Publicação:
Do significado da escrita da matemática na prática de ensinar e no processo de aprendizagem a partir do discurso de professores

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Data

2003-05-30

Orientador

Bicudo, Maria Aparecida Viggiani

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este texto é referente à investigação que realizamos norteados pela interrogação O que é isto, a escrita da Matemática?, na qual, por uma abordagem de pesquisa qualitativa proximamente preceituada pela fenomenologia husserliana, buscamos pelo significado da escrita da Matemática na prática de ensinar e no processo de aprendizagem, a partir das experiências vividas por professores, nos oferecidas por meio de seus depoimentos sobre o objeto interrogado. As análises qualitativas da pesquisa nos revelaram o fenômeno interrogado numa estrutura significativa em três grandes categorias de significados, que as interpretamos mediante obras de autores estudados nos domínios da interrogação e os discursos dos sujeitos entrevistados: Realização da linguagem na Matemática, compreendida como o esforço construtivo de buscar significados matemáticos por meio do suporte da escrita; Letramento matemático, compreendido como o desenvolvimento de um conjunto multidimensional de condições, indo das primeiras manifestações gráficas a quaisquer aspectos ligados às atividades letradas da Matemática, e Aparecimento da Matemática para o aluno, como o visado feito prático que o sujeito experimenta ao encontrar nas elaborações sintáticas da escrita da Matemática as noções ou objetos de referências abstratas, no que o professor pensa e trabalha com seu aluno.

Resumo (inglês)

This study was guided by the question, What is 'writing' in mathematics? A qualitative approach closely based on Husserlian phenomenology was used, in which we sought to understand the meaning of writing in the pratice of teaching mathematics as well as in process of learning, based on the lived-experiences of the teacher, offered to us in the way of depositions on the subject of inquiry. The qualitative analyses revealed the phenomenon to us in a meaningful estructure in three broad categories of meaning, which we interpreted aided by the writings of authors we studied pertaining to the domains of the research question and the discours of the subjects interviewed: Realization of the language in mathematics, understood as a construtive effort to seek mathematical meanings with the aid of writing; Mathematical literacy, understood as the development of a multi-dimensional set of conditions, ranging from the first graphic manifestations to any aspects related to reading and writing in mathematics; and Emergence of mathematics of the student, such as the practical, desired accomplishment that the subject experience upon encountering, in the syntatic elaborations of mathematical writing, the notions or objects of abstract reference that the teacher uses to think and work with his/her student.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

MACHADO, Antônio Pádua. Do significado da escrita da matemática na prática de ensinar e no processo de aprendizagem a partir do discurso de professores. 2003. 284 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.

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