Teses - História - FCLAS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 196
  • ItemTese de doutorado
    Um monumento historiográfico: a construção de cânones e memórias disciplinares para a história das mulheres e das relações de gênero no Brasil (1987-2012)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-24) Ribeiro Junior, Benedito Inácio; Cardoso Junior, Hélio Rebello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese tem como preocupação principal a compreensão de alguns elementos que fizeram parte da constituição do campo de conhecimento histórico brasileiro comumente denominado História das Mulheres e das Relações de Gênero. Para isso, alguns caminhos e recortes foram escolhidos. Partindo das preocupações da História da Historiografia, a pesquisa questionou como foram construídas memórias disciplinares e de que maneira foram conformados alguns cânones historiográficos para a historiografia brasileira dedicada ao estudo das mulheres e das relações de gênero. Com tais questões em vista, elegeram-se como fontes de pesquisa alguns textos publicados por historiadoras brasileiras que praticaram, desde suas diferentes instituições e orientações teóricas, História das Mulheres e/ou das Relações de Gênero. Tais textos, em sua maioria balanços historiográficos ou reflexões teóricas e conceituais, publicados entre os anos de 1987 e 2012, narraram, de alguma forma, passados diferentes para o referido campo no Brasil. Ao analisar e descrever tais narrativas, a tese pôde identificar a emissão de três enunciados diferentes sobre a origem, sobre o que seria ou o que deveria ser o campo: o primeiro afirmava que a História das Mulheres e das Relações de Gênero no Brasil teria se originado da História da Família e da Demografia histórica; o segundo defendia que o campo teria emergido da História das Mulheres tal qual praticada pela História Social; e, por fim, o terceiro argumentava que o mesmo campo teria nascido de uma historiografia do trabalho realizada, na maior parte das vezes, pelas cientistas sociais. Os três enunciados, nesse sentido, construíram memórias disciplinares divergentes e elegeram diferentes cânones e marcos fundadores para a história que narravam sobre a constituição do campo, informando disputas teóricas, conceituais, institucionais e políticas no interior da historiografia brasileira profissional e acadêmica entre os anos 1980 e as primeiras décadas do século XXI. Escrevendo esses textos, construindo essas memórias disciplinares e tais cânones historiográficos, as historiadoras brasileiras levantaram mais que referências, discussões, historiadoras e obras; elas ergueram, também, um monumento que, hoje, parece bem acabado: a área específica, o campo ou a subdisciplina História das Mulheres e das Relações de Gênero no Brasil. Procura-se, nesta tese, descrever esse monumento.
  • ItemTese de doutorado
    Guerra civil: debate entre liberdade e segurança nos quadrinhos de super-heróis (2006-2007)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-04) Nachtigall, Lucas Suzigan [UNESP]; Bortolotti, Ricardo Gião [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese estuda os quadrinhos após o atentado terrorista do 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, e a mudança gradual ocorrida em suas perspectivas após essa data. Utiliza como fonte central os quadrinhos da saga “Guerra Civil”, da editora Marvel, lançada entre 2006 e 2007. Nela, após um trágico acidente provocado por um inconsequente grupo de super-heróis, que causou a morte de centenas de pessoas, o Congresso aprovou uma lei obrigando que todos os super-heróis em território americano se registrassem junto ao governo. Essa lei motivou grande revolta entre os heróis, que entraram em conflito questionando sua legitimidade.A pesquisa concentrou-se nessa saga, estendendo o recorte, ainda que superficialmente, para outros quadrinhos, com a intenção de observar mudanças estruturais, narrativas e metanarrativas dos quadrinhos ocorridas após o 11 de setembro. Assim, ela objetiva ampliar os estudos sobre a temática, propondo metodologias mais adequadas para o trabalho com quadrinhos na historiografia e, ao mesmo tempo, discutir as reformulações estruturais que o gênero de quadrinhos de super-heróis vem passando desde 2001.
  • ItemTese de doutorado
    Descontinuidade e transformação em Michel Foucault: temporalidade, espacialidade, história
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Silva, Tiago Viotto da [UNESP]; Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese propõe uma reflexão acerca da concepção de história de Michel Foucault pelo prisma da descontinuidade. Argumenta-se que as múltiplas variáveis possíveis de serem hauridas por meio de um cotejo dessa noção, em suas consequências epistemológicas, éticas, estéticas e políticas, não somente dão ensejo às diferentes linhas de forças que constituem uma filosofia da história imanente à trajetória intelectual de Foucault como também permitem compreender sua prática de leitura e escrita da história como invariavelmente congeminadas à dinâmica de seu pensamento. Mais do que aspirar a uma abordagem absoluta e definitiva, tal iniciativa visa, por um lado, fazer com que o pensamento de Foucault ressoe com temas importantes para o campo da Teoria e Filosofia da História, tais como a temporalidade e a espacialidade históricas, e, por outro lado, arriscar uma interpretação localizada e alinhada às vicissitudes de nosso presente.
  • ItemTese de doutorado
    Uma ajustada escrita da História: a historicidade dos atos historiográficos de julgar no IHGB (1870-1944)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-25) Menoncello, Aline Michelini [UNESP]; Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A história da historiografia, área consolidada no Brasil, impõe às historiadoras e aos historiadores contemporâneos novas questões e a retomada de problemas centrais do ofício historiográfico. Esta tese parte de um problema fundante do fazer história, o julgamento histórico; busca dotá-lo de historicidade em um recorte específico, interrogando: os historiadores julgam? Se sim, o que julgam? Seria a ação de uma dada individualidade a ser imitada? Ou seria a importância de um acontecimento para a construção cívica de uma sociedade? Para responder estas quatro questões, realiza uma leitura minuciosa dos textos históricos de seis juristas que se tornaram sócios atuantes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), entre fins do século XIX e meados do século XX, são eles: Tristão de Alencar Araripe (1821-1908), Olegário Herculano de Aquino e Castro (1828-1906), Pedro Augusto Carneiro Lessa (1859-1921), Augusto Olympio Viveiros de Castro (1867-1927), Rodrigo Octávio de Langgaard Menezes (1866-1944) e João Martins Carvalho Mourão (1872- 1951). Logo, o que se investiga é o “ato historiográfico de julgar” – expressão cunhada a partir das problematizações de Paul Ricoeur sobre o ato de julgar e de Reinhart Koselleck sobre a dissolução do topos Historia magistra vitae e a constituição do conceito moderno de História – compreendendo como as mudanças na forma de apreender o passado e alterações institucionais transformaram a relação destes sujeitos historiadores com seus objetos de estudo, mudando também as formas de remontar os fatos e emitir juízos para, enfim, tomar posição.
  • ItemTese de doutorado
    Uma modernização "pelo alto": a trajetória política do brigadeiro Eduardo Gomes (1896-1981): do movimento tenentista ao regime militar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Stringuetti, Lucas Mateus Vieira de Godoy; Gonçalves, Paulo Cesar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar a trajetória política do brigadeiro Eduardo Gomes (1896-1981). Consideramos que sua vida política se inicia em 1922, quando participou da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) e, termina em 1981, ano de sua morte. Esse recorte cronológico justifica-se pelo fato de o Brigadeiro ter-se dedicado fortemente a ações políticas até o final de sua vida. Defendemos a tese de que Eduardo Gomes foi partidário de uma modernização “pelo alto”, sob um viés autoritário — projeto que se concretizou com seu apoio e sua participação no Regime Militar instaurado em 1964, sobretudo no governo de Castelo Branco. Verificamos que Eduardo Gomes foi adepto de um liberalismo-conservador, por intermédio do qual lutou para manter a ordem social sob a tutela dos militares, além de ter sido defensor de uma maior aproximação do Brasil com os norte-americanos, em busca de investimentos do capital estrangeiro no país. Dessa maneira, atuou contra a intervenção estatal na economia e opôs-se a líderes políticos populistas, que se aproximaram das classes trabalhadoras, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Recuperar a biografia política do Brigadeiro também ajuda a entender que existe um imaginário produzido, mediante textos biográficos, sobretudo em 1945 — ocasião em que foi candidato à Presidência da República pela UDN —, por parte de instituições e grupos políticos aos quais o militar pertenceu, que o caracterizam de forma laudatória: como herói, revolucionário, patriota e herdeiro dos valores democráticos. Aliás, após a morte de Eduardo Gomes, ainda permanece ativa a tentativa de construção de uma memória positiva sobre ele, ligada a grupos dominantes. Ao mesmo tempo, este trabalho nos ajuda a compreender a constante participação e interferência dos militares na política brasileira ao longo do século XX, expondo, assim, as fragilidades que ainda assolam nossa democracia.
  • ItemTese de doutorado
    Tradição como missão: história da preservação da memória e identidade das Folias de Reis em Ourinhos e Palmital (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-13) Goulart, Rafaela Sales; Cunha, Fabiana Lopes da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese procura compreender como as Folias de Reis foram preservadas em Ourinhos e Palmital, identificando os elementos – acontecimentos, instrumentos e ações – utilizados pelos sujeitos e grupos (Bandeiras de Santos Reis de Ribeirão Grande; Companhia de Reis Água das Anhumas; Companhia de Reis Família Faceiros e Faceiros Jr.; Companhia de Reis Três Ilhas) na construção da sua memória e identidade. Para isso, inicialmente foram revisitados alguns debates acerca do recente processo de reconhecimento dos bens culturais de natureza imaterial, evidenciando os mecanismos institucionais (legislações, processos, projetos) que permitiram tal ação que impulsionou pesquisas acadêmicas sobre a temática a partir dos anos 2000, bem como o Processo de Instrução para Registro das Folias de Reis do Estado de São Paulo como patrimônio cultural do Brasil, iniciado em 2020. Procurou-se perceber como essa história refletiu no local de estudo, tangenciando legislações e políticas de preservação nos municípios. Ademais, a metodologia qualitativa da história oral foi escolhida para o levantamento de fontes diversas (entrevistas, faixas musicais transcritas, imagens, livretos, podcasts e vídeos) acerca das memórias das Folias de Reis em questão. Como resultado, a pesquisa não encontrou legislações e projetos municipais que visem o reconhecimento e salvaguarda de patrimônios culturais de natureza imaterial, mas apontou problemáticas na condução de políticas de preservação daqueles de natureza material, bem como evidenciou que a forma local de reconhecimento das Folias de Reis é feita somente em calendários oficiais que as identificam como tradições folclóricas e turísticas. Em meio a conexões sociais diversas, porém, esses reconhecimentos foram apropriados pelos sujeitos e grupos, contribuindo à defesa da memória e identidade das Folias de Reis enquanto tradições importantes aos municípios, bem como na elaboração de ações que deram autonomia aos grupos no que diz respeito aos direcionamentos da preservação da celebração, como no caso da criação de Associações e do estabelecimento de lugar próprio ao festejo. Tais constatações demonstram como algumas Folias de Reis estão sendo mantidas no interior do Brasil, apontando para a importância dos estudos acadêmicos locais e com metodologias qualitativas, na reflexão sobre as ações e demandas coletivas e culturais, tendo em vista o processo de constituição de futuras políticas públicas municipais na área do patrimônio cultural, sobretudo, em municípios historicamente recentes.
  • ItemTese de doutorado
    As pinturas de marinha de Émile Rouède no Brazil Ilustrado (1887)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-04) Nunes, Lucas de Araujo Barbosa; Rodrigues, André Figueiredo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo da tese é analisar três desenhos de marinha que o pintor francês Émile Rouède (1848-1908) enviou para serem publicados no periódico Brazil Ilustrado: Archivos de Conhecimentos Úteis, em 1887. Como especialista na pintura de marinha, Rouède desembarcou no Rio de Janeiro no ano de 1880. Não demorou para se destacar no campo artístico brasileiro, participando das principais exposições de arte da época, como foi o caso da “Exposição de Artes da Sociedade Propagadora das Belas Artes” (1882) e da “Exposição Geral de Belas Artes da Academia Imperial de Belas Artes” (1884), além de expor suas obras em várias galerias de arte. Sua preferência pelos assuntos marítimos, além de sua habilidade na pintura à la minute, chamou atenção dos principais críticos de arte da época, dentre eles Félix Ferreira (1841-1898). No ano de 1887, o crítico de arte foi responsável pela direção do periódico Brazil Ilustrado. Tendo como objetivo educar e difundir o gosto das belas-artes, Félix Ferreira convidou Rouède para contribuir com o periódico enviando três desenhos de marinha. Ainda pouco estudadas e conhecidas, estes desenhos nos revelam não só a criatividade do pintor em se relacionar com as principais vertentes artísticas da época, como também sua perícia na pintura de marinha. Em vista disto, a tese se divide em três capítulos que abordam, de início, discussão sobre o desenvolvimento na pintura de marinha, tanto na Europa quanto no Brasil. Como veremos, foi no Brasil do final do século XIX que Rouède se consolidou como um dos principais pintores de marinha. Em seguida, tratamos da genealogia do pintor e os motivos de sua vinda para o Brasil. Finalmente, o contexto artístico e a atuação da crítica de arte brasileira também foi levando em consideração para compreendermos como as obras de marinha de Rouède foi recepcionada pela imprensa carioca e como contribuiu para a renovação da pintura de paisagem brasileira.
  • ItemTese de doutorado
    Imprensa e culturas políticas no Império Luso-brasileiro: 1808-1822
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-03) Resende, Augusto Henrique Assis; Rodrigues, André Figueiredo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho que se apresenta foca nas culturas políticas sob as quais alguns indivíduos se congregavam, formando grupos de interesses na sociedade luso-brasileira no período de 1808 a 1822. A escolha deste recorte temporal se deve às naturais lacunas que se encontram na historiografia relativa aos agrupamentos políticos e à sua atuação na imprensa. Propõe-se uma ampla compreensão daquela sociedade, com base no exame de oito jornais de quatro cidades relacionadas ao império. Seus objetivos são referentes ao esclarecimento das disputas entre aqueles grupos (mormente brasilienses e coimbrãos) na busca de compreender o porquê de variados escritos adentrarem o Império Luso-brasileiro apesar da rigorosa censura, e auxiliarem na instrução dos indivíduos, propiciando o fenômeno da opinião pública; assim como a compreensão acerca das diferentes variantes da soberania – aquela calcada na origem divina do monarca, e a que enfoca no povo e na nação. E para se compreender isto, divide-se a tese em duas partes: a primeira delas é composta por dois capítulos cujo foco está na análise dos embates referentes às variações de ideias e objetivos sociopolíticos que se tinha relativamente às culturas políticas ligadas ao Absolutismo, Iluminismo e Liberalismo. A segunda parte, que tem como objeto o estudo da circulação de papéis e de ideias pelo Império Luso-brasileiro, distribui-se em três outros capítulos, cujo eixo articular está na discussão sobre a imprensa e as culturas políticas.
  • ItemTese de doutorado
    A imprensa operária anarquista: projetos, concepções gráficas, recursos e circulação na cidade de São Paulo (1901-1935)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-07-25) Alvarenga, Lucas Thiago Rodarte; Luca, Tania Regina de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O propósito da tese é analisar alguns dos principais jornais anarquistas em circulação pela cidade de São Paulo entre os anos de 1901 e 1935: O Amigo do Povo (SP, 1901-1904), Germinal (SP, 1902), La Battaglia (SP, 1904-1912), A Terra Livre (SP/RJ, 1905-1910), Germinal-La Barricata (SP, 1913), Guerra Sociale (SP, 1915-1917) e A Plebe (SP, 1917-1935), além do jornal anticlerical A Lanterna (SP, 1901-1904, 1009-1915, 1932-1935). A análise, em perspectiva comparada, prioriza, ao lado dos conteúdos, estes jornais em sua concepção técnica (diagramação e escolhas de caráter estético), estruturação (formas de financiamento) e formas de veiculação (distribuição e redes de sociabilidade), bem como a atuação de alguns de seus idealizadores, todos operários-jornalistas e importantes militantes libertários da época. Além disso, busca-se relativizar a relação conflituosa entre essas folhas libertárias e a imprensa comercial, cujos desdobramentos ajudam a compreender como esses indivíduos inseriam-se no próprio desenvolvimento do jornalismo no Brasil.
  • ItemTese de doutorado
    Museu, historiografia e patrimônio: a trajetória do Museu do Tropeiro e a institucionalização de um lugar de memória
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-07) Mayer, Milena Santos; Cunha, Fabiana Lopes da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa tem como fio condutor a investigação e a análise da trajetória do Museu do Tropeiro, instituição museológica localizada no interior do Brasil, na cidade de Castro, estado do Paraná. Desde o final da década de 1970 o museu seleciona, conserva, pesquisa e expõe uma determinada perspectiva acerca do comércio de gado muar na região Sul e suas implicações sociais e culturais no município. A atividade tropeira iniciou-se no período colonial a partir da necessidade do transporte de animais pelo território brasileiro. Essa prática pode ser avaliada como um fenômeno global, uma vez que o uso de animais foi, durante muito tempo, o principal meio de transporte da humanidade. Entretanto, no Brasil meridional, este movimento se desenvolveu com a peculiaridade da comercialização e do deslocamento do gado muar. As tropas de mulas eram transportadas da região dos pampas, que hoje corresponde ao estado do Rio Grande do Sul, até a cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo. Na sequência eram vendidas para serem utilizadas em outros pontos do país como meio de transporte às pessoas e às mercadorias. Desta forma, foram constituídos extensos caminhos que possibilitaram a integração de parte do território brasileiro que estava distante do relativamente conhecido litoral. Os tropeiros, homens que conduziam e comercializavam estes animais, necessitavam pernoitar ou assentar em determinados locais para o próprio descanso e para o restabelecimento das tropas. Um dos principais pontos de parada era a região dos Campos Gerais, no atual estado do Paraná. Propícia pela sua vegetação de campo, a região tem como organização administrativa mais antiga o atual município de Castro, originalmente “Pouso do Iapó”. Passados aproximadamente 200 anos, em 1977, a cidade inaugurou o seu Museu Público Municipal, que além de temático, foi o primeiro do país dedicado à história da atividade tropeira. Posto isto, a tese busca compreender contradições e circunstâncias que envolveram a criação do Museu, sua trajetória e suas implicações à comunidade. Os resultados foram obtidos a partir da análise da produção historiográfica sobre a atividade tropeira, da massa documental institucional produzida entre os anos de 1975 e 2007, bem como das reflexões teórico-metodológicas ancoradas em autores como Pierre Nora, Jacques Le Goff, Françoise Choay, Ulpiano Bezerra de Meneses José Reginaldo Gonçalves e Nestor Canclini, entre outros autores que pensaram os conceitos de memória e patrimônio cultural. Instrumentalizada pelas estratégias propostas pela Micro-história, esta pesquisa almejou perceber a historicidade do Museu do Tropeiro enquanto um lugar de memória com o objetivo de analisar especificidades que envolveram o conjunto de ações sociais estabelecidas a partir de um museu, diante das problemáticas suscitadas pelos processos de seleção e/ou o reconhecimento de um patrimônio cultural.
  • ItemTese de doutorado
    Milton Santos, o espaço e as rugosidades: contribuições da Geografia Renovada à História
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-29) Suzano Junior, Barthon Favatto; Aguirre Rojas, Carlos Antonio; Cardoso Júnior, Helio Rebello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Concepções e conceitos de espaço têm sido importados da Geografia e utilizados pela História desde a institucionalização dessas disciplinas no século XIX. No entanto, a redefinição conceitual de um espaço geográfico uno e universal no interior da disciplina Geografia é uma realização mais ou menos recente, operacionalizada na segunda metade do século XX, especialmente, a partir da década de 1970 pela Geografia Nova. Esta tese tem por fundamental objetivo apresentar um estudo sistemático, desde a área de Teoria da História, da ontologia e do conceito de espaço geográfico advindos da epistemologia da Geografia Nova (ou Renovada) do geógrafo brasileiro, Milton Santos, demonstrando a potencialidade de suas aplicabilidades à História. Concomitantemente, revela-se como o conceito de espaço miltoniano se encontra estruturado em outro, no de rugosidades, e, como este último, impinge-lhe densidade e sentido temporo-espacial. Isso corrobora não somente a força do conceito de espaço miltoniano para o ofício do historiador, como também sustenta que, para além de uma Geografia Renovada, a obra teórica do geógrafo brasileiro fomentou, introduziu e legou, desde o Sul global, uma mui original modalidade de Geohistória. Por fim, porém não menos importante, a tese se concentra na apresentação, no detalhamento e na adequação à dérmarche da História de categorias e conceitos outros que estruturam a concepção de espaço geográfico de Milton Santos.
  • ItemTese de doutorado
    Aqui a tinta nunca seca: massacres de Khan Younis e Rafah em Footnotes in Gaza, de Joe Sacco, em tempos de antiterrorismo no Ocidente (2002-2009)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-05) Vieira, José Rodolfo; Busetto, Áureo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho consiste na análise das representações acerca do conflito entre Israel e Palestina produzidas pelo quadrinista-jornalista Joe Sacco no Jornalismo em História em Quadrinhos intitulado Footnotes in Gaza. Após os ataques contra as Torres Gêmeas no 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos e seus aliados iniciaram a Guerra contra o terrorismo, tendo como alvos principais o Afeganistão e, em seguida, o Iraque. Ao mesmo tempo, nos territórios ocupados da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, a população palestina se revoltava contra as Forças de Defesa de Israel. Diante dos fracassos dos Acordos de Oslo, os palestinos foram às ruas e iniciaram uma nova Intifada, conhecida como a Intifada de Al-Aqsa (2000). Em decorrência dessa nova Intifada, Israel se retira da Faixa de Gaza em 2005 e, logo em seguida, são convocadas eleições parlamentares na Palestina. Enquanto esse quadro ocorria no Oriente Médio, nos Estados Unidos, Sacco ilustrava as páginas de seu trabalho que discorria sobre os massacres em Khan Younis e Rafah no distante ano de 1956 e a destruição das residências palestinas em 2003. Por conta disso, a hipótese norteadora da pesquisa leva em consideração que, além dessas duas temporalidades explícitas em Footnotes in Gaza (1956/2003)¸ Sacco se debruçou sobre uma terceira camada temporal que, apresentada de forma implícita, joga luz aos acontecimentos entre 2005 e 2006, na Palestina.
  • ItemTese de doutorado
    Partidos políticos no Maranhão oitocentista: origens, influências familiares e composição social (1838-1855)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-05) Santos, Edyene Moraes; Gonçalves, Paulo Cesar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No Maranhão, o processo de construção das bases dos grupos que iriam tomar para si a designação de partidos políticos começou a despontar na década de 1830 e significou o princípio do período de instabilidades na vida política da província. A ocasião das Regências, a emergência da Balaiada, a Maioridade e os processos que seguiram de 1840 até 1855 ajudaram a moldar as características dos grupos que iriam dominar a cena política durante todo o Segundo Reinado. Os partidos políticos maranhenses foram forjados dentro de um contexto que guardava certos resquícios das estruturas de poder do Primeiro Reinado e que tentavam se adequar à ordem liberal em um período de transição. A presença das famílias abastadas como parte fundamental dos núcleos partidários foram umas das mais importantes características do exercício do poder nessa porção do norte do Brasil. Nas eleições, a autoafirmação dessas agremiações se sobressaía, pois uma vitória eleitoral lhes assegurava o ganho dos cargos dos eletivos, facilitava o acesso aos empregos públicos, além de ser uma possibilidade de sobrevivência na conjuntura política local. Nesse período, afloravam ainda mais as rivalidades, permeadas de estratégias, fraudes e violências, pois o desejo de ser o partido majoritário e parte integrante na administração do governo era a garantia de permanência nas esferas de poder. Por meio da imprensa, divulgavam seus objetivos, ideologias, identificavam adversários e versavam sobre a vida política do Império brasileiro.
  • ItemTese de doutorado
    Imagens da América: os gigantes e o corpo gigantesco no imaginário dos séculos XVI e XVII
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-25) Oliveira, Adriano Rodrigues de; Silva, Wilton Carlos Lima da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo de doutorado trata dos diferentes mitos de gigantes, da natureza do corpo gigantesco e da repercussão dessas temáticas no âmbito do imaginário colonial, que vigorou no contexto da colonização e exploração europeia na América. Espacialmente, a pesquisa engloba os territórios do mundo ibero-americano e, em menor escala, algumas áreas de ocupação inglesa na América do Norte. Cronologicamente, procura analisar o gigantismo atribuído ao índio, desde os primeiros relatos dos cronistas, no século XVI, até o surgimento e a difusão da Regio Gigantum na cartografia da Era Moderna e sua persistência até meados do XVII. Dessa forma, parte da análise crítica e conjuntural de duas categorias de fontes distintas, confrontadas em suas similitudes e discrepâncias: a literatura de viagem, isto é, cartas, relações, diários de bordo, crônicas e afins, e a iconografia, ou seja, gravuras e mapas. Esses documentos serão analisados, considerando-se o contexto político, social, econômico e religioso no qual foram produzidos, elucidando-se, suas prováveis intenções e motivações. Constatou-se que o tema que repercutiu no imaginário quinhentista e seiscentista resultou da confluência de três fatores distintos: da tradição clássica/medieval, da apropriação e ressignificação de certas lendas indígenas e das circunstâncias próprias da conjuntura colonial. Associado diretamente a diversos grupos étnico-linguísticos pela alteridade europeia do período, o gigantismo e o seu simbolismo denotavam uma gama de estereótipos negativos que seriam característicos do índio – monstruosidade, canibalismo, desmesura, barbarismo e selvageria. Assim, o estudo procura, ainda, distinguir os diferentes tipos de gigantes, compreendendo-se as particularidades das narrativas textuais e visuais que foram originadas em várias regiões do Novo Mundo e em temporalidades específicas e distintas.
  • ItemTese de doutorado
    A trajetória de Santa Cruz e da Livraria Duas Cidades: o livreiro-editor de religiosos, universitários e intelectuais na cidade de São Paulo (1954-2006)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-08-13) Quinta, Hugo de Carvalho; Silva, Wilton Carlos Lima da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese investiga a trajetória de José Petronilo de Santa Cruz (1918-1997) e da Livraria Duas Cidades, a fim de examinar o papel desempenhado pelo livreiro-editor e por sua empresa na conformação de um campo cultural e intelectual na cidade de São Paulo, entre 1950 e 1970. Em função do objetivo proposto, estruturamos o trabalho em cinco capítulos. No primeiro, Da víscera nordestina à lida dominicana, abordamos as linhagens familiares de José Petronilo, seu ingresso na vida religiosa adotando o nome de Frei Benevenuto, suas atividades como dominicano, amigo do padre Lebret, membro do movimento Economia e Humanismo, e suas primeiras incursões no universo livreiro e editorial. Em A cidade de Deus analisamos as relações do frade com políticos e mecenas, além de sua atuação no âmbito cultural até fundar a Duas Cidades em 1954, livraria e editora que existiu até 2006 na capital paulista. Motivado pela Ação Católica e pelo Concílio Vaticano II, Frei Benevenuto comercializou e editou títulos filosóficos e teológicos ligados ao pensamento católico progressista dos anos 1960. No terceiro capítulo, A ditadura invadiu a livraria, descrevemos a ação dos agentes policiais do regime civil-militar contra o estabelecimento, em 1969, analisando as consequências desse episódio para a maior aproximação do frade com o meio acadêmico e a sua renúncia à batina em 1972. Em A cidade dos homens mapeamos sua peleja com a Ordem Dominicana e seu trabalho como livreiro-editor nos anos 1970, período em que ficou conhecido por clientes, leitores e autores como Professor Santa Cruz, promovendo uma inflexão no perfil dos livros editados e importados pela casa. Amigo íntimo do crítico literário Antonio Candido, publicou alguns dos melhores frutos das ciências humanas e sociais uspiana e de outras instituições. E concluímos a tese com Poesia, música e afeto nas duas cidades de Santa Cruz, ocasião em que apresentamos o círculo de afetos em torno do livreiro-editor. Partimos da sua relação com a esposa Maria Antonia, seguimos pelas edições sobre música e poesia, e tratamos da sua amizade com Augusto Massi, responsável pela coleção Claro Enigma, projeto que reafirmou a Livraria Duas Cidades como um dínamo cultural brasileiro a partir da cidade de São Paulo.
  • ItemTese de doutorado
    A utopia monárquica sueva: a construção de um reino ideal (séculos V e VI)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-28) Fiorot, Juliana Bardella; Andrade Filho, Ruy de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem como objetivo central investigar o processo de construção de uma identidade política entre os suevos, sendo este um elemento decisivo para que a Monarquia em questão reinasse de forma absoluta na Galiza. Para a análise deste processo, compreendemos a identidade sueva dividida em duas fases distintas, porém complementares: Na primeira delas temos Hidácio, que escreve uma crônica com o relato dos principais acontecimentos ocorridos no período de 379 a 469, sendo os suevos os protagonistas de sua narrativa. Através desta obra verificamos que o século V será marcado como um período de organização do reino onde as bases da Monarquia estão sendo edificadas a partir de inúmeros acordos territoriais com Roma e com as populações locais. No século VI, assistimos à concretização deste processo por meio dos escritos produzidos pelo bispo Martinho de Braga, que configuram o ponto chave na efetivação desta identidade, uma vez que sua relação com o monarca suevo Miro representa uma convergência de interesses entre as esferas política e religiosa, que passaram a ajudar-se mutuamente a fim de alcançarem a hegemonia no contexto galego. Assim, a tese que buscamos desenvolver estará assentada na análise de discursos que representam diferentes momentos e perspectivas acerca dos suevos, mas que evidenciam as ações destes na busca por uma identidade política que pudesse levá-los à governança de um reino ideal.
  • ItemTese de doutorado
    A Editora Guaíra: estratégias, sociabilidades e projetos políticos culturais (décadas de 1930/1940)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-04) Gomes, Gilvana de Fátima Figueiredo; Luca, Tania Regina de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa investiga a trajetória da Editora Guaíra (Curitiba) e de se proprietário, Oscar Joseph De Plácido e Silva. Com base em recursos metodológicos da História dos Livros e da História Intelectual, analisa-se o processo de formação profissional do editor Oscar Joseph, bem como seu ingresso no mercado editorial nacional, a partir de 1930. As estratégias utilizadas pelo empresário para superar o isolamento geográfico articuladas à complexa rede de relações constituída, principalmente, por sujeitos que se afirmavam como uma nova geração – intelectual e política – delinearam o perfil da Editora Guaíra. A análise das sociabilidades intelectuais e das coleções que ocuparam lugar central no catálogo da empresa, revelam os projetos políticos e culturais abrigados pela editora; além disso, permitem compreender parte dos deslocamentos intelectuais ocorridos no período.
  • ItemTese de doutorado
    Poty lazzarotto, um ilustrador da cultura brasileira: da imprensa periodista aos espaços públicos (1945-1970).
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-27) Alves Netto, José Augusto; Silva, Zélia Lopes da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objeto deste estudo reside na análise da trajetória formativa e profissional de Poty Lazzarotto (1924-1998) em O Jornal, entre os anos de 1945 – 1957, e em outros meios de reprodução. Em que pese Poty ter publicado nesse periódico, suas ilustrações aparecem em outros impressos a exemplo de: Diário da Tarde – PR (1938-1948), Diário Carioca – RJ (1944-1960), Gazeta de Notícias – RJ (1943-1950), Ilustração Brasileira – RJ (1953), Jornal do Brasil – RJ (1946-1960), Leitura – RJ (1948-1960). Além da imprensa, o artista também ilustrou livros e produziu murais em espaços públicos em Curitiba, os quais serão motes específicos de reflexões nessa tese. Ao nos propormos efetuar uma análise das ilustrações de Poty em vários meios de reprodução entendemos que as mesmas também serviram para modelar o seu traço sobre a cultura brasileira. Nesse sentido, Poty Lazzarotto igualmente encontra no conteúdo dos jornais que ilustrou a temática necessária para expressar a sua arte através do traço ilustrativo, bem como nos livros e murais. Ao buscarmos analisar historicamente esta produção artística de Poty, intentamos destacar a sua ação em um contexto histórico de renovação do Modernismo Brasileiro do século XX. Para compreender essa especificidade é que temos que investigar a sua história de vida profissional e o estabelecimento de algumas das inter-relações intelectuais no circuito das artes plásticas daquele momento que propiciaram a sua inserção no referido campo. Por fim, este estudo busca analisar a produção de sentidos históricos na obra artística de Poty.
  • ItemTese de doutorado
    Memórias de um homem (do) partido: a escrita de si de Nelson Werneck Sodré
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-25) Muniz Junior, João; Silva, Wilton Carlos Lima da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem o objetivo de analisar aspectos da obra memorialística de Nelson Werneck Sodré. Para tanto, propusemos fazer esse estudo a partir das seguintes obras: Memórias de um soldado (1967); Memórias de um escritor (1970); A Luta pela Cultura (1990); O fascismo cotidiano (1990), A ofensiva reacionária (1992); e A fúria de Calibã: memórias do golpe de 64 (1994), a fim de ler, mapear e interpretar a memorialística do autor; bem como discutir determinantes sociais, políticas e culturais da construção da memória por meio de um relato específico de natureza autobiográfica; identificar os referenciais narrativos que se fazem presentes na escrita de si de Nelson Werneck Sodré e delimitar diferentes dimensões da narrativa, como um passado e um espaço social projetado na sua descrição de situações e comportamentos. O estudo do memorialismo deste autor é uma oportunidade de discutir sobre o gênero biográfico e suas relações com a narrativa literária e a escrita da história. Além disso, podemos questionar a temporalidade e a noção de história compartilhada pelo texto, bem como sobre o seu método de narrativa memorialística.
  • ItemTese de doutorado
    Sob o espectro da traição: frei Betto e a construção social da memória da ditadura militar brasileira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-01-26) Santos, Bruno Dias [UNESP]; Bortolotti, Ricardo Gião [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Desde o golpe que depôs o presidente João Goulart, em 1964, as subsequentes transformações históricas pelas quais o Brasil passou têm acirrado as disputas em torno da hegemonia e, até mesmo, da influência no processo de construção da memória da ditadura militar. Nesse sentido, memorialistas dedicados ao tema foram impelidos a revisar suas narrativas sobre o regime autoritário, perante o risco de que seus discursos, com o passar do tempo, perdessem a funcionalidade política. Dessa forma, o estudo da obra memorialística de frei Betto apresenta-se como valiosa contribuição no perscrutar a historicidade e o caráter político dessa representação do passado. O religioso é um dos autores que persiste em reeditar suas lembranças do Estado de exceção e seu livro mais conhecido, Batismo de Sangue, ascende como referência para o debate acerca da memória dominante do período. Assim, por meio da análise das estratégias de convencimento e da comparação entre as intepretações da ditadura militar que o dominicano desenvolveu em seus cinco livros dedicados ao registro de suas reminiscências (publicados ao longo de quase quarenta anos), este trabalho buscou compreender de que maneira as variações conjunturais – especialmente aquelas que reportam ao processo de Abertura durante os anos 1980 até a Era Lula (2002-2010) – promoveram a emergência de novos projetos políticos que ensejaram uma luta pela remodelagem da memória do regime autoritário. Esse embate não se restringe ao tradicional eixo Direita-Esquerda e, estendendo-se também a memorialistas pertencentes ao mesmo espectro ideológico, apresenta-se como fundamental na demonstração do predomínio que o contexto da articulação discursiva exerce sobre a narrativa do passado, o que, portanto, corrobora a tese acerca do caráter histórico e dos usos políticos desse tipo de construção.