Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
Carregando...
Data
2002
Autores
Massoni, Maria Izabel de Oliveira [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Este trabalho apresenta um encaminhamento para o ensino da produção de textos dissertativos a alunos que encontram dificuldades relativas às estratégias de interação requeridas por essa tipologia. A análise de alguns problemas detectados no percurso entre a pretensão de dizer e o dito levou-nos a pensar numa prática que diminuísse tais problemas, a partir de um enfoque das habilidades de raciocínio, para o estabelecimento de premissas e das habilidades discursivas, para o engajamento a elas, por meio do trabalho com esquemas marcadores de quadros de interação social diferentes.
Descrição
Palavras-chave
Coerência: superestrutura, lugares discursivos
Como citar
ALFA: Revista de Linguística, v. 46, 2002 - Linguagem na interação social