A educação matemática nos anos iniciais: análise de necessidades de formação profissional de docentes no contexto do SARESP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-02-07

Autores

Barros, Regina Celia dos Santos Nunes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research examined the possible relationship between the mobilized and declared by the teachers knowledge and their training needs relating to this knowledge with the prescribed training requirements in the proposed deployment EMAI Project - Management Education for the Early Years - in the context of evaluation system in large scale SARESP - evalution of Educational Achievement system of Sao Paulo. In this sense, the objective of this research was to investigate the possible relationship between the demands of EMAI design with the knowledge and training needs of teachers working in early years of elementary education in the context of SARESP. Therefore, the survey was conducted in four stages, with initiallity seek to know biodata of participants and their training course in Mathematics. In the second step we investigate how these teachers worked three activities present in the sequence of the 1st EMAI project for 3rd year; The third step was to investigate the relationship that teachers are among the activities EMAI worked with the questions proposed in the math test SARESP 3rd year of elementary school, held in 2012. Finally, in the last step, we wake a review about the considerations made in the previous steps. The study included a literature documents in the ESS / SP and other studies published in reputable journals with the intention of mapping studies that have addressed aspects of initial and continuing education of theachers in the early year of elementary education in the discipline of mathematical as well as EMAI characterize the design and evaluation on a large scale proposal annually to students belonging to basic education in the State of São Paulo, SARESP. Participee in this research, a qualitative one, two teachers acting in the early years of elementary of 3 s years teaching in a public school in São Paulo, that in situations of dialogue with the researcher, were invited to talk about their initial trainning and...
Esta pesquisa analisou as possíveis relações existentes entre os saberes mobilizados e declarados pelos professores, bem como as suas necessidades formativas relativas a esses saberes, com as demandas formativas prescritas na proposta de implantação do Projeto EMAI - Educação Matemática para os Anos Iniciais - no contexto do sistema de avaliação em larga escala SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa consistiu em investigar possíveis as relações existentes entre as demandas do Projeto EMAI com os saberes e as necessidades formativas de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto do SARESP. Para tanto, a pesquisa foi realizada em quatro etapas, sendo que, inicialmente, procuramos conhecer dados biográficos dos participantes e a sua trajetória de formação em Matemática. Na segunda etapa investigamos como as referidas professoras trabalharam três atividades presentes na 1ª sequência do projeto EMAI para o 3º ano; a terceira etapa consistiu em investigar a relação que as professoras fazem entre as atividades trabalhadas do EMAI com questões propostas na prova de matemática do 3º ano do SARESP do Ensino Fundamental, realizada em 2012. Finalmente, na última etapa, procuramos fazer uma avaliação a respeito das reflexões realizadas nas etapas anteriores. O estudo contou com um levantamento bibliográfico nos documentos da SEE/SP e outras pesquisas publicadas em periódicos conceituados com a intenção de mapear estudos que tenham abordados aspectos da formação inicial e continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de matemática, bem como caracterizar o Projeto EMAI e a avaliação em larga escala proposta anualmente para os alunos pertencentes à educação básica do Estado de São Paulo, SARESP. Participaram desta pesquisa, de cunho qualitativo, duas professoras em exercício nos anos...

Descrição

Palavras-chave

Ensino fundamental, Professores - Formação, Matemática, Avaliação educacional, Teachers, Training of

Como citar

BARROS, Regina Celia dos Santos Nunes. A educação matemática nos anos iniciais: análise de necessidades de formação profissional de docentes no contexto do SARESP. 2014. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014.