No centro da crítica a experiência incomunicável da paixão crítica: uma teoria do fascínio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003

Autores

Rodrigues, Dinamara Garcia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em torno dos signos fascínio (do universo de Maurice Blanchot) e escritura (do universo de Roland Barthes), tendo como ponto de partida as concepções críticas e estéticas de Charles Baudelaire, este trabalho procura discutir algumas características da crítica-escritura: aquela que recria a metáfora das obras, constituindo-se ela própria como produção notável por suas especificidades metafóricas, podendo ser também denominada crítica-poética, crítica inventiva, crítica metafórica ou escritura- crítica, revelando que escritor é aquele que tem consciência da linguagem enquanto problematização e da força da literatura em sua luta contra a impossibilidade de representar o real.

Descrição

Palavras-chave

Baudelaire, Barthes, Blanchot, escritura, fascínio, crítica-escritura, crítica-poética

Como citar

Itinerários: Revista de Literatura, n. 21, 2003.

Coleções