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A influência do currículo oculto na formação social e de identidade da criança

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Orientador

Tezani, Thaís Cristina Rodrigues

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho de conclusão de curso surgiu, primeiramente, como uma ideia a partir da disciplina “Currículos, Programas e Projetos”, ofertada pela Faculdade de Ciências da Unesp Bauru. Por meio da disciplina foi possível compreender que, para além do currículo em ação, práticas invisíveis ocorrem diariamente dentro das escolas e influenciam diretamente na formação das crianças - seja na formação acadêmica, social ou de identidade. A fundamentação teórica desta pesquisa baseou-se nas ideias de Michel W. Apple, Tomaz Tadeu da Silva e José Gimeno Sacristán sobre currículo e currículo oculto e Miguel G. Arroyo sobre a hierarquização do conhecimento. Com a análise dessas teorias, foi possível relacionar o currículo oculto com a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e identificar na própria BNCC os elementos do currículo oculto. Dito isso, a pesquisa teve como objetivo analisar os elementos do currículo oculto que interferem na formação social e de identidade da criança. Investigando mais especificamente, buscou-se: identificar no Currículo Paulista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os elementos do currículo oculto, e investigar como este currículo oculto manifesta-se no material didático utilizado por uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada no interior do Estado de São Paulo.

Resumo (inglês)

This course completion work first emerged as an idea from the subject “Curriculums, Programs and Projects”, provided by the Faculty of Sciences at Unesp - Bauru. Through the discipline, it was possible to understand that, far beyond the curriculum in action, invisible practices occur daily within schools and directly influence the formation of children - whether in academic, social or identity formation. The theoretical foundation of this research was based on the ideas of Michel W. Apple, Tomaz Tadeu da Silva and José Gimeno Sacristán on curriculum and hidden curriculum and Miguel G. Arroyo on the hierarchization of knowledge. With the analysis of these theories, it was possible to relate the hidden curriculum with the creation of the National Common Curricular Base (BNCC) and identify the elements of the hidden curriculum in the BNCC itself. That said, the research aimed to analyze the elements of the hidden curriculum that interfere with the child's social and identity formation. Investigating more specifically, we sought to: identify in the Paulista Curriculum and the National Common Curricular Base (BNCC) the elements of the hidden curriculum, and investigate how this hidden curriculum manifests itself in the teaching material used by a 1st year class of Elementary School in a state school located in the interior of the State of São Paulo.

Descrição

Palavras-chave

Currículo oculto, Identidade social, Base nacional comum curricular, Hidden curriculum, Social identity, Common national curriculum base

Idioma

Português

Citação

CARVALHO, Helena Marchiori Marques. A influência do currículo oculto na formação social e de identidade da criança. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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