Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma proposta de educação ambiental para alunos de ensino fundamental II por meio da criação de uma mini horta

dc.contributor.advisorGibin, Gustavo Bizarria [UNESP]
dc.contributor.authorGerardi, Wagner Athayde [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:56:10Z
dc.date.available2021-03-10T12:56:10Z
dc.date.issued2018-06-06
dc.description.abstractThis work presents a Science Teaching proposal with an Environmental Education approaching, concerning concepts of garbage, residual and other relevant related subjects. A composting and a mini vegetable garden were constructed during the development of the work. Gadotti's (2006) proposal of education by sustainability was used as theoretical reference. The research was realized in a private school at Presidente Bernardes city (SP, Brazil) with 28 elementary school students (6th to 9th year). Firstly, lecture classes were given and a questionnaire was applied to the students in order to prior knowledge survey. The students realized the differences between garbage and residual. In a second step, they constructed a composting using coffee powder and dry leafs and, after, a small vegetal garden. In the last step, the students answered to another questionnaire. The analysis of the results showed that most of the students comprehended the others relevant concepts about environmental education, such as the three R: reduce, reuse and recycleen
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de ensino de Ciências com a abordagem da Educação Ambiental, sobre os conceitos de lixo e de resíduo, além de outros conceitos ligados relevantes, por meio da construção de uma compostagem e uma mini horta. O referencial teórico adotado foi a perspectiva de uma educação pela sustentabilidade proposta por Gadotti (2006). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular da cidade de Presidente Bernardes-SP, de Ensino Fundamental - II, com 28 alunos, do 6° ao 9° ano. Por meio de aulas expositivas foi realizado uma discussão inicial com os alunos e um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto por meio de um questionário. Os alunos conseguiram notar a diferença entre o que o lixo e um resíduo. Na segunda etapa, os alunos construíram uma compostagem simples à base de pó de café e folhas secas e montaram posteriormente uma mini horta. Na etapa final do trabalho, os alunos responderam a um segundo questionário e houve uma boa compreensão sobre demais conceitos relevantes sobre a Educação Ambiental, como o significado dos três erres (3 R's): reduzir, reutilizar e reciclarpt
dc.format.extent35 f.
dc.identifier.aleph990009105280206341
dc.identifier.citationGERARDI, Wagner Athayde. Uma proposta de educação ambiental para alunos de ensino fundamental II por meio da criação de uma mini horta. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-12-19/000910528.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203246
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectQuímicapt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectQuímica ambientalpt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectAdubos compostospt
dc.subjectResíduos orgânicos como fertilizantespt
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt
dc.titleUma proposta de educação ambiental para alunos de ensino fundamental II por meio da criação de uma mini hortapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.undergraduateQuímica - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000910528.pdf
Tamanho:
466.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format