Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
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Data
2011
Autores
Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
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Resumo
Por meio deste artigo pretendo oferecer e promover uma discussão iniciada por Immanuel Kant no século XVIII, a qual possibilita repensar nossa educação atual, atrelada à sociedade da informação. Pensar uma escola que oriente as pessoas em uma formação mais humana é de suma importância em nossos dias, especialmente uma formação dos próprios educadores que tenham condições de pensar sobre si e sua própria atuação. Nesse sentido, completando a proposta de Kant sobre a coragem de orientar-se por meio do próprio entendimento e de chegar à emancipação, Michel Foucault indica uma nova forma que não se alimenta somente de dados e que não se limita a descrever ou analisar a situação atual, mas que integra o ator no seu momento presente; a esta forma de pensar ele chamou de ontologia do presente, a qual neste texto recebe destaque.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação
Como citar
Colloquium Humanarum, v. 8, suplemento especial, p. 668-675, 2011.