Teses de livre-docência - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • ItemTese de livre-docência
    Leitor contemporâneo: os livros mais vendidos no Brasil de 1966 a 2004
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-10-06) Cortina, Arnaldo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho procura examinar o que o leitor brasileiro contemporâneo lê, com o propósito de explicar as razões que levam esse leitor a realizar suas escolhas. Nesse sentido, portanto, o objetivo central do trabalho será examinar o perfil desse leitor brasileiro. O levantamento dos dados para estabelecer o corpus da pesquisa foi realizado por meio do registro das listas de livros mais vendidos, publicadas em dois jornais brasileiros. O primeiro jornal fonte da pesquisa foi o Leia, periódico mensal que circulou no território nacional durante o período de abril de 1978 a setembro de 1991. O segundo, foi o Jornal do Brasil, diário carioca que publicou listas dos livros mais vendidos no Brasil a partir de 1966 até o mês de dezembro de 2004, data de encerramento da pesquisa, em caderno destinado à leitura. Como o segundo jornal interrompeu a publicação das listas dos mais vendidos durante o período de fevereiro de 1976 a abril de 1984, propusemos uma fusão dos dados dos dois jornais de forma a cobrir um período que compreende os anos de 1966 até 2004. A base teórica a partir da qual se estabeleceu o exame do perfil do leitor brasileiro foi a semiótica da escola de Paris. Para o tratamento da questão da leitura elegeu-se o exame das manifestações da enunciação no discurso, as projeções do enunciador e do enunciatário e o tratamento das paixões. Foram observados em cada um dos textos do corpus como essas categorias enunciativas projetam-se em cada um dos textos mais lidos pelos leitores brasileiros e, posteriormente, como, nas listas dos livros mais vendidos, esse leitor manifesta-se como enunciador. Para tanto propôs-se a contraposição entre o ethos do enunciador-leitor das listas e o pathos do enunciatário dos discursos de leitura. Uma vez que o corpus da pesquisa revelou um crescimento na opção pelos textos de auto-ajuda, foi examinada a questão específica... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
  • ItemTese de livre-docência
    A representação da natureza no romance francês do século XIX
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005-11-04) Barbosa, Sidney [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Busca-se determinar as características da representação da natureza no romance francês do século XIX, analisando-se Paul et Virginie de Bernardin de Saint-Pierre, Les travailleurs de la mer de Victor Hugo e L’Ève future de Villiers de l’Isle-Adam, por meio da teoria sócio-crítica e do embate com o texto. Na primeira parte, faz-se um retrospecto da representação nas artes e na literatura, destacando-se as concepções de Aristóteles e as do Romantismo. Apresenta-se também um panorama das concepções da natureza no tempo e no espaço e reflete-se sobre as relações do homem com o mundo natural, bem como sobre as teorias a elas referentes no âmbito da história, da pintura e da literatura. Na segunda parte, analisam-se os três romances escolhidos, buscando-se neles os modos e os sentidos da representação literária da natureza. Conclui-se pela existência, nas três obras estudadas, de uma atitude ambígua do homem diante da natureza, que havia sido anteriormente detectada na história. Embora diferenciadas entre si, sob alguns aspectos, as representações da natureza no corpus estudado demonstram o registro, no universo literário, de marcas do contexto histórico, político e social em que os três romances foram escritos, publicados e usufruidos.
  • ItemTese de livre-docência
    Na trilha de Axel: reflexões sobre teatro moderno
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010) Junqueira, Renata Soares [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Clicar acesso eletrônico abaixo
  • ItemTese de livre-docência
    Política cultural: o audiovisual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010-05-12) Simis, Anita [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTese de livre-docência
    Modelo para a avaliação do desempenho e o apoio à gestão de incubadoras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010-06-10) Fonseca, Sergio Azevedo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTese de livre-docência
    Sistematização crítica da produção acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010-02-04) Bovo, Jose Murari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available