Livros - Educação para a Ciência - FC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 13 de 13
  • ItemLivro
    Pró-letramento: experiências pedagógicas em matemática e linguagem
    (Cultura Acadêmica, 2014) Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]; Balbo, Antonio Roberto [UNESP]; Silva Júnior, Euro Marques da [UNESP]; Lepre, Rita Melissa [UNESP]; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]; Manzoni, Rosa Maria [UNESP]; Borgo, Célia Regina Pampani; Marques, Emília de Mendonça Rosa [UNESP]; Silva, Gilmara Aparecida [UNESP]; Mariani, Janete Marmontel [UNESP]; Domingos, Adenil Alfeu [UNESP]; Bastos, Marisa Sormani [UNESP]; Belluzzo, Regina Célia Baptista [UNESP]; Andrade, Teresa Cristina Bruno; Borges, Silmara Aparecida; Divieso, Henrique Inignes; Engler, Beatriz da Silva; Giordani, Cleonice; Oliveira, Silmara Maria Marmol de; Ramos, Simone da Silva; Ribeiro, Ana Maria Fracassi; Vitali, Alessandra; Queiroz, Adriana Aparecida Santos de; Lima, Ana Lúcia de Medeiros Couto [UNESP]; Cardoso, Carolina Lopes; Ramos, Eunice Antunes; Rodrigues, Gilmara; Ramalho, Ivana Aparecida; Lopes, Ivonete Araújo; Oliveira, Lidney Aparecida Santos de; Ferreira, Lucimara Muniz; Silva, Maísa de Campos Vargas da; Nascimento, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do; Deák, Simone Conceição Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro trata das relações da Unesp com o programa “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação”, realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada. Trata-se de um programa voltado para professores com vista à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita em Matemática e Linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. O papel das universidades é o de principalmente servirem como centros de pesquisa e de criação de atividades, sendo o corpo de pesquisadores da Unesp composto por especialistas nas áreas de Matemática, Linguagem e Educação em geral, que atuam inclusive com o apoio da educação a distância. Desde a criação do Pró-Letramento, em 2006, a Unesp está envolvida, por exemplo, com a formatação de cursos e com a elaboração do material a ser utilizado, baseado sempre na problematização dos conteúdos e das práticas cotidianas dos professores. Esse material traz ainda orientações de atividades a serem desenvolvidas entre os professores e aplicadas em sala de aula.
  • ItemLivro
    Didática da física
    (Cultura Acadêmica, 2014) Castiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]; Nardi, Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como professores de Física no ensino médio, e principalmente no ensino superior, no Brasil e na Colômbia. Foi concebida também com base em pesquisa conduzida pelos autores, na qual buscaram organizar e ministrar conjuntamente a disciplina Didática das Ciências em curso de licenciatura em Física. O livro apresenta uma estrutura teórica associada a sugestões de atividades práticas que relacionam objetivos, conteúdos e metodologias de ensino, com o objetivo de garantir coerência entre o que se diz e o que se faz em sala de aula quando se ensina essa disciplina. Os autores defendem a ideia de que a Didática da Física possui conteúdos característicos, que podem ser trabalhados com os futuros professores, dando-lhes suporte para gerar estratégias de ensino próprias. Para eles a disciplina deve superar a perspectiva exclusivamente instrumentalista e buscar também a dimensão essencial da Didática, que é a de dar identidade à profissão de ensinar. Em decorrência de tal concepção os autores propõem uma “Pratica de ensino a partir de três dimensões”, na qual apresentam os pressupostos que devem ser considerados para organizar sequências de atividades em um curso de Didática da Física. A dimensão física objetiva levar os licenciandos a rever suas concepções da Física e do Ensino da Física; a dimensão sociocultural procura gerar inquietações sobre como resolver os problemas de adequação dos conteúdos e das metodologias de ensino para diversas realidades educacionais; e a dimensão técnica visa chamar a atenção para a superação da visão ingênua de que a utilização de recursos de apoio em sala de aula garante a solução para os problemas de ensino ou que é o único objetivo da Didática da Física.
  • ItemLivro
    Contribuições e possibilidades para a matemática nos anos iniciais - projetos e resoluções de problemas
    (Cultura Acadêmica, 2014) Baraldi, Ivete Maria [UNESP]; Minatel, Maria Angela Dias dos Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O principal objetivo do livro é o de contribuir com os debates e com os pesquisadores e profissionais que estudam e investigam o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Organizada em três partes, a obra apresenta desde as contribuições de vários autores sobre os desafios presentes no ensino da Matemática até discussões sobre tópicos específicos da prática didática, como gráficos e tabelas, unidades de medida, adição e subtração. A pesquisa que ampara o livro foi realizada durante um trimestre letivo em uma escola bilíngue (inglês/português) de período integral da rede particular de ensino do município de Bauru (SP). Participaram 20 alunos do ensino fundamental de renda média e alta. O estudo baliza as reflexões mais conceituais sobre o ensino da Matemática, como a relevância do conteúdo para os anos iniciais e, principalmente, sobre qual seria a real importância de uma didática baseada em projetos e resolução de problemas, com ou sem a subsequente avaliação do aluno. As autoras desenvolvem ainda várias propostas de discussão sobre currículo e sobre a prática docente em geral.
  • ItemLivro
    Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
    (Editora Unesp, 2012) Camargo, Eder Pires de [UNESP]
    A inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.
  • ItemLivro
    Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores
    (Editora Unesp, 2012) Martínez Pérez, Leonardo Fabio [UNESP]
    Com desenvoltura e conhecimento teórico aprofundado, Leonardo Fabio Martinéz Pérez percorre questões ligadas ao ensino de Ciências a partir de uma perspectiva histórica e crítica do próprio conhecimento científico. Ao desenvolver suas ideias, o autor transcende o lugar comum sobre esse tema e apresenta, por meio das lentes da filosofia e da epistemologia, o ensino de Ciências de maneira reflexiva. No segundo momento, Pérez recorre à análise do discurso para avaliar diferentes cursos de licenciatura e mestrado e sua influência na formação crítica de professores e na autonomia docente. Um livro que demonstra as dificuldades, os sucessos, as contradições e os limites impostos pela lógica disciplinar ditada pelo currículo de Ciências e as implicações dessa limitação no desempenho do professor ao preparar e ministrar suas aulas.
  • ItemLivro
    Stephen Gray e a descoberta dos condutores e isolantes: tradução comentada de seus artigos sobre eletricidade e reprodução de seus principais experimentos
    (Cultura Acadêmica, 2012) Boss, Sergio Luiz Bragatto [UNESP]; Assis, Alice [UNESP]; Caluzi, João José [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro expõe a trajetória de Stephen Gray (1666‑1736), cientista inglês que dedicou sua vida à Astronomia e à Física, especificamente na área da Eletricidade, e realizou uma série de experimentos que levaram a conclusões inéditas para a época. Sua principal descoberta foi perceber que existem dois tipos de substâncias com propriedades elétricas muito distintas, hoje conhecidas como condutores e isolantes. A obra mostra que Gray foi o primeiro cientista da história a atribuir aos metais e outros condutores a propriedade de atrair corpos leves colocados em suas proximidades, fenômeno que atualmente é conhecido como indução ou polarização elétrica. E também o pioneiro na criação de eletretos, substâncias que apresentam uma eletrização de longa duração, mostrando ainda como preservar temporalmente a eletrização dos corpos. Os autores apresentam uma breve biografia do cientista Stephen Gray, que apesar de sua importância permanece bastante desconhecido dos pesquisadores contemporâneos, principalmente brasileiros, uma vez que seus escritos e experimentos carecem de divulgação no país. Por conta dessa condição, a obra traz a tradução de seus dez artigos sobre eletricidade. Os experimentos de Gray são contextualizados, ilustrados com figuras didáticas e explicados com base nos conhecimentos atuais da Física. O livro mostra também como reproduzir os principais experimentos do cientista inglês com a utilização de materiais de baixo custo. De acordo com os autores, com o objetivo de motivar outros cientistas a se aprofundarem nessas pesquisas e a desenvolverem a obra de Gray de forma que seja utilizada no ensino, o livro busca “resgatar a memória desse grande pesquisador, que tinha um olhar afiado, era bastante preciso em suas explicações, criativo em suas ideias e muito claro em seus textos”
  • ItemLivro
    No anfiteatro da anatomia: o cadáver e a morte
    (Cultura Acadêmica, 2012) Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com foco na familiarização dos estudantes com o laboratório e com as peças cadavéricas, esta obra apresenta parte das conclusões da primeira etapa de uma ampla e inédita pesquisa cuja finalidade é possibilitar uma análise interpretativa dos processos de ensino e aprendizagem criados durante aulas de Anatomia Geral e Humana em cursos de Ciências Biológicas. Levando em conta aspectos históricos, sociais, científicos, psicológicos e culturais, a autora aborda temas como as concepções de morte desde os primórdios da cultura ocidental e, também, os tratamentos dados aos mortos, avaliando os ritos fúnebres às modernas técnicas científicas, além do desenvolvimento das práticas anatômicas desde a Antiguidade. A autora analisa o problema do suprimento de material anatômico e da espetacularização das dissecações públicas, que se mostrou fundamental no movimento de aceitação coletiva da prática anatômica. E expõe a história do ensino da ciência anatômica no Brasil, com ênfase na influência, que persiste até hoje, das ideias do médico italiano Alfonso Bovero, estreante em 1914 da cadeira de Anatomia da futura Faculdade de Medicina da USP.
  • ItemLivro
    Ensino de ciências e matemática, V: história e filosofia da ciência
    (Cultura Acadêmica, 2011) Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]; Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]; Bertolli Filho, Claudio [UNESP]; Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]; Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]; Schneider, Eduarda Maria; Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]; Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]; Sandrin, Maria de Fátima Neves [UNESP]; Terrazzan, Eduardo Adolfo [UNESP]; Silva, Caio Samuel Franciscati da [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Versuti-Stoque, Fabiana Maris [UNESP]; Ribeiro, Job Antonio Garcia [UNESP]; Cavassan, Osmar [UNESP]; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Boss, Sérgio Luiz Bragatto [UNESP]; Caluzi, João José [UNESP]; Gução, Maria Fernanda Bianco [UNESP]; Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]; Suart Júnior, José Bento [UNESP]; Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]; Cirino, Marcelo Maia [UNESP]; Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]; Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
    Organizado por Ana Maria de Andrade Caldeira, este livro é composto por 16 capítulos escritos por professores e pós-graduandos de diversas especialidades científicas. Eles procuram problematizar questões fundamentais para o ensino de disciplinas como Biologia, Física e Matemática. Os autores apresentam estudos teóricos e empíricos com conteúdos extraídos da História e Filosofia das Ciências, tentando, ao mesmo tempo, lançar um olhar para a sala de aula, localizando e criticando conceitos que, eventualmente, são trabalhados de forma distorcida ou inadequada, com reflexos diretos e negativos na prática docente e na disseminação do conhecimento científico. Organizado de forma didática, o livro se divide em quatro grandes subáreas, cada uma delas agrupando estudos sobre diversos temas afins da Matemática, Física, Química e Biologia, respectivamente. O fio condutor da obra está na interface que todos os autores constroem entre o tema discutido e a História ou a Filosofia referentes aos quatro grandes blocos que o livro aborda. Embora denso e bastante específico, trata-se de um trabalho de leitura agradável.
  • ItemLivro
    Ensino de ciências e matemática, VI: ensino de química
    (Cultura Acadêmica, 2011) Caluzi, João José [UNESP]; Recena, Maria Celina Piazza [UNESP]; Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]; Suart Júnior, José Bento [UNESP]; Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]; Ribeiro, Marcos Antonio Pinto; Pereira, Duarte Costa; Ariza, Yefrin; Tavares, Leandro Henrique Wesolowski [UNESP]; Pérez, Leonardo Fabio Martinez [UNESP]; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]; Faria, Alexandre Geraldo Viana; Pires, Dario Xavier; Cirino, Marcelo Maia [UNESP]; Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Universidade do Porto; Universidade de Buenos Aires; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul
    Organizado por João José Caluzi e Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, este livro traz uma série de estudos nos quais os autores procuram discutir o ensino da Química à luz da História da Ciência e das metodologias científicas consagradas pelas instituições de ensino brasileiras na disseminação dos conhecimentos sobre a matéria, sempre com um viés analítico e por vezes bastante crítico. A coletânea aborda desde uma proposta de integração da Filosofia da Química no currículo e na didática da matéria até a prevenção de acidentes na execução de experimentos de Química no ensino médio, passando por um balanço crítico sobre as obras de Química adotadas no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio e da utilização e avaliação dos objetos de aprendizagem por professores de Química nas salas de aula brasileiras. A obra também fala do ensino da Química do ponto de vista mais específico, como nos artigos que discutem os pressupostos históricos e filosóficos sobre o princípio da incerteza, a tentativa de uma leitura kuhniana do conceito de substância e o estudo do termo densidade como obstáculo verbal à compreensão dos conceitos.
  • ItemLivro
    Ensino de ciências e matemática II: temas sobre formação de conceitos
    (Cultura Acadêmica, 2009) Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]; Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]; Cavassan, Osmar [UNESP]; Meglhioratti, Fernanda Aparecida [UNESP]; El-Hani, Charbel N.; Batisteti, Caroline Belotto [UNESP]; Araujo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de [UNESP]; Caluzi, João José [UNESP]; Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]; Bertolli Filho, Claudio [UNESP]; Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]; Bortolozzi, Jehud [UNESP]; Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]; Kiouranis, Neide Maria Michellan [UNESP]; Santin Filho, Ourides [UNESP]; Proença, Marcelo Carlos de [UNESP]; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]; Manechine, Selma Rosana Santiago [UNESP]; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Boss, Sérgio Luiz Bragatto [UNESP]; Silva, Osmar Henrique Moura da; Nard, Roberto [UNESP]; Laburú, Carlos Eduardo [UNESP]; Américo, Marcos [UNESP]; Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]; Affonso, Dalva Mariana [UNESP]; Bortoletto, Adriana [UNESP]; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]; Cattuzzo, Fábio Luís De Marcos; Martínez Pérez, Leonardo Fabio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Coletânea de textos apresentados no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, sediado na Faculdade de Ciências da UNESP, na área de ensino de Ciências e Matemática. O núcleo de pesquisa do Programa concentra-se em estudos sobre a ciência, a educação científica e nas relações entre o saber científico e seu ensino. Assim, incentiva a reflexão sobre os processos envolvidos na construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, além de contribuir para a produção de um corpo de conhecimentos filosóficos, científicos e pedagógicos destinados à formação de professores e outros profissionais da área
  • ItemLivro
    Ensino de Ciências e Matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas
    (Cultura Acadêmica, 2010) Bastos, Fernando [UNESP]; Bertolli Filho, Claudio [UNESP]; Araujo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de [UNESP]; Tizioto, Polyana Cristine; Caluzi, João José [UNESP]; Batisteti, Caroline Belloto [UNESP]; Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]; Camargo, Eder Pires de [UNESP]; Nardi, Roberto [UNESP]; Anjos, Paola Trama Alves dos [UNESP]; Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]; Pizarro, Mariana Vaitiekunas [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Martínez Pérez, Leonardo Fabio [UNESP]; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]; Silva, Paloma Rodrigues da [UNESP]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [UNESP]; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Boss, Sérgio Luiz Bragatto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas, publicado pela Cultura Acadêmica Editora, tem como objetivo comunicar e oferecer ao debate alguns resultados recentes da produção de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, vinculado à Faculdade de Ciências do Campus de Bauru (SP). Assim, reúne, para acesso de pesquisadores, professores e estudantes, nove relatos oriundos de trabalhos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e similares, desenvolvidos junto ao referido Programa, e passíveis de contribuir para a discussão e encaminhamento de uma série de questões atuais do ensino de ciências.
  • ItemLivro
    Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação
    (Cultura Acadêmica, 2010) Pirola, Nelson Antonio [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Maestro, Daniela Cristina [UNESP]; Sparvoli, Deise Aparecida Peralta [UNESP]; Caetano, Richael Silva [UNESP]; Cunha, Francislene Moraes da [UNESP]; Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]; Bastos, Fernando [UNESP]; Talamoni, Ana Carolina B. [UNESP]; Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]; Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]; Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]; Lippe, Eliza Márcia Oliveira [UNESP]; Nardi, Roberto [UNESP]; Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta [UNESP]; Freitas, Denise de; Caluzi, João José [UNESP]; Sierra, Diana Fabiola Moreno [UNESP]; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]; Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]; Boss, Sérgio Luiz Bragatto [UNESP]; Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]; Montoito, Rafael [UNESP]; Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]; Arévalo, Diego F. Vizcaíno [UNESP]; Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]; Abril, Olga L. Castiblanco [UNESP]; Gomes, Cristiane Grava [UNESP]; Silva, Fernando Oliveira da [UNESP]; Botelho, Jaqueline da Costa [UNESP]; Américo, Marcos [UNESP]; Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este e-book é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência - PPGEC - da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, e faz parte do Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em parceria com a Fundação Editora da UNESP, que tem como principal objetivo a divulgação de pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação da universidade. A série Ensino de Ciências e Matemática teve início em 2009 e visa, por meio de pesquisas oriundas de teses, dissertações e de grupos de pesquisa, divulgar e fomentar a discussão sobre processos de ensino de Ciências e Matemática analisada a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Essa série abarca temáticas recentes que estão sempre presentes nas discussões de importantes eventos científicos, nacionais e internacionais, da área da Educação para a Ciência e Matemática. Entre esses temas destacam: formação de professores, formação de conceitos, Tecnologias da Informação, processos de ensino, entre outros. Esta obra é intitulada Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação porque veicula pesquisas que abordam temas atuais e importantes estudados por pós-graduandos e docentes do Programa, como, por exemplo, avaliação, prática de ensino, robótica, prática pedagógica, TV digital, educação desenvolvida em âmbito não-escolar, entre outros. Tais investigações são resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa: algumas são resultados de teses e dissertações e outras foram produzidas por grupos de pesquisa. Professores que ensinam Ciências e Matemática, em diferentes níveis de escolaridade, e pesquisadores que desenvolvem estudos nessas áreas poderão ter fácil acesso a esta obra, uma vez que estará disponível na Internet, o que pode contribuir para o debate sobre ...
  • ItemLivro
    Ensino de ciências e matemática I: temas sobre formação de professores
    (Cultura Acadêmica, 2009) Nardi, Roberto [UNESP]; Alves, João Amadeus Pereira [UNESP]; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]; Mion, Rejane Aurora; Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]; Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]; Silva, Camila Silveira da [UNESP]; Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]; Razera, Júlio César Castilho [UNESP]; Iachel, Gustavo [UNESP]; Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]; Camargo, Eder Pires de [UNESP]; Lippe, Eliza Márcia Oliveira [UNESP]; Monteiro, Maria Amélia [UNESP]; Bastos, Fernando [UNESP]; Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Gomes, Paulo Cesar [UNESP]; Stoque, Fabiana Maris Versuti [UNESP]; Giuzio, Mariana Francisco [UNESP]; Passos, Marinez Meneghello [UNESP]; Arruda, Sergio de Mello; Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]; Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]; Langhi, Rodolfo [UNESP]; Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Coletânea de textos apresentados no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, sediado na Faculdade de Ciências da UNESP, na área de ensino de Ciências e Matemática. O núcleo de pesquisa do Programa concentra-se em estudos sobre a ciência, a educação científica e nas relações entre o saber científico e seu ensino. Assim, incentiva a reflexão sobre os processos envolvidos na construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, além de contribuir para a produção de um corpo de conhecimentos filosóficos, científicos e pedagógicos destinados à formação de professores e outros profissionais da área