O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores

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Data

2013-04-12

Autores

Rossi, Fernanda [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes de dados a produção da literatura e a análise documental. Constatou-se que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global e ideário neoliberal, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, é mais que um projeto formativo, é um projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Globalização, Políticas Educacionais, Formação Continuada de Professores, Formação continuada de professores

Como citar

Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 72-89.