Teses - Educação para a Ciência - FC

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/77033

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  • ItemTese de doutorado
    Da argumentação à prova: produção e avaliação de argumentos matemáticos produzidos por alunos ingressantes em um curso de formação de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-14) Rodrigues, Fredy Coelho ; Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve por objetivo investigar como alunos ingressantes em um curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS, Campus Passos argumentam e avaliam seu desempenho durante o processo de justificação e validação de conceitos matemáticos em um contexto de ensino baseado em argumentação coletiva e investigação. O estudo se justifica na medida em que contribui para aprofundar a discussão sobre o tema, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para fomentar e avaliar a prática de argumentação coletiva (processo e produto) em sala de aula, contribuindo assim para a formação conceitual e proficiência da prática argumentativa. Para tanto foi realizado um estudo de caso (exploratório/descritivo/explicativo) para compreender melhor o fenômeno que envolve “três situações de argumentação coletiva”. O estudo de caso foi estruturado em três fases. Na 1ª fase realizamos uma pesquisa bibliográfica (estado do conhecimento da literatura nacional e internacional) e uma pesquisa bibliométrica (literatura internacional) para estabelecer a definição do problema, os objetivos de pesquisa, a questão central de investigação bem como a seleção do referencial teórico da pesquisa. Já na 2ª fase coletamos dados por meio de observação participante (documentada por meio de videogravação e notas de campo), recolha de registros escritos produzidos por três grupos de trabalho e autoscopia operacionalizada pela dinâmica de grupo focal. Com a observação participante registramos todo o processo de argumentação coletiva realizada de modo oral e multimodal. Por meio da recolha dos registros escritos produzidos pelos grupos de trabalho documentamos toda a produção de argumentos gerados por escrito. E por último, com a autoscopia, propiciamos cada grupo de trabalho autoavaliar coletivamente o seu desempenho na prática da argumentação. Na 3ª e última fase, analisamos os dados com base na lente teórica da análise argumentativa (Toulmin, 1958; 2001) e da análise de conteúdo (Bardin, 1985). Com base nas ideias de Toulmin e nas estruturas globais de argumentação analisamos a anatomia do processo argumentativo buscando compreender como os alunos argumentam (raciocinam) para justificar conceitos e ideias matemáticas. Por outro lado, por meio da estrutura do argumento de Toulmin aliado as ideias de Nicolas Balacheff sobre os tipos e níveis de prova analisamos a fisiologia do argumento de prova enquanto produto final da argumentação para compreender como os alunos argumentam (raciocinam) para validar ideias matemáticas em problemas de prova. Por fim, aplicamos a análise de conteúdo nas transcrições das sessões de autoscopia para compreender como os alunos autoavaliam seu desempenho na prática da argumentação e quais competências e habilidades argumentativas são evidenciadas como importantes por eles visando a formação do professor que ensina matemática. Ao examinarmos a anatomia das situações de argumentação coletiva, os resultados indicaram que as estruturas de argumentação global encontradas no estudo (estrutura fonte; estrutura linear; estrutura de argumentos independentes; estrutura espiral; estrutura reservatório; estrutura fonte divergente) variavam em sua complexidade muito em função do apoio docente que é oferecido durante a argumentação como também em função da natureza do tipo de problema proposto. Em particular, uma nova estrutura global de argumentação (Estrutura fonte divergente) não documentada na literatura emergiu nos dados da pesquisa. No contexto dos 5 problemas analisados, as argumentações de uma maneira geral, evoluíram do campo visual de justificação para o campo conceitual e o material concreto utilizado na atividade viabilizou essa transição. Por outro lado, ao examinamos em detalhes toda a fisiologia e qualidade (solidez) do argumento de prova utilizado para fins de validação nos problemas 3 e 5 da atividade, os resultados mostraram que os alunos investigados tiveram dificuldades em produzir provas conceituais (forte e de boa elaboração), contudo, essa dificuldade foi minimizada na medida em que o professor ofereceu apoio solicitando generalizações. Em relação ao contexto citado anteriormente, o modelo de avaliação do argumento de prova proposto por Rodrigues e Monteiro (2021) foi testado pela primeira vez durante este estudo e os resultados mostraram que o referido modelo demonstrou sua eficiência na avaliação e classificação dos componentes do argumento de prova, exceto em uma situação particular, onde foi proposto nos resultados do estudo, uma classificação adicional para os dados (dado genérico). Quando chamados a refletirem e realizarem uma autoavaliação do seu desempenho na prática da argumentação coletiva, os alunos destacaram estar diante de uma abordagem nova e desconhecida por eles, no entanto, em meio as dificuldades (conteúdo e com a metodologia), eles conseguiram colaborativamente atingir um aprendizado conceitual e desenvolver competências e habilidades relacionadas a proficiência da prática de argumentação e prova em sala de aula. Neste último caso, os alunos apresentaram um conjunto de competências e habilidades argumentativas nos quais eles julgaram ter grande importância para a formação do professor que ensina matemática.
  • ItemTese de doutorado
    Saberes profissionais da docência em uma perspectiva interdisciplinar: um estudo sobre as práticas didáticas dos professores de Ciências e Matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-07) Poltronieri, Cristiane do Nascimento Gonçalves ; Lopes Junior, Jair ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Documentos oficiais educacionais, em âmbito nacional, como a Base Nacional Comum Curricular, tanto quanto o Documento de Referência Curricular do Estado do Mato Grosso, responsáveis pelas diretrizes das propostas curriculares, preconizam a necessidade da adoção da perspectiva interdisciplinar. Diante de investigações e de reflexões sobre condições que possam viabilizar efetivas melhoras na qualidade de ensino, a interdisciplinaridade é, de modo inconteste, estimada como imprescindível para subsidiar estratégias de ensino capazes de promover e de garantir aprendizagens consistentes com as habilidades e competências preconizadas em tais documentos. O reconhecimento da relevância da interdisciplinaridade, contudo, apresenta-se como condição insuficiente para o desenvolvimento de repertórios de atuação profissional e de saberes docentes consistentes com tal perspectiva. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em demonstrar as contribuições de um modelo colaborativo de formação em serviço para o desenvolvimento e a aquisição de repertórios e de saberes docentes consistentes com a perspectiva interdisciplinar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, foi realizada em uma escola pública do Estado de Mato Grosso com uma turma no nono ano do Ensino Fundamental II e uma turma do último ano do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Participaram três professores, sendo um de Matemática, uma de Ciências da Natureza e um de Biologia. O delineamento da pesquisa que foi realizada em 3 etapas, consistiu na execução consecutiva de quatro fases. Na Fase 1, a pesquisadora entrevistou cada professor com o intuito de conhecer as experiências prévias de cada um com atividades interdisciplinares. Na Fase 2, os professores selecionaram conteúdos curriculares (temas) e, com a mediação da pesquisadora, propuseram, discutiram e planejaram intervenções interdisciplinares. Na Fase 3, os professores ministraram aulas para as suas respectivas turmas a partir do planejamento definido na fase anterior. Na Fase 4, com fundamentação na autoscopia, episódios em vídeo das aulas ministradas foram editados e exibidos para cada professor para subsidiar discussões com a pesquisadora sobre a atuação docente e as aprendizagens dos alunos. A execução sequencial e consecutiva das quatro fases consistiu em uma etapa. Na Etapa 1 participaram a professora de Ciências da Natureza e o professor de Matemática, ambos do nono ano do Ensino Fundamental II. O mesmo professor de Matemática e o professor de Biologia do Ensino Médio participaram das Etapas 2 e 3, no último ano. Os resultados convergiram em evidenciar o desenvolvimento e a aquisição de saberes docentes e de repertórios relevantes para a atuação profissional na perspectiva interdisciplinar com indicadores na autonomia atestada nas atividades de planejamento, na exposição e na condução das aulas planejadas, assim como em outras atividades docentes externas ao escopo desta pesquisa e nas análises posteriores que os professores efetuaram das interações promovidas com os alunos viabilizadas pela exposição aos vídeos das aulas ministradas. Em seu conjuto, os resultados mostraram-se robustos para demarcar expansões relevantes na literatura ao demonstrar contibuições efetivas do modelo de formação colaborativa em serviço para o desenvolvimento e a aquisição de saberes docentes e de repertórios interdisciplinares.
  • ItemTese de doutorado
    Ensino de Evolução e o currículo de São Paulo: apontamentos a partir da Pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-31) Chaves Filho, Flávio Henrique ; Diniz, Renato Eugênio da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No contexto da política curricular do estado de São Paulo, as proposições curriculares elaboradas na última década, pautadas em princípios e fundamentos neoliberais, limitam o potencial do Ensino de Evolução Biológica em vários aspectos, com destaque para a construção de uma concepção histórica da natureza, da biodiversidade e do Ser Humano; e para o acesso aos conhecimentos historicamente sistematizados pelas Ciências Biológicas acerca da biologia evolutiva. Guiada metodologicamente pelo Materialismo históricodialético e pela Pedagogia histórico-crítica, esta pesquisa se propôs a evidenciar, por meio da análise dos fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista para o Ensino Médio, as limitações da dinâmica curricular deste documento para o ensino de Evolução Biológica; além de apontar fundamentos curriculares para este ensino baseados nos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica. A análise do currículo permitiu a realização de uma crítica aos princípios pedagógicos do currículo sintetizados em: a Educação Integral, o ensino de habilidades e competências e a preparação para o mercado de trabalho como marcas da tendência de subjugação do ensino de conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos pela escola e de sucateamento do trabalho docente. A partir da análise e crítica aos fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista, propomos fundamentos curriculares baseados na Pedagogia histórico-crítica para o ensino de Evolução Biológica que evolvem a construção de uma concepção de natureza e de ser humano e a relevância social deste ensino. Os fundamentos propostos também envolvem os principais conceitos e objetos de conhecimento desse ensino, além de uma discussão sobre sua importância na etapa escolar do ensino médio.
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento de um processo formativo em licenciatura em ciências da natureza a partir da perspectiva freireana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-05) Rocha, Pedro Neves da ; Diniz, Renato Eugênio da Silva ; Bozelli, Fernanda Cátia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa abrange a intersecção entre os temas Educação Libertadora freireana, ensino de ciências da natureza e formação acadêmico-profissional (formação inicial) de professores. Nesse sentido, nossa problemática gira em torno do embate entre correntes pedagógicas críticas e não críticas. Ao nos posicionarmos a favor das correntes crítico-transformadoras, partimos da seguinte questão de pesquisa: quais são os desafios e as potencialidades para a concretização de uma proposta de ensino pautada na dialogicidade e na problematização de acordo com a perspectiva freireana , em uma disciplina de núcleo específico em uma licenciatura em ciências da natureza. Nesse aspecto, o objetivo geral do trabalho consistiu em desvelar os obstáculos e as potencialidades para o desenvolvimento de um processo de formação acadêmico-profissional de professores de ciências da natureza pautado na perspectiva freireana. Em decorrência disso, visamos aprofundar conhecimentos referentes às contribuições da perspectiva freireana para o processo de formação acadêmico-profissional dos licenciandos, voltando-se à apropriação de bases teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem alinhadas à perspectiva freireana. Dessa maneira, a tese defendida neste projeto é a de que a concretização de uma proposta pedagógica pautada nos princípios freireanos, em uma disciplina de núcleo específico de um curso de licenciatura em ciências da natureza, pode contribuir com a apropriação de fundamentos teórico-metodológicos pelos licenciandos e docentes formadores envolvidos, no sentido de promover uma formação pautada na dialogicidade, na problematização e no compromisso com a transformação social. Para tanto, foi planejada e implementada uma proposta pedagógica orientada pela Educação Libertadora, em uma disciplina de núcleo específico (biologia vegetal) do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da USP São Carlos. A pesquisa de natureza qualitativa contou com uma atividade didático-pedagógica, inspirada em elementos da Pesquisa Participante, aliada a múltiplos instrumentos de registro e coleta de informações tais como aplicação de questionário, diário de campo e gravação de áudio de um grupo focal, bem como à análise de arquivo voltada ao Projeto Pedagógico do Curso. O referencial teórico-metodológico adotado para esta pesquisa foi a Análise de Discurso de tradição franco-brasileira. Por meio da análise pudemos tecer as seguintes considerações. Estamos inseridos na formação ideológica da educação bancária. Dessa forma, somos acostumados com a prática antidialógica, com o cientificismo, com a avaliação punitivista e reprodutora nossa memória discursiva. Mais que isso, a própria estrutura dos cursos (ementa, carga horária, número de alunos) é organizada alinhada ao modelo bancário. Em contraposição a uma concepção bancária, os licenciandos puderam fomentar diálogos interdisciplinares, contextualização dos conhecimentos científicos, elencaram temas com potencial de problematização, possibilitada pela dialogicidade estabelecida entre os participantes. A historicidade e a inconclusão do processo formativo, bem como a incompletude e opacidade dos discursos, além dos silêncios em torno dele, consistem em pontos de transformação do contexto. As concepções de prática docente também puderam ser ressignificadas. Por fim, ressaltamos que tais transformações não sejam individuais ou em microescala, mas atinjam esferas organizacionais e estruturais. Esta é histórica, é um processo, movimento, portanto, não ocorre de repente. Se o modelo de educação reprodutora atua pela manutenção do sistema, as brechas e ações contra-hegemônicas são capazes de quebrar esse ciclo. Reafirmamos, mais uma vez, que uma práxis pedagógica orientada pela perspectiva crítico-transformadora da Educação Libertadora possui esse potencial.
  • ItemTese de doutorado
    Crenças de autoeficácia e geometria: um estudo correlacional entre as crenças de autoeficácia e o desempenho de alunos do ensino fundamental - anos iniciais - em Geometria
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Silva, Bruna Albieri Cruz da ; Pirola, Nelson Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as crenças de autoeficácia em relação à Geometria, de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - se correlacionam com o seu desempenho em tarefas baseadas nas habilidades geométricas de Alan Hoffer. Para isso buscamos embasamento na Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura, no modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico e nas habilidades geométricas de Alan Hoffer. Foram participantes dessa pesquisa, 121 alunos do 5º ano da rede pública do município de Bauru/SP. Os alunos responderam a um questionário informativo, uma escala de crença de autoeficácia em Geometria, construída e validada nesta tese, e uma prova de Geometria. Os resultados obtidos apontam que os alunos possuem crenças de autoeficácia positivas em relação à Geometria, porém as correlações entre as crenças e o desempenho na prova não foram significativas. Quanto ao desempenho na prova, os alunos atingiram médias em torno de 6,98 pontos, e a habilidade em que apresentaram maior dificuldades está relacionada à habilidade verbal.
  • ItemTese de doutorado
    Aportes de la historia, filosofía y sociología de la ciencia en la formación de formadores de profesores de física: hacia una mirada caleidoscópica desde los discursos de los formadores sobre la enseñanza de la óptica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Alvarado Guzmán, Lisbeth Lorena ; Nardi, Roberto ; Malaquías, Isabel María ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa analisa as contribuições da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e os discursos mobilizados pelos formadores de professores de Física sobre o ensino da óptica na formação inicial. A referência analítica foi baseada na Análise do Discurso e os dados foram consolidados em um grupo de discussão de formadores de professores de Física. A partir destas análises reconhece-se que a abordagem dos formadores à História da Ciência, para fins didáticos, é influenciada pela escola epistemológica na qual suas formações ideológicas estão inscritas. Neste sentido, é possível reconhecer o potencial do HFSC na formação de formadores na práxis que se concentra na relação entre as questões epistemológicas e didáticas. Levando em consideração o acima exposto, é desenvolvida uma proposta associada à formação de uma visão caleidoscópica da Ciência e Tecnologia para seu ensino, que se baseia nas contribuições da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e se caracteriza por ser dinâmica, crítica, contextual e conectada com a práxis dos formadores de professores de ciências. Além disso, o caleidoscópio didático é proposto como um artefato didático que poderia mediar os processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação do uso do HFSC na prática. Assim, o processo de constituição do caleidoscópio para o ensino da Óptica foi ilustrado e analisado, com a construção de três narrativas baseadas na recontextualização dos seguintes episódios históricos: as linhas de Fraunhofer (1814), o catálogo estelar de Antônia Maury (1896) e a abordagem de Julio Garavito Armero ao problema da aberração da luz (1906).
  • ItemTese de doutorado
    Desafios dos professores ao ensinar matemática por meio de aulas remotas em uma faculdade de tecnologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-27) Santos, Cláudia Pereira dos ; Bozelli, Fernanda Cátia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A prática docente se constitui num tema de pesquisa explorado há muito tempo, e a tecnologia digital se constitui num viés relevante a respeito do processo de ensino aprendizagem. Contudo, ainda é uma realidade complexa para o contexto escolar sob diferentes aspectos, particularmente, em relação à apropriação pelos professores. No caso do ensino da Matemática ou dos conhecimentos matemáticos aplicados em outras áreas de conhecimento do currículo, o uso das tecnologias vem sendo, ainda com alguma dificuldade, praticado por meio aplicativos ou programas de computador que demonstram aplicações matemáticas ou ilustram dimensões de objetos, componentes voltados à Álgebra, gráficos, etc. Se no cenário presencial e costumeiro tal atividade já se mostra complexa, com a pandemia provocada pela Covid-19, este foi alterado drasticamente, pois o que era realizado presencialmente passou a ser feito de maneira remota e emergencial, portanto o que poderia ser alvo de escolhas passou a se tornar necessário. Este cenário complexo e díspar suscitou a questão desta pesquisa é: como os docentes de uma instituição superior de formação profissional e tecnológica, que ministram disciplinas que possuem conhecimentos matemáticos, adaptaram sua prática docente para o ensino remoto emergencial, diante do contexto trazido pela pandemia provocada pela COVID-19? Tem-se como abordagem de pesquisa: a qualitativa. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professores da área de Exatas, que ministram disciplinas de natureza matemática, bem como com aqueles que possuem conhecimentos matemáticos em suas disciplinas, de uma Faculdade de Formação Profissional e Tecnológica do estado de São Paulo. A análise dos dados teve como aporte teórico o referencial da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os professores tiveram dificuldades de lecionar por meio da plataforma Teams, dentre eles, problemas com a conexão de internet, adaptação de uma residência em uma sala de aula, angústia ao adaptar os conteúdos de forma remota, preocupação com o nível de aprendizagem dos alunos, pouca familiaridade com recursos digitais, etc.; apesar dessas adversidades, os docentes foram aprendendo com a prática, errando e acertando, mas com o objetivo de garantir o ensino e conhecimento aos alunos.
  • ItemTese de doutorado
    Aborto e eutanásia: posicionamento moral e raciocínio argumentativo de licenciandos em ciências biológicas na resolução de questões sociocientíficas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-20) Machado, Daniela Santos ; Bastos, Fernando ; Guimarães, Márcio Andrei ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As Questões Sociocientíficas (QSCs) são reconhecidas pelo seu caráter controverso, pois descrevem dilemas sociais que envolvem aspectos científico-tecnológicos. A presente investigação busca contribuir com os estudos sobre QSCs e moralidade ao propor a análise do posicionamento moral de licenciandos em Ciências Biológicas quanto às perspectivas absolutista e relativista. O absolutismo moral sustenta que algumas crenças morais ou valores são objetivamente verdadeiros e independentes do contexto ou das preferências sociais. Contrariamente a esse posicionamento filosófico, o relativismo moral sustenta que a verdade ou falsidade das crenças morais são produtos históricos e culturais e que, portanto, a avaliação de verdade ou falsidade é subjetiva e relativa a esses aspectos mencionados. Nesse sentido, objetivo da presente pesquisa foi investigar a relação entre posicionamento moral e raciocínio argumentativo de licenciandos em ciências biológicas na resolução de QSCs referentes a aborto e eutanásia. Para tanto, o layout proposto por Toulmin é adotado para análise das construções argumentativas. A pesquisa teve a participação de sete licenciandos em Ciências Biológicas de uma instituição pública brasileira, de diferentes períodos. Assim, o grupo focal foi adotado como técnica de constituição de dados. O processo de análise ocorreu em duas etapas: análise argumentativa com base no layout de Toulmin e análise moral com base nas perspectivas absolutistas e relativistas. No que concerne aos padrões morais, não foi identificado qualquer tipo de raciocínio moral absolutista em ambos os grupos focais. Em contrapartida, na categoria do relativismo moral emergiram raciocínios baseados na razão (Raciocínio Informal Racionalista Utilitarista de Regra e Raciocínio Informal Racionalista Utilitarista Hedonista) e emoção (Raciocínio Informal Emotivo). Em termos de construção argumentativa, os argumentos dos licenciandos que empregaram o padrão Raciocínio Informal Racionalista Utilitarista de Regra na interpretação das QSCs abordadas apresentaram maior combinação de elementos e, por vezes, construções complexas com elementos. O conhecimento desses padrões discutidos, em parte, no presente estudo pode fornecer ao professor maior consciência do processo de debate e, consequentemente, auxiliar no desenvolvimento de estratégias e intervenções em uma discussão sociocientífica.
  • ItemTese de doutorado
    Problemas ampliados em uma perspectiva das diversidades de pessoas e culturas, percepção de professoras e propostas de atividades de Matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-31) Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da ; Souza, Aguinaldo Robinson de ; Marques, Emília de Mendonça Rosa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Pesquisas como a “Pesquisa sobre preconceito e discriminação no ambiente escolar”, publicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 2009, apontam que as escolas que apresentam problemas de relacionamento quanto às diferenças, muitas vezes envolvendo o bullying de gênero, raça, etnia etc. possuem um rendimento inferior nas avaliações de larga escala quando comparados com escolas referência em respeito e discussão sobre esse tema. Para combater este cenário, tentativas de formação do professor quanto a temas de diferenças e diversidades têm sido foco de cursos de formação continuada, como o Curso de Produção de Material Didático para Diversidade (PMDD), que foi desenvolvido através da parceria entre o MEC e as universidade públicas brasileiras. No entanto, observou-se que os professores participantes do curso não conseguiram aplicar conteúdos que dialogassem com as diversidades quanto ao ensino de Matemática. Diante desse fato, esta tese de doutorado teve por objetivo investigar por que professoras e professores não conseguiram abordar a matemática sob a perspectiva das diversidades utilizando os Problemas Ampliados aprendidos no curso de formação. A análise qualitativa dos dados obtidos aponta uma carência na formação das 17 professoras participantes que dificulta a abordagem de temas das diversidades sob a ótica dos Problemas Ampliados, mesmo após o curso de formação continuada PMDD. Então, desenvolvemos nesta tese novas atividades matemáticas, envolvendo os temas das diversidades e diferenças, utilizando os Problemas Ampliados, considerando as dificuldades relatadas pelas professoras, somadas a experiências nacionais e internacionais “bem sucedidas”, contribuindo assim para a inserção desta temática com mais propriedade no ensino de Matemática.
  • ItemTese de doutorado
    Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Diniz, Bruna Larissa Ramalho ; Talamoni, Ana Carolina Biscalquini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese se propôs a investigar, a partir de narrativas historiográficas, a Educação Sexual (ES), bem como as representações sobre a sexualidade de cinco mulheres idosas criadas parcialmente ou totalmente no campo/zona rural, que tiveram pouco ou nenhum acesso à escola e à educação científica. Para alcançar os objetivos, utilizou-se tanto fontes orais – mulheres idosas que cresceram e/ou vivem região norte do Estado do Paraná – quanto fontes teóricas. As análises foram conduzidas a partir das convergências encontradas nas cinco histórias, das quais emergiram cinco eixos temáticos, a saber: Meninas que sobreviveram; O vidro que quebraram; Sangue ruim e as vozes inexistentes; A matrona; A floresta proibida. As representações sobre a sexualidade feminina foram discutidas em uma seção que chamamos de Biologia dos corpos. Percebeu-se que a ES das depoentes foi um processo envolto por muitos silêncios, normas e proibições e aconteceu, em grande parte, em instâncias sociais como a família e igreja. A ausência da escola e de uma ES formal interferiu diretamente na vivência da sexualidade, que foi marcada por muita opressão e violência. Espera-se que este estudo traga visibilidade a mulheres que foram silenciadas durante grande parte de suas vidas e contribua para as discussões sobre a relevância do conhecimento científico e da Educação Sexual escolar para o entendimento das questões do corpo e da sexualidade, bem como para a construção de uma sociedade sexualmente saudável.
  • ItemTese de doutorado
    Concepções dos professores de Ciências da Natureza a respeito do currículo paulista em relação à História e Filosofia da Ciência no ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Guarnieri, Patricia Vecchio ; Cortela, Beatriz Salemme Corrêa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Reconhecendo as potencialidades da utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências e pensando em como diminuir as barreiras que dificultam sua inserção, voltamos nosso olhar para o currículo da Educação Básica. Identifica-se, assim, uma possibilidade para que esta abordagem esteja presente na prática docente, uma vez que reconhecemos a relação que os professores têm com esse documento, encarando-o como uma espécie de manual, com o mínimo de conteúdos a serem trabalhados. Dessa forma, a pesquisa buscou compreender como as orientações curriculares, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista, podem implicar em possíveis estratégias didáticas utilizadas por professores da área de Ciências da Natureza do Ensino Médio, tendo como enfoque a abordagem histórico-filosófica dos conteúdos. A fim de buscar elementos para responder nosso questionamento, inicialmente, elaboramos um questionário online a respeito de concepções sobre currículo e HFC, o qual foi enviado aos professores de uma Diretoria de Ensino do interior do Estado de São Paulo. Com as respostas desses, verificamos a possibilidade de ser realizada uma entrevista com os participantes. Apenas seis, dos 41 professores, aceitaram colaborar com a pesquisa, compondo, dessa forma, nossa amostra. Diante disso, foram realizadas as entrevistas, com o intuito de compreender a concepção que eles têm sobre currículo, como isso implica em sua prática docente, a visão sobre a utilização da HFC em suas aulas, entre outros aspectos. Para a análise dos dados utilizamos como referencial a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), a qual está pautada na Teoria das Representações Sociais (RS) e nos conceitos de Campo e Capital. Os participantes foram divididos em dois grupos, usando como critério o capital cultural, o que pode permitir que estes agentes tenham RS semelhantes. Por meio das análises e da elaboração dos DSC foi possível identificar que os professores compartilham a concepção do currículo como sendo uma espécie de um guia, o qual são obrigados a seguir, pois existem mecanismos de controle como, por exemplo, as avaliações externas e os materiais ofertados pelo Estado. Também notamos que há um reforço nessa ideia por parte do Estado, à medida que este promove formações de cunho tecnicista, não possibilitando discussões e reflexões sobre os documentos. A respeito da HFC observamos que quando colocamos os professores diante de competências que envolvem aspectos histórico-filosóficos, esses reconhecem a oportunidade de utilizarem essa abordagem. No entanto, como o documento não apresenta isso em outros momentos, e reconhecendo a concepção que estes professores têm sobre o currículo, podemos inferir que dificilmente a HFC estará presente nas salas de aulas. Nesse sentido, defendemos a importância e a necessidade de investir na formação inicial e, também na formação em serviço, pois muitos dos professores que atuam na Educação Básica não retornam para as universidades, sendo assim, é preciso que essas discussões e reflexões cheguem até essa etapa de ensino, a fim de possibilitar que haja uma mudança na concepções dos professores em relação à sua compreensão sobre o currículo e a utilização da HFC em suas aulas.
  • ItemTese de doutorado
    Os discursos dos professores de Ciências no atendimento escolar hospitalar: experiências fundamentadas na relação com o saber
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-05) Nascimento, Willdson Robson Silva do ; Camargo, Eder Pires de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem por objetivo analisar, a partir dos discursos dos professores de ciências do atendimento escolar hospitalar, os sentidos atribuídos as suas atividades, a fim de desenvolver estratégias de um ensino de ciências com base epistemológica na equação pedagógica. Nesse sentido, levantou-se o seguinte problema: que sentido o professor de ciência atribui a sua atividade no atendimento escolar hospitalar? Diante do exposto, para atender aos objetivos e questionamentos construídos, se adotou como aportes teóricos as proposições e reflexões de pensadores, pesquisadores e teóricos que têm contribuído de forma expressiva na área educacional. Tais como: Bernard Charlot– Relação com Saber; Eneida Simões da Fonseca- Atendimento Escolar Hospitalar (AEH); Eder Pires de Camargo – O Ensino de Ciências e Inclusão Escolar; Henri Wallon (1941) - Contribuições importantes sobre a dimensão afetiva na sua abordagem psicogenética; Lev Vygotsky (2000)- defesa a não existência de um sujeito que se constrói na unicidade, que se desenvolve isolado, mas sim em um sujeito “pluri”, que se constrói nas relações de interação com ele, com o seu meio social e com o mundo. Tem-se como público da pesquisa professoras e professores que atuam no atendimento escolar hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, tendo como instrumentos de constituição dos dados o Balanço do Saber, Diálogos do Saber e a organização e análise dos dados baseados nos pressupostos do Cubo Pedagógico . O que faz sentido para os professores de ciência quando realizam suas atividades no atendimento escolar hospitalar pode ser percebido quando eles afirmam: “ensina a gente a ser realmente flexível e mais humano; a gente tem uma importância lá na questão de escutar paciente que transcende a questão só dá aula; eu me encontrei na classe hospitalar, as aulas são bem dinâmicas, todo dia é uma novidade; Empatia né?; eles criam uma afetividade muito grande com a gente;”, ou seja, os sentidos trazidos pelos professores são diversos, mas o que todos têm em comum é o processo de singularização de cada professor com o espaço hospitalar.
  • ItemTese de doutorado
    A constituição de saberes experienciais da docência no contexto de políticas públicas educacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-01) Silvério, Merielle Angélica Martines ; Lopes Junior, Jair ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A caracterização e a demarcação de dimensões formativas vinculadas com políticas públicas educacionais apresentam-se como objetos de investigação recorrentes no cenário nacional. Inserido neste contexto, o presente estudo concentrou ênfase: na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo Paulista, especificamente na organização curricular do componente Biologia da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e nas matrizes de competências da Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores. No âmbito do modelo interpretativo de Clermont Gauthier, considerando a importância da elaboração de jurisprudência pedagógica partindo do estudo dos saberes experienciais dos professores, o objetivo desse trabalho foi descrever e discutir processos formativos de desenvolvimento de saberes experienciais mediante a análise destes documentos, com ênfase nas aprendizagens preconizadas para o componente Biologia, bem como expor condições para a validação pública de saberes experienciais em saberes da ação pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida pela autora em quatro fases: Exploratória e Preparatória; Estruturação de Dados; Análise e Relatório de Pesquisa. Fundamentada na análise documental dos citados referenciais, admite-se que as orientações para a implementação de tais documentos oficiais apresentam-se como condições formativas insuficientes para garantir o desenvolvimento de saberes experienciais docentes relacionados com o planejamento de situações de ensino consistentes com as aprendizagens preconizadas. Foi possível identificar que as habilidades preconizadas para o tema Genética estão descritas de maneira genérica, (a) prescindindo de vinculação minimamente informativa com o respectivo objeto de conhecimento da unidade temática, (b) destituída de especificidade em relação ao componente Biologia e (c) com discrepância em relação à estrutura. Além disso, não é apresentada uma progressão das habilidades referentes a cada objeto de conhecimento ao longo do Ensino Médio. Na BNC-Formação são expostas competências gerais e específicas para a docência, e as habilidades a elas correspondentes, porém não é orientado como estas poderiam ser desenvolvidas pelo professor. Em decorrência e fundamentada em tais constatações, essa pesquisa expõe um modelo de análise que explicita interpretações das habilidades preconizadas, nos documentos selecionados, constituintes do desenvolvimento de saberes experienciais da autora. Admite-se que tal modelo de análise cumpre um passo necessário para que os saberes experienciais possam ser validados publicamente como saberes da ação pedagógica, componente necessário para a convivência com dimensões dos referenciais curriculares oficiais, tanto quanto para efetivar investigações colaborativas que fortaleçam vínculos de parceria entre docentes da Educação Básica e da Universidade.
  • ItemTese de doutorado
    Estratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-11) Mendonça, Aline Graciele ; Pirola, Nelson Antônio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As estratégias de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos, possibilitando a autorregulação do processo de aprendizagem, envolvendo aspectos cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivos e comportamentais, podendo a falta de seu uso estar relacionada com a evasão escolar em cursos de Licenciatura em Matemática, uma vez que muitos evadem por dificuldades de aprendizagem. Assim, esta pesquisa tem como pergunta de investigação: em que medida a evasão escolar pode estar relacionada com as estratégias de aprendizagem de licenciandos em Matemática de um Instituto Federal de Educação? A partir dessa problemática, o objetivo geral é identificar e analisar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos licenciandos em Matemática, matriculados e evadidos de um Instituto Federal de Educação, e relacionar esses resultados com a evasão escolar. Pauta-se em uma abordagem que utiliza métodos quantitativos e qualitativos, ou seja, de tipo misto, em que os dados são analisados dialeticamente, a partir das seguintes etapas: 1ª etapa – estudo teórico bibliográfico e documental, que envolveu pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e buscas nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) e nos documentos oficiais da instituição pesquisada; 2ª e 3ª etapa – construção e aplicação dos instrumentos de pesquisa: dois questionários de caracterização (alunos matriculados e evadidos) e Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários Licenciandos em Matemática (EEA-ULM), adaptada para a área da Matemática a partir da Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), de Santos e Boruchovitch (2013, 2020); 4ª etapa – realização de um minicurso, com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre as estratégias de aprendizagem de alunos ingressantes de um dos câmpus participantes, a partir das respostas deles na escala EEA-ULM. Participaram desta pesquisa 267 alunos pertencentes a 13 câmpus que possuíam curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal do Estado de São Paulo; desses, 83 são alunos que já evadiram dos cursos de Licenciatura em Matemática e 184 eram alunos matriculados quando participaram desta pesquisa; dentre esses matriculados, participaram da 4ª etapa cinco alunos ingressantes de um dos câmpus. Como resultados principais, tem-se que: a) as análises dos PPC e dos documentos oficiais possibilitaram um diagnóstico da instituição, indicando a necessidade de reflexões e ações para promoção das estratégias de aprendizagem e a diminuição da evasão escolar; b) a validação inicial da EEA-ULM apresentou alta confiabilidade interna, com alfa de Cronbach da escala total em 0,896 e resultados superiores na análise fatorial, em comparação com a EEA-U; c) os motivos de evasão dos alunos participantes são variados e neste estudo foram divididos em dois grupos, um grupo dos alunos que evadiram por dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação para aprender Matemática (Grupo 1 A) e o outro grupo dos alunos que evadiram por motivos diversos (Grupo 1 B); além dos grupos 1 A e 1 B, os alunos matriculados foram nomeados de Grupo 2 e seus dados analisados em comparação com os demais grupos; d) as relações entre evasão escolar e as estratégias de aprendizagem são evidenciadas em alunos que evadem por motivos de dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação escolar (Grupo 1 A), apontando que, para esses alunos, a não utilização de estratégias, tanto para aprender quanto para motivar-se, ou a utilização apenas de estratégias de aprendizagem do tipo cognitivas de ensaio ou elaboração simples contribuiu na desistência do curso. Assim, sugere-se que as instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Matemática desenvolvam projetos de intervenção voltados à promoção das estratégias de aprendizagem enquanto ação para diminuição da evasão.
  • ItemTese de doutorado
    Reflexões sobre um curso fundamentado nos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física: um estudo de caso na formação inicial docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-03) Morais, Angelita Vieira de ; Camargo, Eder Pires de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa está ancorada em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e, também, como um estudo de caso. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os limites e as contribuições de um curso, com carga horária de 30 horas, intitulado “O ensino de Física para alunos com e sem deficiência visual”. Esta investigação visou responder às seguintes questões: “Quais reflexões os licenciandos tiveram a oportunidade de vivenciar e participar, no decorrer do curso? Houve indícios de mudança nas suas concepções sobre o conceito de deficiência? Houve indícios de mudança nas suas concepções sobre o capacitismo? O que poderia ter sido discutido, abordado, no decorrer do curso, e não foi?”. Ademais, esta pesquisa se pautou nos seguintes objetivos específicos: levantar informações, por meio de uma revisão de literatura, sobre os saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física, na formação inicial do professor de Física; organizar e aplicar um curso sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual, voltado para licenciandos em Física; analisar os discursos dos participantes da pesquisa no decorrer do curso. A proposta foi organizada a partir dos saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física, propostos pelo professor Eder Camargo. A pesquisa envolveu alunos de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública e diversos foram os instrumentos de coletas de dados. Entretanto, apenas questionários e transcrições das aulas constituíram o corpus a analisar. A análise foi feita por meio da técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). De forma geral, o curso trouxe as seguintes contribuições: permitiu levantar alguns preconceitos, vividos pela pessoa com deficiência visual, em aulas de Física e delinear o capacitismo de área; permitiu compreender que os saberes docentes propostos por Camargo (2012) são extensivos a outras especificidades e possibilitam a desestruturação do capacitismo no contexto educacional, no que tange às aulas de Física; permitiu o surgimento de outras temáticas durante as discussões que aconteceram no decorrer do curso; e possibilitou uma desestruturação da concepção de que a Física é visual. A partir da análise, também foi possível verificar os seus limites: permanência de discursos capacitistas ainda ao final do curso, permanência de termos inadequados ao fazer alusão às pessoas com deficiência. Além disso, as discussões ocorridas não alcançaram o modelo pós-social da deficiência.
  • ItemTese de doutorado
    Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-25) Alexandre, Mariana dos Reis ; Barros, Daniela Melaré Vieira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A avaliação sistemática de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) é uma necessidade indiscutível no contexto permeado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), mas, para que ela ocorra de forma científica, consciente e intencional é necessário apoio ao professor, a fim de ele conhecer os aspectos pedagógicos e as potencialidades de um ODA de qualidade. A partir dessa necessidade, questionamo-nos: de que forma podemos colaborar para que o uso dos ODA seja pensado, planejado e analisado previamente de modo a ultrapassar o uso espontâneo e aleatório do que está disponível nos repositórios? Como os aspectos avaliativos podem ser organizados na construção de um Instrumento sistemático? Assim, pensamos em um Instrumento Avaliativo que aponte ao professor os aspectos pedagógicos necessários de um ODA de qualidade. Portanto, definimos como objetivo geral fundamentar os indicadores para um Instrumento Avaliativo de Objetos Digitais de aprendizagem ao ensino de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos, delimitamos: analisar a produção científica da Área dos Objetos Digitais de Aprendizagem na Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental; definir indicadores avaliativos de Objetos Digitais de Aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental; categorizar digitalmente os indicadores definidos, atribuindo-lhes um conceito; testar a usabilidade do Instrumento Avaliativo elaborado. Em um viés inovador, apresentamos este estudo em formato de Artigos científicos, contemplando a metodologia utilizada: pesquisas bibliográficas; definição dos aspectos pedagógicos e indicadores avaliativos dos ODA; criação de um protótipo por meio do Design Thinking; análise do protótipo por juízes; coleta de dados mediante a oferta de Oficinas de formação inicial e continuada. Os resultados desta investigação apontam que o Instrumento Avaliativo consiste em um material de grande relevância para a formação inicial e continuada de professores para ampliar o conhecimento acerca dos conceitos, potencialidades e utilização dos ODA, bem como pode servir para a melhoria qualitativa do desenvolvimento dos ODA, promovendo reflexões e discussões essenciais para que a seleção de ODA seja realizada com segurança, consciência e intencionalidade pedagógica.
  • ItemTese de doutorado
    Obstáculos epistemológicos na compreensão de uma educação sistêmica cidadã
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-25) Salla, Helena Maria ; Caldeira, Ana Maria de Andrade ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O aluno capaz de questionar os produtos do desenvolvimento Científico e Tecnológico e como esses relacionam-se entre si e afetam a Sociedade e o Ambiente é um aluno letrado cientificamente. A formação inicial de professores capazes de vencer a concepção tradicional de Ciência promovendo situações de aprendizado que resultem em alunos letrados cientificamente deverá ser uma prioridade para a agenda das instituições de Ensino Superior. O problema investigado nesta pesquisa foi entender por meio de um instrumento de coleta de dados como professores em formação inicial articulam ou não as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e seus impactos no ambiente. Caracterizou-se então como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Qualitativa por meio da Pesquisa Bibliográfica realiza em periódicos da área para verificar como os conceitos de interesse estavam sendo investigados e abordados e auxiliar na construção das assertivas do instrumento. Quantitativa através da construção e validação de um instrumento de coleta de dados com 473 estudantes em formação inicial de Ciências. A validação do instrumento foi realizada a partir das medidas de fidedignidade (Alpha de Cronbach); correlação interna (KMO) e Esfericidade (Bartlett) e a análise dos dados a partir da teoria da Análise Multivariada: Análise dos Componentes Principais (ACP). Os cálculos foram realizados com o auxílio do software SPSS. O alpha final obtido para validação do instrumento foi 0,727. A partir da ACP foi possível identificar que os licenciandos apresentam alguns conceitos bem definidos acerca das finalidades da Educação CTS, relacionados a contextualização, inclusão de aspectos históricos e filosóficos, motivação e interesse pela aula e desenvolvimento da habilidade de tomada de decisões. Quando relacionamos a compreensão científica com outras vertentes da abordagem CTS pudemos identificar que alguns conceitos precisam ser mais bem explorados na formação de professores. O instrumento de coleta de dados configura-se como uma importante ferramenta validada para investigar a compreensão a articulação destes conceitos de alunos em formação inicial.
  • ItemTese de doutorado
    As legislações e suas implicações nas identidades curriculares das licenciaturas em Física das universidades estatuais de paulistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-01) Santos, Taís Andrade dos ; Diniz, Renato Eugênio da Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No período de 2012 a 2020 houve sucessivas promulgações de legislações focadas na regulação da formação de professores, tanto em território nacional, quanto no estado de São Paulo. Essas legislações prescreveram uma alteração de Identidade Curricular, ao se pautarem na racionalidade prática por meio de dispositivos como o aumento da carga horária dedicada a disciplinas didático-pedagógicas, da reformulação da Prática como Componente Curricular e de alguns conteúdos, aspirando conduzir os cursos de uma racionalidade técnica para uma racionalidade prática. Historicamente, as licenciaturas em Física são descritas na literatura como uma formação voltada para a racionalidade técnica e os cursos dessa natureza ofertados no Estado de São Paulo sofreram múltiplas alterações no período de 2012-2020. Isso posto, a pesquisa tem por objetivo compreender como as legislações para a formação de professores, publicadas no período de 2012 a 2020, e que intencionam uma racionalidade prática, influenciaram os currículos das Licenciaturas em Física de universidades estaduais de São Paulo. de que as legislações oriundas dos conselhos de educação, no período de 2012 a 2020, buscam a quebra do paradigma da racionalidade técnica, porém essa ruptura nos currículos prescritos das licenciaturas em Física estatuais de São Paulo não acontece totalmente. Essa pesquisa tem uma abordagem quali-quantitativa, debruça-se sobre a adequação dos currículos prescritos pela legislação nos currículos de oito licenciaturas em Física, de três universidades distintas, e é caracterizada como uma pesquisa documental. Os resultados demonstraram que nenhum dos cursos da amostra o espaço destinado as disciplinas de conhecimento específico conseguiu realizar a transição e muitos espaços formativos continuam utilizando o conceito de prática como instrumento da técnica; licenciaturas pré-existentes que apresentam núcleo comum ao bacharelado e sem uma pós-graduação na área de ensino ou Educação tem maior dificuldade em inserir às disciplinas das Ciências da Educação no início da formação.Isso demonstra o quanto as concepções sobre o currículo de formação dos professores de Física são hegemônicas e culturalmente construídas.
  • ItemTese de doutorado
    Concepções e práticas de professores de Ciências sobre avaliação da aprendizagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-02-27) Affonso, Dalva Mariana ; Yonezawa, Wilson Massashiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O contexto discursivo da aula de ciências tem sido alvo de diversas pesquisas, em especial no que tange às interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos. As diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto pedagógico também ganham destaque. Dentre os padrões de discurso existentes na sala de aula, está a avaliação da aprendizagem, que pode ter vários significados, dependendo de quem a está conceituando. No ensino de ciências, objetiva-se que o processo avaliativo seja construído e focado no desenvolvimento cognitivo dos alunos, e não na aferição de amontoados de conteúdos como produto desse processo. Nesse sentido, esta pesquisa aborda o processo avaliativo sob a ótica de licenciados em ciências naturais - professores efetivos de uma escola estadual pública do interior do estado de São Paulo. O trabalho foca primordialmente as concepções teóricas e práticas do professor sobre a avaliação da aprendizagem, as quais foram analisadas na perspectiva da teoria da ação mediada de Wertsch, utilizando-se também os conceitos de educação de Vygotsky. A abordagem metodológica deste trabalho é qualitativa, com análise de conteúdo dos dados. Os resultados apontaram que a escolha e a falta de coesão na metodologia de ensino influenciam a prática avaliativa no cotidiano do professor e a sua percepção de aprendizagem dos alunos. Percebe-se, ademais, que a escola exerce um poder muito forte no processo avaliativo. Destarte, concluiu-se que os docentes tanto anseiam por mudanças em suas práticas pedagógicas como transformam seus métodos visando à aprendizagem dos alunos
  • ItemTese de doutorado
    A relação dialógia entre profissionais da área de Educação em Astronomia e profissionais da mídia: o Astrolab
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-03) Silva, Sioneia Rodrigues da ; Langhi, Rodolfo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Pesquisas revelam que há um embate entre aqueles que produzem Ciência e aqueles que divulgam Ciência. Nesse cenário, a divulgação científica exerce papel de objeto simbólico e protagoniza esse embate. Dessa maneira, apresenta-se o AstroLab, um programa de divulgação científica como objeto simbólico. Por meio da Análise de Discurso, foi possível estudar os efeitos de sentidos que permeiam o imaginário de ambos os profissionais em relação a produção de vídeos de divulgação científica, com base nas noções de condição de produção, mecanismo de antecipação e formações imaginárias. Metodologicamente, realizou-se uma entrevista semiestruturada com objetivo de analisar os efeitos de sentidos sobre o programa em questão. Assim, constituiu-se o corpus de análise por meio de gravação de vídeo. Dito isso, compreende-se que entrevistados e pesquisadora ocupam posições imaginárias que são representações previstas pela Análise de Discurso. Os resultados apontam que os sujeitos reconhecem que há uma relação de força entre aqueles que produzem Ciência e aqueles que divulgam Ciência e que a divulgação científica é a ponte entre Ciência e público. Além disso, as condições de produção permitiram que o Astrolab se tornasse um objeto simbólico, fruto de uma produção coletiva, sendo esta reflexo das formações discursivas dos sujeitos envolvidos.