Atualização do conceito de qualidade na construção civil

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Data

2011

Autores

Cunha, Bruna Pereira Prisco da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The quality control is of great importance for the development of any organization, mainly for providing an assurance of delivering high quality services and goods for the consumers. Quality can be defined by the word „change‟, for the company which intends to implement a quality control system must be open to changes. This can be noticed from the JURAN concept (1992 In SILVEIRA ET AL., 2002): “Quality is to fit for usage”, i.e., depending on the goal, the situation and the consumer, quality is seen in different ways, since each one has different wishes and opinions. Taking in to account the availability of means such as norms, theories and tools, that contribute for an efficient quality management system, this discrepancy of opinions and the lack of objectivity of this concept can be solved, since through the analyzes of these means one can set quality standards, i.e., market references which fulfill both consumers and builders demands. Thus, the quality concept ceases to be something so abstract, non-measurable, to become a more objective concept. Finally, the goal of this work is to analyze the quality concept through bibliographic studies and possible consumers‟ enquires, aiming at the building industry, and show how the quality, often taken as something abstract, can be a measurable and objective concept, that benefits both the consumer as well as the enterprise of this branch
O controle de qualidade é de grande importância para o desenvolvimento de qualquer organização, principalmente por existir uma maior garantia de proporcionar bens e serviços de qualidade para seus consumidores. Qualidade pode ser definida pela palavra mudança, pois a empresa que pretende implementar um sistema de controle de qualidade deve estar disposta a mudar. Isto pode ser analisado no conceito de Juran (1992 apud SILVEIRA ET AL., 2002): “Qualidade é adequação ao uso.” Ou seja, dependendo da finalidade, da situação e do consumidor, a qualidade é vista de modos diferentes, uma vez que cada um tem um desejo e uma opinião. Tendo em vista, a existência de meios, como normas, teorias e ferramentas, que contribuem para um eficiente sistema de gestão de qualidade, esta divergência de opiniões e a falta de objetividade deste conceito podem ser solucionados, uma vez que através de análises destes meios se pode formar padrões de qualidade, ou seja, referenciais de mercado que atendam, na medida do possível, tanto as exigências dos consumidores como as dos construtores. Com isso, o conceito de qualidade deixa de ser algo tão abstrato, não mensurável, para ser um conceito mais objetivo. Por fim, a finalidade do trabalho em questão, é analisar o conceito de qualidade através de estudos bibliográficos e de pesquisas com possíveis consumidores, visando o setor da construção civil, e mostrar como a qualidade, muitas vezes entendida como algo abstrato, pode ser um conceito mensurável e objetivo, que beneficie tanto o cliente como a empresa deste setor

Descrição

Palavras-chave

Construção civil, Controle de qualidade, Planejamento estrategico, Quality management system

Como citar

CUNHA, Bruna Pereira Prisco da. Atualização do conceito de qualidade na construção civil. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia Civil) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.