Livros - Agronomia (Horticultura) - FCA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • ItemLivro
    I Circuito Internacional de Pitaia: tendências e projeções latino-americanas para a cultura da pitaia
    (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, 2022-09-16) Lacerda, Vander Rocha [UNESP]; Almeida, Sebastião; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O I Circuito Internacional de Pitaia (I CIP), evento que aconteceu de forma online devido a pandemia da Covid-19, foi realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Pitaia (AbraPPitaia) nos dias 22 e 23 de agosto de 2020. O tema central do evento foi tendências e projeções latino-americanas para a cultura da Pitaia. Evento criado com a parceria entre quatro nações latinas produtoras de Pitaia, sendo um evento do mais alto nível técnico, onde os produtores acompanharam palestras que abrangeram desde a escolha dos melhores cladódios para plantio, preparo de solo até a colheita da fruta seu preparo e exportação. Contamos com a participação de palestrantes de excelência na área, sendo um total de dezoito palestrantes entre brasileiros, peruanos, equatorianos, costarriquenhos e um convidado especial de Espanha. Nesta primeira edição, fomos honrados com a audiência de aproximadamente 400 participantes, oriundos de diferentes localidades do mundo. Esta obra apresenta capítulos de diferentes etapas do ciclo produtivo da Pitaia, com ampla abordagem, interdisciplinaridade e inovação, representando a troca de experiência entre pesquisadores, professores, acadêmicos de Cursos Técnicos, acadêmicos de Graduação, acadêmicos de Pós-Graduação e profissionais das grandes áreas de Ciências Agrárias, Tecnologia de Alimentos, Saúde e demais áreas afins. Foi abordado temas de extrema importância a todos os produtores de Pitaia: como se projetar um verdadeiro negócio estruturado desde a base para que você possa minimizar ou anular possíveis dificuldades, abordamos sobre o preparo do solo, adubação orgânica e convencional, manejo fitossanitário, biofortificação da Pitaia, explanação do mapeamento genético da Pitaia, podas, aplicação de iluminação artificial na cultura da Pitaia, a Pitaia como fruto funcional entre outros temas de extrema relevância. Este E-book foi organizado com imensa satisfação para eternizar este evento histórico, portanto esperamos que esta primeira edição possa despertar ainda mais curiosidades sobre a Pitaia, uma vez que traz ferramentas e informações atualizadas, além de embasar novos estudos sobre a cultura da Pitaia à comunidade cientifica, aos órgãos públicos e privados, especialistas da área para beneficiar aos produtores e ao público em geral.
  • ItemLivro
    Fermentação divertida: introdução à ciência através de atividade culinária investigativa
    (Cultura Acadêmica, 2014) Martins, Roberto [UNESP]; Veiga-Santos, Priscila [UNESP]; Castilho, Sarah Gimenes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o objetivo de abordar tópicos relacionados ao ensino de Ciências de forma lúdica, a obra traz material didático-pedagógico que busca despertar motivação e interesse de jovens alunos durante o aprendizado de conceitos referentes ao processo de fermentação. A atividade abordada é a transformação do leite em iogurte. A atividade torna-se especialmente atraente para os alunos por ser o iogurte um produto bastante conhecido dos jovens e por eles apreciado. A escolha desse produto como objeto da experiência se baseia na ideia de que uma atividade investigativa envolvendo a culinária pode resultar em uma maneira de aproximação de tópicos abordados no ensino de Ciências com a realidade da criança, resultando na produção de significado para os alunos. Além disso, a experiência inclui uma forma “caseira” e igualmente atraente de medição de níveis acidez de alimentos, por meio de um suco de repolho roxo, denominado pelos autores de Suco Mágico, cuja cor se altera em contato com produtos ácidos. O material, com linguagem acessível, fotos didáticas e ilustrações bem-humoradas, é composto de slides em Power Point, textos de apoio ao professor e vídeos autoexplicativos que podem ser acessados em página da internet.Na obra os autores não apenas disponibilizam o material pedagógico, como propõem o método de abordagem das questões pelos professores em sala de aula. Integram o livro material de apoio para os professores sobre fermentação láctica, apresentação de slides e passo a passo de como fazer o iogurte.
  • ItemLivro
    A figueira
    (Editora Unesp, 2011) Leonel, Sarita [UNESP]; Sampaio, Aloísio Costa [UNESP]; Souza, Adilson Pacheco de; Silva, Aldir Carlos; Silva, Andréa Carvalho da; Conceição, Danila Monte [UNESP]; Chagas, Edvan Alves; Silva, Edvar de Sousa da [UNESP]; Gonçalves, Emerson Dias; Lorenzetti, Emi Rainildes [UNESP]; Damatto Junior, Erval Rafael; Soliman, Everton Pires [UNESP]; Villa, Fabíola; Moreira, Gláucia Cristina; Guerra, Gutemberg Armando Diniz; Duarte Filho, Jaime; Vieira Neto, João; Maiorano, José Augusto; Ming, Lin Chau [UNESP]; Leonel, Magali [UNESP]; Souza, Manoel Euzébio de [UNESP]; Vasconcellos, Marco Antonio da Silva; Menezes, Maria de Nazaré Ângelo; Pio, Rafael; Grossi, Ronaldo Simões; Brizola, Rubem Marcos de Oliveira; Busquet, Rubens Nei Briançon; Dias, Thaíse Karla Ribeiro [UNESP]
    A figueira, originária da região da Ásia Menor e da Síria, foi cultivada e selecionada pela primeira vez pelos árabes e judeus, em uma região situada ao sudoeste da Ásia. É uma das mais antigas plantas cultivadas no mundo, sendo considerada pelos povos antigos como símbolo de honra e fertilidade. A cultura da figueira é interessante para o Brasil, que vem se destacando como um grande fornecedor de figos para o mundo, com 20% a 30% do volume total produzido no país destinado para a exportação. Neste livro, organizado por Sarita Leonel e Aloísio Costa Sampaio, diversas abordagens sobre esse fruto, tanto em seu aspecto econômico como biológico e até mesmo cultural, são feitas por especialistas, que procuram fazer uma revisão bibliográfica sobre a figueira, demonstrando sua importância ao longo da história da humanidade, com referências registradas em escritos religiosos, políticos, artísticos, medicinais e gastronômicos.