Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (mestrado profissional)
Browse by
Grande área | Ensino |
Área do conhecimento | Ensino |
Área de concentração | Docência para a educação básica |
Linhas de pesquisa | Fundamentos do ensino e da educação básica Conceitos específicos para o ensino e suas metodologias Tecnologias da informação e comunicação na educação básica |
Nota do mestrado | 3 |
Código CAPES | 33004056091P0 |
Data de recomendação | 23/08/2013 |
Cidade | Bauru |
Unidade | Faculdade de Ciências (FC) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/113677 |
Página do Programa | http://www.fc.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-doutorado/mestrado-profissional-em-docencia-para-a-educacao-basica/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
A avaliação na Educação Física: entre os saberes construídos e o protagonismo dos estudantes
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A avaliação vem se configurando como um elemento indispensável nos processos de ensino e de aprendizagem e tem se constituído como um dos temas mais complexos e desafiadores da Educação e, portanto, igualmente da Educação ... -
O jogo nas aulas de educação física: por uma educação para e pelo lazer sustentada pela pedagogia histórico-crítica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Atualmente a educação está sob condicionantes impostos pelo modelo econômico capitalista com uma perspectiva neoliberal que impacta diretamente a rotina escolar através da ideologia da produtividade, reduzindo os tempos e ... -
Metodologias ativas no ensino e aprendizado de Educação Física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este estudo foi desenvolvido com uma turma de 9º ano do ensino fundamental da rede estadual de São Paulo, durante as aulas de Educação Física, com o objetivo geral: desenvolver e analisar um processo de ensino e aprendizagem ... -
O ensino da Educação Física na escola: articulação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Praxiologia Motriz
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]O trabalho sequencial, organizado e dirigido por professores, pode significar um importante passo no processo de apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade e uma formação do indivíduo enquanto ... -
Usando a tecnologia digital para promover valores e atitudes antirracistas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Este trabalho é fruto de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo pertencente ao campo das relações étnico-raciais, elaborada no curso de mestrado profissional “Docência para a Educação Básica”, ofertado pela Faculdade ... -
Um estudo sobre a abordagem da violência contra mulheres no ensino de filosofia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Buscou-se investigar se os materiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, no estado de São Paulo, e destinados ao ensino de Filosofia, abordam o tema violência contra mulheres no ensino médio, e de que ... -
Ondas eletromagnéticas nos anos finais do ensino fundamental utilizando uma caixa de cores
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa discute as contribuições da utilização de um objeto educacional na aprendizagem do conteúdo de ondas eletromagnéticas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental. O conteúdo de ondas eletromagnéticas, embora ... -
Uma proposta para o ensino de Filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Ao adentrar o espaço escolar, o processo de ensino e aprendizagem é permeado por fenômenos que estão além da escola, mas que afetam diretamente em seus índices, e, acima de tudo, os próprios estudantes. Esta pesquisa traçou, ... -
A tematização dos jogos na Educação Física junto aos anos finais do Ensino Fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]O jogo é um fenômeno cultural produzido pela humanidade e carregado de significados que, ao longo do tempo, vem se estabelecendo como uma das manifestações que compõem a cultura corporal e, por isso, o conjunto de conhecimento ... -
Ensinar e aprender voleibol a partir de um diálogo entre as teorias da Praxiologia Motriz e dos Estudos Culturais.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]O esporte, enquanto fenômeno social na contemporaneidade, tem a democratização como uma de suas principais características. Esta envolve a pluralidade de sentidos, significados e novos modos de jogar, esboçando possibilidades ... -
Ensino de programação para crianças da educação infantil a partir de atividades lúdicas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Em um mundo cada vez mais tecnológico é notável que as crianças saibam manipular os dispositivos eletrônicos com facilidade, visto que estão imersas em um contexto social no qual os recursos tecnológicos fazem parte de ... -
A criança com diabetes tipo 1 na sala de aula: proposta de objeto virtual de aprendizagem inclusivo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Estudo qualitativo que objetivou desenvolver um material didático digital voltado para o acolhimento inclusivo da criança com diabetes tipo 1 na escola sob a ótica das necessidades da comunidade escolar a partir do ... -
A contação de história na educação infantil: potencialidades para o ensino de ciências da natureza
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar se a contação de histórias em conjunto com atividades investigativas pode contribuir para a aprendizagem de ciências por crianças do ensino infantil. Objetivos específicos: ... -
Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]A moral e a ética sempre estiveram em pauta quando estamos tratando de assuntos como respeito às regras e normas de conduta no campo social, porém, quando nos deparamos com a mesma questão no campo educacional, principalmente ... -
Colaboração família-escola na pandemia Covid-19: alfabeto móvel imantado como apoio a criança com deficiência física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Caracterizada como uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de pesquisa-ação colaborativa, este estudo envolve atividades de alfabetização, aplicadas em conjunto com a escola e a família de um aluno ... -
O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Este projeto de pesquisa tem como finalidade apresentar possibilidades de introdução e uso de tecnologias de informação, principalmente geotecnologias na alfabetização cartográfica de educandos(as) no Ensino Médio, visando, ... -
Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A Educação Física Infantil possibilita que as brincadeiras sejam abordadas e que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças. A escola é um ambiente multicultural, onde temos a participação de centenas de ... -
O despertar para a oralidade em língua inglesa: uma proposta lúdica e cultural
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Uma pesquisa do British Council (2014) evidenciou que apenas 5,1% dos brasileiros afirmam ter algum conhecimento sobre a língua inglesa. Dentre os diversos fatores que corroboram para esse resultado, foi destacado que as ... -
A contribuição da Filosofia no processo de emancipação do estudante do século XXI
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação pretende contribuir para que o ensino de filosofia no Ensino Médio, possa se solidificar enquanto componente curricular e, sobretudo, promover a formação de sujeitos emancipados, capazes de intervir de ... -
Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Este estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras ...