Futebol e a construção da imagem de treinadores pela mídia: um estudo a partir das notícias de um site de grande visitação na web

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-09-01

Autores

Silva, Roberto Nascimento Braga da [UNESP]
Talamoni, Guilherme Augusto [UNESP]
Tavares Junior, Antonio Carlos [UNESP]
Cressoni, Franz Eric de Goes [UNESP]
Tebaldi, Marina [UNESP]
Pajanian, Flávio
Oliveira, André Luis de
Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Resumo

The relationship between sport and media is inseparable today. Therefore, this study aimed to quantify the number of news reports about male professional soccer, and analyze the construction of the image associated with soccer coaches. To this end, every sports news from a largely accessed website was collected for 30 days. It was concluded that, in Brazil, these news are directed to male professional soccer and its coaches, with the ideas concerning the latter being mainly related to their competence and the tactical/technical articulation of the team.
A relação entre esporte e mídia é indissociável nos dias de hoje. Assim, o presente estudo teve como objetivo quantificar o número de notícias sobre o futebol profissional masculino e analisar a construção da imagem do treinador. Para isso, foram coletadas todas as notícias esportivas de um site de grande visitação durante trinta dias. Concluiu-se que há, nesse site, um direcionamento das notícias para o futebol masculino profissional e seus treinadores, sendo que as ideias transmitidas sobre eles são principalmente ligadas a sua competência e à articulação tática/técnica da equipe.
La relación entre el deporte y los medios de comunicación es indivisible. Así siendo, el estudio presente tuvo como objetivos cuantificar el número de noticias sobre fútbol profesional masculino analizando la construcción de la imagen del entrenador. Para eso fueron recopiladas todas las noticias deportivas de una página web de grande visitación durante 30 días. Se concluyó que existe, en Brasil un direccionamiento de las noticias para el fútbol masculino profesional y sus entrenadores, siendo que las ideas transmitidas sobre estos son principalmente vinculadas a su competencia y a la articulación táctica/técnica del equipo.

Descrição

Palavras-chave

Mídia, Futebol, Treinadores de futebol, Internet, Media, Soccer, Soccer coaches, Internet

Como citar

Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 36, n. 3, p. 648-655, 2014.