Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (mestrado profissional)
Browse by
Grande área | Ensino |
Área do conhecimento | Ensino |
Área de concentração | Docência para a educação básica |
Linhas de pesquisa | Fundamentos do ensino e da educação básica Conceitos específicos para o ensino e suas metodologias Tecnologias da informação e comunicação na educação básica |
Nota do mestrado | 3 |
Código CAPES | 33004056091P0 |
Data de recomendação | 23/08/2013 |
Cidade | Bauru |
Unidade | Faculdade de Ciências (FC) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/113677 |
Página do Programa | http://www.fc.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-doutorado/mestrado-profissional-em-docencia-para-a-educacao-basica/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
Flexibilidade cognitiva em crianças do Ensino Fundamental: os desafios de quebra-cabeças como instrumentos de intervenção
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A Educação Básica está presente por um longo período na vida dos sujeitos e é nesse ciclo que ocorrem os maiores desenvolvimentos humanos, como, por exemplo: o desenvolvimento das chamadas funções executivas, que, se bem ... -
Proposta de verbetes para um e-dicionário de verbos da língua inglesa: foco no aprendiz brasileiro da educação básica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação foi desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Docência Para a Educação Básica e surgiu do trabalho desenvolvido durante a Iniciação Científica entre os anos de 2017 e 2018. O trabalho une a ... -
Contribuições e limitações do material "Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)" para aprendizagem de grandezas e medidas: game como estratégia de intervenção
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A pesquisa se propôs em responder a seguinte questão: que contribuições e limitações o material “Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)” traz para a aprendizagem de grandezas e medidas - de maneira especial ao objeto ... -
Tecnologia digital e a aprendizagem significativa no contexto escolar: elaboração de objeto de aprendizagem para o ensino de ciências
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A utilização de objetos de aprendizagem é importante no processo de ensino e aprendizagem, pois por meio desses recursos tecnológicos o estudante poderá vivenciar e experenciar situações bem próximas da realidade, ... -
Possibilidades da cultura japonesa na prática pedagógica: um caso a ser estudado
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O multiculturalismo consta das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) na etapa da Educação Infantil, porém a sua abordagem ainda ocorre de forma desigual no ambiente escolar. Estariam os ... -
Transtorno do Espectro Autista: contribuições do ensino estruturado para interpretação de texto no Ensino Fundamental II
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Os alunos com Transtorno do Espectro Autista ingressam no Ensino Fundamental II muitas vezes com defasagem na aprendizagem devido ao fato de não serem atendidos com estratégias de ensino adequadas às suas necessidades. ... -
Miopia espacial: a invisibilidade do planejamento e ordenamento urbano no ensino de Geografia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa tem como objetivo fornecer noções gerais sobre o planejamento urbano de São José do Rio Preto, por meio de uma sequência didática no ensino de Geografia. A problemática inicial pautou-se sobre a impossibilidade ... -
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A ideia de desenvolver a presente pesquisa partiu da experiência prática em sala de aula e da dificuldade de encontrar material didático apropriado para trabalhar com o componente curricular Inglês Instrumental em cursos ... -
Livros didáticos de história: disputas pelas mémórias da ditadura militar
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Levando em consideração que atualmente os manuais didáticos se constituem ainda na principal ferramenta de apoio do aluno em sala de aula, surge o interesse pelo desenvolvimento dessa pesquisa frente as nossas práticas ... -
Novos olhares para o ensino de História: enriquecimento para além dos conteúdos da BNCC
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação tem como objetivo analisar o Ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apresentado na Base Nacional Comum Curricular, como também, desenvolver um produto educacional, Historiando, ... -
Os seriados de streaming e a construção da personalidade moral de adolescentes
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A construção de personalidades morais é um processo que implica a tomada de conhecimento sobre as relações estabelecidas pelos sujeitos com seus pares e o meio, assim como a disposição de procedimentos necessários para o ... -
Bola mágica: uma proposta de estimulação sensorial para sujeitos com TEA
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa objetivou elaborar, aplicar e analisar uma proposta de produto educacional para estimulação sensorial que contribua para a aprendizagem de crianças com TEA. Esse produto educacional foi elaborado para ... -
O jogo de tabuleiro promovendo enriquecimento curricular para alunos com altas habilidades/superdotação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A proposta de atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) tem fundamentos e orientações nas políticas públicas e na legislação que envolve esses estudantes Público-Alvo ... -
AlfabetizaTEA: recurso digital pedagógico de apoio à alfabetização, com ênfase nos educandos com TEA
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A partir do movimento mundial da inclusão escolar, é perceptível que as matrículas dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentaram consideravelmente no Brasil, tornando-a uma realidade nos dias atuais. ... -
João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Na busca de um lugar social do docente de educação básica para lidar com questões da atualidade, como docente intelectual orgânico, apresenta-se neste trabalho a visitação da formação intelectual do professor jauense ... -
Práticas educativas lúdicas e reflexivas no desenvolvimento ético-moral em contexto escolar.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O desenvolvimento moral dos alunos por muito tempo não foi considerado no planejamento das práticas pedagógicas e nas raras vezes em que eram trabalhados, aconteciam como currículo oculto. Hoje, observa-se maior preocupação ... -
Ressignificando o ensino de Ciências: possibilidades acerca de práticas pedagógicas diversificadas.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa teve como tema central investigar como tornar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências mais dinâmico e atrativo para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada ... -
A educação escolar como direito humano e luta para tornar a escola espaço de emancipação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa tem como objetivo repensar o espaço escolar acerca da importância das práticas pedagógicas e de gestão norteadas pelo princípio do direito à educação enquanto possibilidade e luta para a emancipação. O trabalho ... -
Consultoria colaborativa do professor de AEE para práxis inclusivas no Ensino Fundamental com base no DUA.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A inclusão escolar é garantida na legislação brasileira, mas na prática ainda enfrenta dificuldades para se concretizar. As escolas demandam cada vez mais ações pedagógicas colaborativas que valorizem e proporcionem o ... -
A produção artística da criança no ensino fundamental: possibilidades de utilizações do desenho
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O desenho é um ato indispensável para o ser humano. Essa ação é essencial para o desenvolvimento global e para o aperfeiçoamento da linguagem gráfico-plástica e, neste trabalho, é tratado como tema central da pesquisa. ...