Publicação: Uma proposta de educação ambiental para alunos de ensino fundamental II por meio da criação de uma mini horta
dc.contributor.advisor | Gibin, Gustavo Bizarria [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gerardi, Wagner Athayde [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:56:10Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:56:10Z | |
dc.date.issued | 2018-06-06 | |
dc.description.abstract | This work presents a Science Teaching proposal with an Environmental Education approaching, concerning concepts of garbage, residual and other relevant related subjects. A composting and a mini vegetable garden were constructed during the development of the work. Gadotti's (2006) proposal of education by sustainability was used as theoretical reference. The research was realized in a private school at Presidente Bernardes city (SP, Brazil) with 28 elementary school students (6th to 9th year). Firstly, lecture classes were given and a questionnaire was applied to the students in order to prior knowledge survey. The students realized the differences between garbage and residual. In a second step, they constructed a composting using coffee powder and dry leafs and, after, a small vegetal garden. In the last step, the students answered to another questionnaire. The analysis of the results showed that most of the students comprehended the others relevant concepts about environmental education, such as the three R: reduce, reuse and recycle | en |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Ciências com a abordagem da Educação Ambiental, sobre os conceitos de lixo e de resíduo, além de outros conceitos ligados relevantes, por meio da construção de uma compostagem e uma mini horta. O referencial teórico adotado foi a perspectiva de uma educação pela sustentabilidade proposta por Gadotti (2006). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular da cidade de Presidente Bernardes-SP, de Ensino Fundamental - II, com 28 alunos, do 6° ao 9° ano. Por meio de aulas expositivas foi realizado uma discussão inicial com os alunos e um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto por meio de um questionário. Os alunos conseguiram notar a diferença entre o que o lixo e um resíduo. Na segunda etapa, os alunos construíram uma compostagem simples à base de pó de café e folhas secas e montaram posteriormente uma mini horta. Na etapa final do trabalho, os alunos responderam a um segundo questionário e houve uma boa compreensão sobre demais conceitos relevantes sobre a Educação Ambiental, como o significado dos três erres (3 R's): reduzir, reutilizar e reciclar | pt |
dc.format.extent | 35 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009105280206341 | |
dc.identifier.citation | GERARDI, Wagner Athayde. Uma proposta de educação ambiental para alunos de ensino fundamental II por meio da criação de uma mini horta. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-12-19/000910528.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203246 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Química | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Química ambiental | pt |
dc.subject | Sustentabilidade | pt |
dc.subject | Adubos compostos | pt |
dc.subject | Resíduos orgânicos como fertilizantes | pt |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt |
dc.title | Uma proposta de educação ambiental para alunos de ensino fundamental II por meio da criação de uma mini horta | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.undergraduate | Química - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1