Livros - Educação Matemática - IGCE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • ItemLivro
    Travessias de Cecília: a caminho da educação matemática no CEEJA Padre Moretti - Rondônia
    (Cultura Acadêmica, 2015) Cordeiro, Edna Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemLivro
    Infância, imagens e vertigens
    (Cultura Acadêmica, 2015) Chisté, Bianca Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemLivro
    Transformações expansivas na produção matemática online
    (Cultura Acadêmica, 2014) Souto, Daise Lago Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro discute de uma perspectiva teórico-metodológica o papel das tecnologias digitais no ensino da Matemática, partindo do princípio de que as escolas ainda têm dificuldade em acompanhar essa evolução sociocultural e em lidar com os diferentes espaços e modos de produção de conhecimento. Por causa das novas tecnologias, estaria, inclusive, aumentando o descompasso entre as formas de comunicar e expressar as ideias adotadas pela escola e aquelas utilizadas pelos alunos. Para a autora, a escola, de modo geral, também continuaria a considerar, com um viés conservador, apenas o papel do professor como central no processo de produção de conhecimento. Assim, permaneceria arraigada à racionalidade que surgiu com a escrita, cuja base é a existência de um conhecimento “verdadeiro” que deve ser transmitido, afastando as modernas especificidades dos atores não humanos na produção matemática, e ignorando suas transformações expansivas. O trabalho ainda apresenta uma análise qualitativa de dados empíricos produzidos durante um curso on-line de Educação Matemática, além de reflexões teóricas sobre como as transformações expansivas ocorrem e, de modo particular, como os atores não humanos as influenciam.
  • ItemLivro
    Aspectos da história da análise matemática de Cauchy a Lebesgue
    (Cultura Acadêmica, 2014) Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]; Otero-Garcia, Sílvio César; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo apresenta aspectos históricos da análise, com o objetivo de construir subsídios que possam colaborar com aluno e professor na compreensão mais profunda dos conceitos que integram a disciplina. Matéria integrante de cursos de graduação em Matemática, a análise é fonte de grande ansiedade nos aluno e responsável por altos índices de reprovação. O impacto decorre do formalismo e abstração presentes na estrutura da análise, que trata primordialmente de processos infinitos em cujo centro encontra-se o conjunto dos números reais. Entre outros temas, a obra aborda a história da Matemática em relação aos conceitos de funções, “considerado como um dos mais difíceis de ser ensinado/aprendido”; de infinito, importante conceito em filosofia, ciências e matemática, que dependendo do contexto assume diferentes significados; e de limite, cuja noção é “particularmente difícil, típica da natureza do pensamento matemático avançado. Ele ocupa uma posição central que permeia a análise matemática toda”. Segundo os autores, uma análise histórica e epistemológica pode ajudar na abordagem e desenvolvimento didático, pois permite que os professores compreendam porque determinado conceito é de difícil compreensão para alguns estudantes (não somente de função, limite e infinito, mas também de fração, operações com zero, entre vários outros). O foco histórico recai sobre eventos ocorridos no decurso do século 19, representado como o período compreendido entre a publicação do Cours d’Analyse de Cauchy, em 1821, e da tese de doutorado de Lebesgue, em 1902.
  • ItemLivro
    Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância
    (Cultura Acadêmica, 2012) Viel, Silvia Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os professores de Matemática, assim como os que ensinam as demais disciplinas nos cursos de nível fundamental e médio, deparam com vários fatores desestimulantes:fraco desempenho dos alunos, currículos desinteressantes, deficiência na própria formação. Diante desse quadro, a autora investigou uma alternativa à formação tradicional de professores de Matemática. Ela analisa a educação a distância para tentar identificar se esse meio seria adequado para promover tanto a formação inicial quanto a continuada dos docentes da disciplina. Ela se baseia em um caso exemplar: o curso de licenciatura em Matemática a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação. O curso serve de modelo para outros cursos da UAB. A autora apresenta a implementação do projeto desde a etapa inicial, avaliando documentos e um grande volume de entrevistas, principalmente com alunos formados no curso, mas também com professores e gestores. O estudo capta diversos aspectos do curso da Cederj/UAB, como as expectativas dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, as dificuldades que encontraram, a forma como tinham acesso às aulas a distância, o comportamento diante dos colegas nos encontros presenciais e os resultados práticos da formação. As conclusões da autora incluem pontos positivos e deficiências, mas ela levanta subsídios importantes para a discussão sobre o uso do instrumento educação a distância na formação de professores de Matemática.
  • ItemLivro
    Elementos de história da educação matemática
    (Cultura Acadêmica, 2012) Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]; Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho a quatro mãos, Antonio Vicente Marafioti Garnica e Luzia Aparecida de Souza tentam compreender de que modo a história do ensino da Matemática influenciou os métodos didáticos atualmente empregados, principalmente na educação básica, mas também na formação e no direcionamento dos professores. De acordo com os pesquisadores, após as reformas educacionais realizadas na França na década de 1790, em grande parte sustentadas pelos ideais iluministas, elementar passou a significar introdutório, ou simples, e a caracterizar essencialmente as obras voltadas para o ensino. Ainda hoje a Matemática é, muitas vezes, tanto no Brasil como no exterior, tratada no ensino básico como uma espécie de introdução que nunca transcende a si mesma. Os autores também reuniram no livro os resultados de algumas intervenções de campo, como discussões que promoveram com crianças e seus professores acerca da influência da memória comunitária no aprendizado da Matemática e levantamento sobre a importância da oralidade para a transmissão de conhecimentos de Aritmética e Geometria.