A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001- 2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos

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Data

2009-12-25

Autores

Kawasaki, Clarice Sumi
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Rosa, Antonio Vitor
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Oliveira, Haydée Torres de
Cinquetti, Heloísa Sisla Chalmers
Santana, Luiz Carlos [UNESP]
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz anecessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar econfigurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalhovisa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nosEncontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultadosapontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos denatureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionaisescolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolaresfundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de naturezateórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicosda EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, oprincipal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas emcontextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativode trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominamcomo focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores eeducadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAstambém são destacados neste artigo.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, 2009, p. 147-163.