to changing the participants' future perspectives, especially considering thecurrent challenge faced by these students in accessing higher education. Through a systematic review, the research highlights a gap in studies which tend to focus predominantly on theperformance of undergraduate students, leaving aside a more in-depth assessment of the direct impact on public education students. However, consistent evidence indicates that extension projects act as an effective bridge between the school community and the university context. This research instigates critical reflection on the need to fill this knowledge gap and highlights the importance of a more comprehensive understanding of the tangible and intangible effects of these projects for public school students.

Descrição

Palavras-chave

Extensão universitária, Inclusão social, Projetos de extensão, Escolas públicas, Revisão sistemática

Idioma

Português

Citação

CORTEZ, M. J. S. Análise da Inclusão Educacional por Meio de Projetos de Extensão Universitária em Escolas Públicas. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática)- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Matemática
GM


Programas de pós-graduação