Análise da inclusão educacional por meio de projetos de extensão universitária em escolas públicas
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Meyer, Andréia Silva Meyer 

Coorientador
Buzolin, Prescila Glaucia Christianini 

Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Matemática
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo examina os impactos dos projetos de extensão universitária na inclusão educacional dos alunos de escola pública. O objetivo principal é compreender de que maneira essas iniciativas podem contribuir para a mudança de perspectivas futuras dos participantes, especialmente considerando o desafio atual enfrentado por esses alunos no acesso à educação superior. Através de uma revisão sistemática, a pesquisa destaca uma lacuna existente nos estudos os quais tendem a se concentrar predominantemente no desempenho dos alunos de graduação, deixando de lado uma avaliação mais aprofundada do impacto direto nos alunos do ensino público. No entanto, evidências consistentes apontam que os projetos de extensão atuam como uma eficaz ponte entre a comunidade escolar e o contexto universitário. Esta pesquisa instiga uma reflexão crítica sobre a necessidade de preencher essa lacuna de conhecimento e destaca a importância de uma compreensão mais abrangente dos efeitos tangíveis e intangíveis desses projetos para os alunos das escolas públicas.
Resumo (inglês)
This study examines the impacts of university extension projects on the educational inclusion of public school students. The main objective is to understand how these initiativescan contribute to changing the participants' future perspectives, especially considering thecurrent challenge faced by these students in accessing higher education. Through a systematic review, the research highlights a gap in studies which tend to focus predominantly on theperformance of undergraduate students, leaving aside a more in-depth assessment of the direct impact on public education students. However, consistent evidence indicates that extension projects act as an effective bridge between the school community and the university context. This research instigates critical reflection on the need to fill this knowledge gap and highlights the importance of a more comprehensive understanding of the tangible and intangible effects of these projects for public school students.
Descrição
Palavras-chave
Extensão universitária, Inclusão social, Projetos de extensão, Escolas públicas, Revisão sistemática
Idioma
Português
Citação
CORTEZ, M. J. S. Análise da Inclusão Educacional por Meio de Projetos de Extensão Universitária em Escolas Públicas. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática)- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2023.

