Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Luciene Ferreira da [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Simone Aparecida [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:15:33Z
dc.date.available2015-03-23T15:15:33Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationFERREIRA, Simone Aparecida. Dança na escola: um estudo sobre a formação do pedagogo para trabalhar a dança na educação infantil. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119060
dc.description.abstractThe study focuses on the training of the pedagogue and working with dance in kindergarten. We conducted a brief study on corporal expression, Art Education and Dance History. We observed during this study the difficulties in working with the Dance School. So we conducted a search of the literature on teacher training, and a documentary research studying the Bachelor of Education, Faculty of Sciences, State University Julio de Mesquita Filho - FC/UNESP by analyzing its Educational Policy Project, its goals, its disciplines and whether any or some of them encouraged the study of dance as a method of teaching Art education. We seek the input of authors who study dance as well as others that investigate the training of teachers. We achieved some of the intended objectives and the analysis of the Educational Policy Project of the Education Course noting that two disciplines open space to work with movement, you can insert your content and practices related to dance. But we must emphasize that long for the lack of teacher training addressing the real needs of body language in kindergartenen
dc.description.abstractO estudo enfoca a formação do Pedagogo e o trabalho com a Dança na Educação Infantil. Realizamos um breve estudo sobre a Expressão Corporal, Arte-Educação e a História da Dança. Observamos durante este estudo as dificuldades em trabalhar com a Dança nas escolas. Assim realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a formação de professores, e uma pesquisa documental estudando o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho –FC/UNESP, analisando seu Projeto Político Pedagógico, seus objetivos, suas disciplinas e se alguma ou algumas delas estimulavam o estudo da Dança como método de ensino da Arte-educação. Buscamos o aporte de autores que estudam a Dança bem como outros que investigam a formação de professores. Atingimos alguns dos objetivos pretendidos como a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia observando que duas disciplinas abrem espaço para o trabalho com movimento, onde podem ser inseridos conteúdos e práticas relacionados à Dança. Porém, é preciso enfatizar, que falta muito para que a formação do pedagogo contemple as reais necessidades da expressão corporal na Educação Infantilpt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectArte - Educaçãopt
dc.subjectDança - Formação de professorespt
dc.subjectArt educationen
dc.subjectDance and teacher trainingen
dc.titleDança na escola: um estudo sobre a formação do pedagogo para trabalhar a dança na educação infantilpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000634735
dc.identifier.fileferreira_sa_tcc_bauru.pdf
dc.identifier.lattes7851826609603221
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt
unesp.author.lattes7851826609603221
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record