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dc.contributor.advisorPortela, Jean Cristtus [UNESP]
dc.contributor.authorLelis, Mariane Frascareli [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:20:38Z
dc.date.available2015-03-23T15:20:38Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationLELIS, Mariane Frascareli. A organização e seus relacionamentos: uma abordagem semiótica do conceito de público. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulita, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119609
dc.description.abstractThe organizations now have felt some needs in regards to changes in attitudes in what refers to the relationship with their interest publics. In this way, this work has as objective approach different themes, like concepts of organizational culture and the interrelations with the profession of Public Relations, besides the contact with notions in the area of People Management and human capital. As all organizations are constituted by interest publics, it will also demonstrate theories that refer to the different kinds of publics which the organization maintains relationship with, although, giving special attention to the internal public, considered one of the main types of public. For better comprehension of the performance of the internal public it was used the greimassian narrative semiotics that allow an exploration and analysis os diverse procedures made by such public. Therefore, it was possible to observe a great contribution from the theory in what refers to the assertion of the importance in maintaining good relationships with the employees of an organization, specially to affirm the identity of the employee making use of factors such as culture, values, principals, norms etc. Thus, it is believed that the strategic communication must be used with the intention of proportioning personal and professional well being to the employees, in a way that they may feel more and more integrated and committed with the organization, granting, like so, the organizational development and recognitionen
dc.description.abstractAs organizações da atualidade têm sentido algumas necessidades com relação a mudanças de atitudes no que se refere aos relacionamentos com seus públicos de interesse. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo abordar diferenciados temas, como conceitos de cultura organizacional e as inter-relações com a profissão de Relações Públicas, além do contato com noções da área de Gestão de Pessoas e capital humano. Como toda organização é constituída por públicos de interesse, também serão demonstradas teorias referentes aos diversos tipos de públicos com que a organização se relaciona, porém, com uma atenção especial ao público interno, considerado como um dos principais tipos de público. Para melhor compreender a atuação do público interno utilizou-se a semiótica narrativa greimasiana, que permite explorar e analisar diversos procedimentos realizados por tal público. Desse modo, foi possível observar a grande contribuição da teoria no que se refere à afirmação da importância em se manter bons relacionamentos com os colaboradores de uma organização, principalmente ao afirmar a identidade do colaborador tendo em vista fatores como cultura, valores, princípios, normas, etc. Portanto, acredita-se que a comunicação estratégica deva ser utilizada com o intuito de proporcionar bem estar pessoal e profissional aos colaboradores, de modo que os mesmos passem a se sentir cada vez mais integrados e comprometidos com a empresa, garantindo, assim, o desenvolvimento e reconhecimento organizacionalpt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectGreimas, Algirdas Julien, 1917-pt
dc.subjectEmpresas - Empregadospt
dc.subjectCultura organizacionalpt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectRelações publicaspt
dc.subjectOrganizations, Businessen
dc.subjectCorporate cultureen
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectPublic relationsen
dc.titleA organização e seus relacionamentos: uma abordagem semiótica do conceito de públicopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Baurupt
dc.identifier.aleph000686382
dc.identifier.filelelis_mf_tcc_bauru.pdf
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt
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