Show simple item record

dc.contributor.advisorManzoni, Rosa Maria [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Ana Suellen [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:22:10Z
dc.date.available2015-03-23T15:22:10Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationMARTINS, Ana Suellen. o ensino de leitura na escola: um olhar sobre as concepções de professores do 1º ciclo do ensino fundamental de uma escola municipal de Bauru - SP. 2010. . Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119854
dc.description.abstractThis research is being read, thus rendering text on the pole of understanding, as a practice effective dialogue and therefore responsive through which the reader, author, text and context interact. To this end, the reader must turn their knowledge systems and relate them to the linguistic materiality. Thus, aimed to investigate whether the teaching of reading in the early years of elementary school literacy builds skills related to this cultural practice and its relationship to the conceptions of classroom teachers of reading, as well as the teaching and learning methodologies practiced in class classroom. Therefore, I base this research on the theoretical basis of linguistic studies and expository sociointeractionist redefine that, among other things, the concepts of language, genre and text. As for the methodological framework, this study followed the methodology of literature research and fieldwork. The fieldwork took place from the perspective of observing the pedagogical practice of teaching reading, in order to investigate how the educational activities are conducted in a reading room for the third year of elementary school, part of the municipal education Bauru- SP. Were used as instruments of data collection the questionnaire given to school teachers and the school studied the direct observation of teaching practice of one of these professionals. The results of data analysis indicate that the teachers surveyed know key content for teaching reading, as well as renovations of the theoretical and methodological studies of reading, with the consequence that the practices of reading done in the classroom limit the role of student as a reader and does not guarantee the formation of the readeren
dc.description.abstractEsta pesquisa situa a leitura, portanto, o processamento textual no pólo da compreensão, como uma prática efetiva de interlocução e, por isso, responsiva por meio da qual leitor, autor, texto e contexto interagem. Para tal, o leitor deve ativar seus sistemas de conhecimentos e relacioná-los com a materialidade lingüística. Sendo assim, teve por objetivo investigar se o ensino da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental constrói capacidades letradas relacionadas a essa prática cultural e suas relações com as concepções de leitura dos professores polivalentes, bem como com as metodologias de ensino e aprendizagem praticadas em sala de aula. Portanto, esta pesquisa embasou-se no referencial teórico dos estudos lingüísticos de base enunciativa e sociointeracionista que redimensionaram, entre outras, as concepções de língua, gênero textual e texto. Quanto ao referencial metodológico, esta pesquisa seguiu a metodologia da pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo deu-se na perspectiva de observar a prática pedagógica do ensino da leitura, com vistas a investigar como são realizadas as ações educativas de leitura numa sala de terceiro ano do ensino fundamental, que integra o sistema municipal de educação de Bauru-SP. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário aplicado aos professores do ensino fundamental da escola pesquisada e a observação direta da prática docente de um desses profissionais. Os resultados da análise dos dados apontam que os professores pesquisados desconhecem conteúdos-chave para o ensino da leitura, bem como as renovações teórico-metodológicas dos estudos da leitura, tendo como conseqüência que as práticas de leitura realizadas em sala de aula limitam a atuação do aluno enquanto leitor e não garante a formação do leitorpt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectGêneros literáriospt
dc.subjectLeitores - Formaçãopt
dc.subjectPrática de leiturapt
dc.subjectConceptions of readingen
dc.subjectFormation of readersen
dc.subjectReading practicesen
dc.subjectLanguageen
dc.titleo ensino de leitura na escola: um olhar sobre as concepções de professores do 1º ciclo do ensino fundamental de uma escola municipal de Bauru - SPpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000634648
dc.identifier.filemartins_as_tcc_bauru.pdf
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record