Avaliação dos impactos das propagandas políticas Amigos da Escola no âmbito escolar

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Data

2005-03-07

Autores

Torquato, Iracema Batista [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A tese de doutorado denominada Avaliação dos impactos das propagandas políticas 'Amigos da Escola' no âmbito escolar descreve e avalia os impactos que a campanha publicitária da Rede Globo de Televisão causou nos sujeitos informantes: alunos do Curso de Pós-graduação em Educação da Unesp, Faculdade de Ciências de Bauru; professores universitários e comunicadores, usuários do site Comunique-se. A campanha tem como objetivo o chamamento de voluntários para participarem das ações político-sócio-pedagógicas nas escolas da rede pública. Durante o experimento, coletamos os dados, através de questionário composto por perguntas semifechadas, fechadas e abertas. A metodologia e os resultados foram embasados pelo referencial da semiótica fenomenológica de Charles Sanders Peirce. Os resultados quantitativos mostram que a proposta da campanha foi aceita por 59% dos informantes. Trata-se de um resultado positivo, visto que pela primeira vez temos uma campanha publicitária televisiva que se propõe a mobilizar a sociedade organizada civil (terceiro setor), se não para participar ativamente dos problemas da escola pública brasileira, pelo menos para tomar conhecimento sobre eles.
This doctorate thesis named Avaliação dos Impactos da Propaganda Política 'Amigos da Escola' no Âmbito Escolar (Evaluation of the Impacts of the Publicity Campaign 'Schools Friends' on a Sample of Informants) describes and evaluates the impacts of the Brazilian TV station Rede Globo's publicity campaign on its informants. These were postgraduates in Science Education from Faculdade de Ciências in the city of Bauru, São Paulo state; college professors; media professionals and Comunique-se website users. The data were collected through interviews with the informants which were revised and formatted so they were closed, semi-open and open questions. Based on Peircean semiotics, the analysis revealed that the proposal of that campaign was approved of by 59% of the informants, which is a positive result provided it is the first time there is a TV publicity campaign aimed to mobilize non-profit organisations at national level either to help schools run by the Brazilian government improve or to be aware of their problems.

Descrição

Palavras-chave

Escolas secundarias - Propaganda, Propaganda - Educação, Comunicação, Publicidade governamental, Semiotica, Escolas de educação básica, Leitura de propaganda, Terceiro setor, Education, Communications, Non-profit organisations, Semiotics

Como citar

TORQUATO, Iracema Batista. Avaliação dos impactos das propagandas políticas Amigos da Escola no âmbito escolar. 2005. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.