Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2002

Autores

Massoni, Maria Izabel de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho apresenta um encaminhamento para o ensino da produção de textos dissertativos a alunos que encontram dificuldades relativas às estratégias de interação requeridas por essa tipologia. A análise de alguns problemas detectados no percurso entre a pretensão de dizer e o dito levou-nos a pensar numa prática que diminuísse tais problemas, a partir de um enfoque das habilidades de raciocínio, para o estabelecimento de premissas e das habilidades discursivas, para o engajamento a elas, por meio do trabalho com esquemas marcadores de quadros de interação social diferentes.

Descrição

Palavras-chave

Coerência: superestrutura, lugares discursivos

Como citar

ALFA: Revista de Linguística, v. 46, 2002 - Linguagem na interação social