Formação continuada de professores de matemática em contexto de reforma curricular: contribuições da teoria da ação comunicativa

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Data

2012-04-27

Autores

Peralta, Deise Aparecida [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa analisou, segundo os princípios habermasianos da Teoria da Ação Comunicativa, as políticas públicas de reformas currículares, de 1930 a 2010, e a proposição de um modelo de interação com professor pautado nos conceitos de Discurso, Entendimento e Consenso visando o desenvolvimento de um profissional capaz de emancipart-se na perspectiva da interação entre os mundos vivido, cultural e sistêmico. O estudo contou com um levantamento bibliográfico que apontou como a racionalidade instrumental, pautada numa comunicação meramente estratégica, tem fundamentado as ações da SEE/SP em contexto de implantação de diretrizes curriculares, e com um levantamento de campo que demonstrou como o formato das diretrizes empregadas pelas Matrizes de Referência para Avalição do SARESP falha ao orientar e, principalmente, ao validar a posição dos docentes em relação a parâmetros/orientações oficiais. Participaram do levantamento de campo duas professoras de matemática da rede pública do interior do estado de São Paulo que foram envolvidas em entrevistas, que caracterizavam seus discursos sobre formação de professores, concepções acerca da implantação do Currículo do Estado de São Paulo, prática de ensino e de avaliação antes e após o processo de intervenção; e em filmagens de suas aulas, também antes e após a intervenção. A intervenção (ou aplicação do modelo de interação proposto) foi composta por discussões entre cada uma das professoras e a pesquisadora sobre características de interpretação da linguagem empregadaq em documentosn de diretrizes oficiais e das práticas docentes empregadas por elas nas aulas filmadas. O valor do modelo de interação pautado numa perspectiva habermasiana de Agir Comunicativo oportunizou um recurso da própria prática a...
This research analyzed the public politics in curriculum reforms from 1930 to 2010, according to the priciples of Haberma's Theory of Communicative Action, and the formulation a model of teacher's interaction in agreement to the concepts of Discourse, Understanding and Consensus for the professional development in order to emancipate themselves from the perspective of the interaction between the worlds real, cultural and systemic. This study included a literature review which identified as instrumental rationality, based on a purely strategic communications the motivations of the actions of SEE/SP in the context of implementation of curriculum guidelines, and a field survey which showed that the guidelines format used by Reference Arrays for SARESP Evalution failed to guide and mainly to validate the teachers position in relation to parameters/official guidance. Two teachers from the public school in São Paulo state were interviewed to characterize his opinions on teacher education, conceptions about the São Paulo State Curriculum implementation, teaching practice and evalution. These opinions and the practice in class were noted and recorded before and after the intervention process. The intervention (application of the proposed interaction model) consisted of discussions between teachers and the researcher about the characteristics and possibilities of the language interpretation used in official guidelines and teachers practices in the classroom recorded. The quality of the interaction model guided by a perspective of Haberma's Theory of Communicative Action provided an analysis feature of the practice from the Free Speed, helping the teachers to face the colonization of the World of Life represented in the imposed forms and givind didactic guidance to teachers change their practices according to their goals and the... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Curriculos, Reforma do ensino, Professores - Formação, Core curriculum, Education

Como citar

PERALTA, Deise Aparecida. Formação continuada de professores de matemática em contexto de reforma curricular: contribuições da teoria da ação comunicativa. 2012. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012.