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dc.contributor.authorSilva, Cláudia da [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:41Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:41Z
dc.date.issued2010-06-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000200011
dc.identifier.citationPró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 22, n. 2, p. 131-138, 2010.
dc.identifier.issn0104-5687
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10794
dc.description.abstractTEMA: Programa de Remediação Fonológica e Leitura no distúrbio de aprendizagem. OBJETIVO: verificar a eficácia terapêutica do Programa de Remediação Fonológica e Leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem. MÉTODO: participaram deste estudo 40 escolares, sendo que estes foram divididos em: GI, subdivididos em GIE (10 escolares sem dificuldade de aprendizagem submetidos ao Programa de Remediação Fonológica e leitura), GIC (10 escolares sem dificuldade de aprendizagem não submetidos ao Programa de Remediação Fonológica e Leitura) e GII, subdividido em GIIE (10 escolares com distúrbio de aprendizagem submetidos ao Programa de Remediação Fonológica e Leitura), GIIC (10 escolares com distúrbio de aprendizagem não submetidos ao Programa de Remediação Fonológica e Leitura). Como procedimento foi aplicado o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico, em situação de pré e pós-testagem antes da realização do Programa de Remediação Fonológica e Leitura. RESULTADOS: os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante entre os GIE e GIC e GIIE e GIIC indicando que os escolares submetidos ao programa obtiveram melhor desempenho em situação de pós-testagem se comparado a pré-testagem. CONCLUSÃO: a realização deste estudo evidenciou que o Programa de Remediação Fonológica e Leitura foi eficaz, pois proporcionou melhora na percepção, produção e manipulação dos sons e sílabas, interferindo diretamente na habilidade de leitura e compreensão dos escolares com distúrbio de aprendizagem.pt
dc.description.abstractBACKGROUND: the Phonological and Reading Remediation Program in learning disabilities. AIM: to verify therapeutic effectiveness of the Phonological and Reading Remediation Program in students with learning disabilities. METHOD: participants of this study were 40 students who were divided in the following groups: GI, subdivided in: GIE (10 students without learning disabilities submitted to the Phonological and Reading Remediation Program), GIC (10 students without learning disabilities who were not submitted to the Phonological and Reading Remediation Program); and GII, subdivided in: GIIE (10 students with learning disabilities submitted to the Phonological and Reading Remediation Program), GIIC (10 students with learning disabilities who were not submitted to the Phonological and Reading Remediation Program). As a procedure, in pre and post testing situations, the Cognitive-Linguistic Performance Test was applied. RESULTS: the results showed statistically significant differences between GIE and GIC and between GIIE and GIIC, indicating that students who were submitted to the Program presented better performances in the post testing condition when compared to the pre-testing condition. CONCLUSION: this study showed that the Phonological and Reading Remediation Program was effective. The use of the Program improved perception, production and manipulation of sounds and syllables, interfering directly on the reading skills and comprehension of students with learning disabilities.en
dc.format.extent131-138
dc.language.isopor
dc.publisherPró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.relation.ispartofPró-Fono: Revista de Atualização Científica
dc.sourceSciELO
dc.subjectIntervençãopt
dc.subjectTranstornos de Aprendizagempt
dc.subjectEscolaridadept
dc.subjectInterventionen
dc.subjectLearning Disabilitiesen
dc.subjectEducational Statusen
dc.titleEficácia do programa de remediação fonológica e leitura no distúrbio de aprendizagempt
dc.title.alternativeEfficacy of the reading and phonological remediation program in learning disabilitiesen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnesp FFC Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnespUnesp FFC Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.identifier.doi10.1590/S0104-56872010000200011
dc.identifier.scieloS0104-56872010000200011
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.scopus2-s2.0-77955284655
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileS0104-56872010000200011.pdf
dc.identifier.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes9057316530389548
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