Publicação:
Estudo sobre comunidades online de aprendizagem

dc.contributor.advisorMaltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Barbara Peres [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:06:36Z
dc.date.available2015-03-23T15:06:36Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractAtualmente as iniciativas em educação a distância vêm crescendo significativamente, contudo, acreditamos que esse crescimento não veio acompanhado de igual reflexão sobre as práticas dessa modalidade educacional, por isso, esse estudo busca ser uma iniciativa nesse sentido, pretende buscar quais as características necessárias (de interação, da atividade, da tecnologia, visuais etc.) para promover e manter uma comunidade online de aprendizagem. O foco nas comunidades online se deve ao fato de que elas possibilitam elevado grau de interação entre seus participantes, o que as torna desejáveis em cursos de educação a distância, uma vez que acreditamos que a aprendizagem ocorre na interação entre os sujeitos, alunos e professores, as mídias e o objeto de conhecimento. Baseamo-nos em princípios da metodologia qualitativa de pesquisa e nos utilizamos de procedimentos como a observação participante de um curso a distância, intitulado Tendências em Educação Matemática que foi oferecido no primeiro semestre desse ano pelo Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), do departamento de Matemática da UNESP de Rio Claro. Realizamos também entrevista com alguns alunos do curso, como forma de tentar melhor compreender algumas questões, além de análise de alguns documentos gerados pelo mesmo, tais como o programa e a avaliação final proposta pela administração e respondida pelos alunos. Para este trabalho definimos algumas características necessárias para obter e manter uma comunidade online de aprendizagem de acordo com a bibliografia específica e buscamos verificar sua ocorrência no curso observado, como forma de buscar elaborar reflexões sobre elas e de contribuir para futuras iniciativas nesse sentido. Concluímos que grande parte dessas características foi encontrada no curso estudado e que os problemas tecnológicos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent88 f.
dc.identifier.aleph000607824
dc.identifier.citationBARBOSA, Barbara Peres. Estudo sobre comunidades online de aprendizagem. 2009. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
dc.identifier.filebarbosa_bp_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes5990590753771856
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118195
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.subjectComunidades virtuais de aprendizagempt
dc.titleEstudo sobre comunidades online de aprendizagempt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5990590753771856
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barbosa_bp_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.18 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format