Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Duarte, Newton [UNESP]
Derisso, José Luis [UNESP]
Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]
Sala, Mauro [UNESP]
Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]
Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]
Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Aprendizagem, Construtivismo (Educação), Escola nova, Alfabetização

Como citar

MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034.