Rastros de velhos falares: léxico e cultura no vernáculo catalano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-07-05

Autores

Paula, Maria Helena de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Pretendeu-se, neste trabalho, estudar aspectos lexicais no vernáculo catalano, especialmente como a relação existente entre o léxico e a cultura manifesta conceitos em signos lexicais. O estudo buscou em onze narrativas orais de falantes, que tenham vivido grande parte de suas vidas na zona rural de Catalão, o material de análise. Nele, procurou-se entender como as memórias conduzem a formas de apreender o mundo que a cultura reporta. Fez-se o levantamento dos conceitos, conforme modelo de Hallig e Wartburg (1963) e, deles, alguns campos lexicais foram analisados. Adotou-se a perspectiva de que há um sistema graças ao qual o léxico obedece à lógica racional de apreensão e compreensão dos conceitos que organizam as relações humanas.
We intended in this paper, to study lexical aspects of the catalano vernacular, especially as the existent relation between the lexis and the culture manifest concepts in lexical signs. The study searched in eleven oral speakers narratives, that might have lived most of their lives in the rural zone of Catalão, the material of analyses. In this material, we ve tried to understand how the memories conduct the ways of learning the world that the culture reports. We have done the concepts survey, such as Hallig and Wartburg s (1963) model, and from them, some lexical fields have been analyzed. We have adopted the perspective that there is a system thanks to which the lexis obeys the rational logic of apprehension and comprehension of the concepts that organize the human relationships.

Descrição

Palavras-chave

Linguagem e cultura, Linguística, Língua portuguesa, Catalão (GO)

Como citar

PAULA, Maria Helena de. Rastros de velhos falares: léxico e cultura no vernáculo catalano. 2007. 521 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.